Mosteiros e conventos no Portugal medieval: vida espiritual e lógicas de implantação
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/32255 |
Resumo: | É objetivo deste texto analisar a presença e as lógicas de implantação das diversas ordens e movimentos religiosos no território português desde as últimas décadas do século XI até às primeiras do século XVI, materializando distintas opções e vivências espirituais. Implantados inicialmente nas áreas rurais do Noroeste, mas acompanhando para Sul o avanço dos exércitos cristãos, Beneditinos e Cluniacenses, mais tarde Cistercienses, Cónegos Regrantes de Santo Agostinho e Ordens Militares, não só apoiaram espiritualmente a monarquia, a nobreza e o povo, como ajudaram a conquistar, povoar e desenvolver economicamente o reino em formação. A partir dos inícios do século XIII, serão os Mendicantes e outras ordens como a dos Eremitas de São Paulo a responderem aos anseios do laicado de um mundo urbano mais rico, mas também mais desigual, que não cessará de gerar experiências de vida religiosa mais radicais. Depois de quase uma centúria de estagnação, as fundações recomeçarão em força nos finais do século XIV, ganhando todo o reino e as ilhas atlânticas que se vão descobrindo, devido ao movimento de reforma que se apoderou das ordens antigas e ao surgimento de novas ordens, como as dos Cónegos de São João Evangelista. |
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Mosteiros e conventos no Portugal medieval: vida espiritual e lógicas de implantaçãoMonasteries and convents in medieval Portugal: spiritual life and logic of implantationOrdens religiosasMosteirosConventosReforma religiosaObservânciaReligious ordersMonasteriesConventsReligious reformObservantsÉ objetivo deste texto analisar a presença e as lógicas de implantação das diversas ordens e movimentos religiosos no território português desde as últimas décadas do século XI até às primeiras do século XVI, materializando distintas opções e vivências espirituais. Implantados inicialmente nas áreas rurais do Noroeste, mas acompanhando para Sul o avanço dos exércitos cristãos, Beneditinos e Cluniacenses, mais tarde Cistercienses, Cónegos Regrantes de Santo Agostinho e Ordens Militares, não só apoiaram espiritualmente a monarquia, a nobreza e o povo, como ajudaram a conquistar, povoar e desenvolver economicamente o reino em formação. A partir dos inícios do século XIII, serão os Mendicantes e outras ordens como a dos Eremitas de São Paulo a responderem aos anseios do laicado de um mundo urbano mais rico, mas também mais desigual, que não cessará de gerar experiências de vida religiosa mais radicais. Depois de quase uma centúria de estagnação, as fundações recomeçarão em força nos finais do século XIV, ganhando todo o reino e as ilhas atlânticas que se vão descobrindo, devido ao movimento de reforma que se apoderou das ordens antigas e ao surgimento de novas ordens, como as dos Cónegos de São João Evangelista.This text analyses the spatial distribution of religious orders and movements in the Portuguese territory from the last decades of the eleventh century to the first decades of the sixteenth century, as well as the different forms of spirituality that resulted from them. First established in rural areas of the northwest and soon following the southward advance of Christian armies, Benedictines and Cluniacs, and later Cistercians, Regular Canons of Saint Augustine and Military Orders, not only spiritually supported monarchy, nobility and common people, but also helped to conquer, populate and develop the burgeoning kingdom. From the beginning of the thirteenth century onwards, Mendicants and other orders such as the Hermits of Saint Paul would respond to the wishes of the laity living in a richer but also more unequal urban world, a laity that kept promoting more radical religious experiences. After almost a century of stagnation, foundations strongly resumed in the late fourteenth century, expanding over the entire kingdom and the Atlantic islands that were being discovered at the time due to both the movement of reform that took over the old orders and the emergence of new ones, such as the Canons of St. John the Evangelist.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaFontes, João Luís InglêsAndrade, Maria FilomenaRodrigues, Ana Maria S. A.2021-03-18T09:44:13Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/32255por2014-702310.1344/Svmma2020.15.385099652322000546149300003info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-26T01:37:27Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/32255Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:26:02.037222Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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