Estudo de soluções para uma escola em blocos de terra crua: Camabatela
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/2336 |
Resumo: | O trabalho apresentado nasceu como resultado da necessidade de criar melhores condições do espaço escolar no perímetro da missão dos Frades Menores Capuchinhos em Camabatela, Angola. Com um número significativo de alunos, estimado em 2000, a escola existente não responde às necessidades e exigências, não só pela limitada área dos espaços disponíveis, como pela falta de qualidade desses mesmos espaços. Foi então lançado o projecto “Construção com Formação”, coordenado pela ONGD portuguesa "Organização Missanga", em parceria com a Vice-Província angolana da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, na Missão de Camabatela e com a Universidade de Aveiro, com o intuito de elaborar um projecto para a construção de novas instalações escolares que satisfaçam as necessidades actuais. Dadas as exigências associadas a este futuro complexo escolar, vários estudos de viabilidade e projectos prévios foram desenvolvidos. Desde o início do desenvolvimento do projecto, a equipe dinamizadora impôs como ponto de partida que na construção da nova escola se utilizassem os materiais naturais locais e se recorresse às técnicas e ao saber construir da região. O trabalho desenvolvido nesta tese de mestrado teve como base a informação recolhida numa visita técnica a Camabatela, e ensaios sobre amostras dos solos mais usados na produção de adobe na região. Com base no registo fotográfico e descritivo das patologias mais comuns nas habitações em adobe existentes na Vila de Camabatela, apresentam-se e discutem-se propostas de soluções técnicas para evitar estas anomalias. Com recurso a ensaios difracção de raios X, sobre as amostras de solo recolhidas procurou-se interpretar a causa da elevada retracção observada nos adobes e argamassas de Camabatela e sugerir uma solução que permita reduzir este fenómeno, causador de muitas patologias estruturais. Foram desenvolvidos protocolos experimentais, baseados nas normas Novazelandesas e Australiana, que permitiram avaliar a resistência à erosão dos adobes pela água da chuva (método de Geelong), assim como identificar solos impróprios para uso na construção em terra crua. Foi também estudada uma solução de cobertura da escola, tirando partido dos materiais disponíveis localmente, a madeira de eucalipto para a estrutura e um revestimento em telha a ser produzida na própria missão. ABSTRACT: This study was motivated by the need to create better conditions on the school of the Frades Menores Capuchinhos mission's, in Camabatela, Angola. With a significant number of students, esteemed in 2000, the existing school does not guaranties the actual needs and requirements, not just due to the reduced area, but also because the inadequate quality of these facilities. Therefore, the project “Construção com Formação”(Construction with Training) was launched, co-ordinated by the Portuguese ONGD "Organização Missanga"; in partnership with the Angolan Vice-Province of the religious order “Ordem dos Frades Menores Capuchinhos”, in Camabatela Mission, and with the University of Aveiro, in Portugal, with the main objective of build new school facilities to meet the present needs. Due to the requirements for the future school facilities, some feasibility studies and preparatory research were developed. Since the beginning of the project development, the leading team imposed as starting point that, the local natural materials and resources, as well as, the local construction techniques and know-how should be enforced in the construction of the new school. The work presented in this thesis is based firstly on information collected in a technical visit to Camabatela, and secondly on the tests performed on soil samples of the most used soil in the adobe production in the region of Camabatela. Based on photographic documentation and on the visual characterization of the most common pathologies and defects in the existing adobe houses in the Village of Camabatela, technical solutions to prevent these anomalies were proposed. The soil samples collected were analysed through the X-ray diffraction tests. With the results of these tests, it were deduced the main cause of the high level of srinkage observed in the adobes and mortars used in Camabatela. Based on the tests results, are suggested possible solutions to reduce this phenomenon, which cause many structural pathologies in the adobe constructions. Experimental tests had been developed, based on the New Zealand and Australian standards, to evaluate the resistance to the adobe to erosion caused by rain water (Geelong method). Finally, a traditional solution for the school roof system was studied and proposed, based on the available local materials, namely, the wood of eucalypt for the roof structure and ceramic tiles. |
id |
RCAP_555e5a1fe5a72d24660ee3bbf4369759 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/2336 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estudo de soluções para uma escola em blocos de terra crua: CamabatelaEngenharia civilMateriais de construçãoAdoboConstruções escolaresO trabalho apresentado nasceu como resultado da necessidade de criar melhores condições do espaço escolar no perímetro da missão dos Frades Menores Capuchinhos em Camabatela, Angola. Com um número significativo de alunos, estimado em 2000, a escola existente não responde às necessidades e exigências, não só pela limitada área dos espaços disponíveis, como pela falta de qualidade desses mesmos espaços. Foi então lançado o projecto “Construção com Formação”, coordenado pela ONGD portuguesa "Organização Missanga", em parceria com a Vice-Província angolana da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, na Missão de Camabatela e com a Universidade de Aveiro, com o intuito de elaborar um projecto para a construção de novas instalações escolares que satisfaçam as necessidades actuais. Dadas as exigências associadas a este futuro complexo escolar, vários estudos de viabilidade e projectos prévios foram desenvolvidos. Desde o início do desenvolvimento do projecto, a equipe dinamizadora impôs como ponto de partida que na construção da nova escola se utilizassem os materiais naturais locais e se recorresse às técnicas e ao saber construir da região. O trabalho desenvolvido nesta tese de mestrado teve como base a informação recolhida numa visita técnica a Camabatela, e ensaios sobre amostras dos solos mais usados na produção de adobe na região. Com base no registo fotográfico e descritivo das patologias mais comuns nas habitações em adobe existentes na Vila de Camabatela, apresentam-se e discutem-se propostas de soluções técnicas para evitar estas anomalias. Com recurso a ensaios difracção de raios X, sobre as amostras de solo recolhidas procurou-se interpretar a causa da elevada retracção observada nos adobes e argamassas de Camabatela e sugerir uma solução que permita reduzir este fenómeno, causador de muitas patologias estruturais. Foram desenvolvidos protocolos experimentais, baseados nas normas Novazelandesas e Australiana, que permitiram avaliar a resistência à erosão dos adobes pela água da chuva (método de Geelong), assim como identificar solos impróprios para uso na construção em terra crua. Foi também estudada uma solução de cobertura da escola, tirando partido dos materiais disponíveis localmente, a madeira de eucalipto para a estrutura e um revestimento em telha a ser produzida na própria missão. ABSTRACT: This study was motivated by the need to create better conditions on the school of the Frades Menores Capuchinhos mission's, in Camabatela, Angola. With a significant number of students, esteemed in 2000, the existing school does not guaranties the actual needs and requirements, not just due to the reduced area, but also because the inadequate quality of these facilities. Therefore, the project “Construção com Formação”(Construction with Training) was launched, co-ordinated by the Portuguese ONGD "Organização Missanga"; in partnership with the Angolan Vice-Province of the religious order “Ordem dos Frades Menores Capuchinhos”, in Camabatela Mission, and with the University of Aveiro, in Portugal, with the main objective of build new school facilities to meet the present needs. Due to the requirements for the future school facilities, some feasibility studies and preparatory research were developed. Since the beginning of the project development, the leading team imposed as starting point that, the local natural materials and resources, as well as, the local construction techniques and know-how should be enforced in the construction of the new school. The work presented in this thesis is based firstly on information collected in a technical visit to Camabatela, and secondly on the tests performed on soil samples of the most used soil in the adobe production in the region of Camabatela. Based on photographic documentation and on the visual characterization of the most common pathologies and defects in the existing adobe houses in the Village of Camabatela, technical solutions to prevent these anomalies were proposed. The soil samples collected were analysed through the X-ray diffraction tests. With the results of these tests, it were deduced the main cause of the high level of srinkage observed in the adobes and mortars used in Camabatela. Based on the tests results, are suggested possible solutions to reduce this phenomenon, which cause many structural pathologies in the adobe constructions. Experimental tests had been developed, based on the New Zealand and Australian standards, to evaluate the resistance to the adobe to erosion caused by rain water (Geelong method). Finally, a traditional solution for the school roof system was studied and proposed, based on the available local materials, namely, the wood of eucalypt for the roof structure and ceramic tiles.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:56:58Z2008-01-01T00:00:00Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/2336porCarvalho, Giselle Nunes Cabralinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:59:53Zoai:ria.ua.pt:10773/2336Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:40:48.489553Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo de soluções para uma escola em blocos de terra crua: Camabatela |
title |
Estudo de soluções para uma escola em blocos de terra crua: Camabatela |
spellingShingle |
Estudo de soluções para uma escola em blocos de terra crua: Camabatela Carvalho, Giselle Nunes Cabral Engenharia civil Materiais de construção Adobo Construções escolares |
title_short |
Estudo de soluções para uma escola em blocos de terra crua: Camabatela |
title_full |
Estudo de soluções para uma escola em blocos de terra crua: Camabatela |
title_fullStr |
Estudo de soluções para uma escola em blocos de terra crua: Camabatela |
title_full_unstemmed |
Estudo de soluções para uma escola em blocos de terra crua: Camabatela |
title_sort |
Estudo de soluções para uma escola em blocos de terra crua: Camabatela |
author |
Carvalho, Giselle Nunes Cabral |
author_facet |
Carvalho, Giselle Nunes Cabral |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Giselle Nunes Cabral |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia civil Materiais de construção Adobo Construções escolares |
topic |
Engenharia civil Materiais de construção Adobo Construções escolares |
description |
O trabalho apresentado nasceu como resultado da necessidade de criar melhores condições do espaço escolar no perímetro da missão dos Frades Menores Capuchinhos em Camabatela, Angola. Com um número significativo de alunos, estimado em 2000, a escola existente não responde às necessidades e exigências, não só pela limitada área dos espaços disponíveis, como pela falta de qualidade desses mesmos espaços. Foi então lançado o projecto “Construção com Formação”, coordenado pela ONGD portuguesa "Organização Missanga", em parceria com a Vice-Província angolana da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, na Missão de Camabatela e com a Universidade de Aveiro, com o intuito de elaborar um projecto para a construção de novas instalações escolares que satisfaçam as necessidades actuais. Dadas as exigências associadas a este futuro complexo escolar, vários estudos de viabilidade e projectos prévios foram desenvolvidos. Desde o início do desenvolvimento do projecto, a equipe dinamizadora impôs como ponto de partida que na construção da nova escola se utilizassem os materiais naturais locais e se recorresse às técnicas e ao saber construir da região. O trabalho desenvolvido nesta tese de mestrado teve como base a informação recolhida numa visita técnica a Camabatela, e ensaios sobre amostras dos solos mais usados na produção de adobe na região. Com base no registo fotográfico e descritivo das patologias mais comuns nas habitações em adobe existentes na Vila de Camabatela, apresentam-se e discutem-se propostas de soluções técnicas para evitar estas anomalias. Com recurso a ensaios difracção de raios X, sobre as amostras de solo recolhidas procurou-se interpretar a causa da elevada retracção observada nos adobes e argamassas de Camabatela e sugerir uma solução que permita reduzir este fenómeno, causador de muitas patologias estruturais. Foram desenvolvidos protocolos experimentais, baseados nas normas Novazelandesas e Australiana, que permitiram avaliar a resistência à erosão dos adobes pela água da chuva (método de Geelong), assim como identificar solos impróprios para uso na construção em terra crua. Foi também estudada uma solução de cobertura da escola, tirando partido dos materiais disponíveis localmente, a madeira de eucalipto para a estrutura e um revestimento em telha a ser produzida na própria missão. ABSTRACT: This study was motivated by the need to create better conditions on the school of the Frades Menores Capuchinhos mission's, in Camabatela, Angola. With a significant number of students, esteemed in 2000, the existing school does not guaranties the actual needs and requirements, not just due to the reduced area, but also because the inadequate quality of these facilities. Therefore, the project “Construção com Formação”(Construction with Training) was launched, co-ordinated by the Portuguese ONGD "Organização Missanga"; in partnership with the Angolan Vice-Province of the religious order “Ordem dos Frades Menores Capuchinhos”, in Camabatela Mission, and with the University of Aveiro, in Portugal, with the main objective of build new school facilities to meet the present needs. Due to the requirements for the future school facilities, some feasibility studies and preparatory research were developed. Since the beginning of the project development, the leading team imposed as starting point that, the local natural materials and resources, as well as, the local construction techniques and know-how should be enforced in the construction of the new school. The work presented in this thesis is based firstly on information collected in a technical visit to Camabatela, and secondly on the tests performed on soil samples of the most used soil in the adobe production in the region of Camabatela. Based on photographic documentation and on the visual characterization of the most common pathologies and defects in the existing adobe houses in the Village of Camabatela, technical solutions to prevent these anomalies were proposed. The soil samples collected were analysed through the X-ray diffraction tests. With the results of these tests, it were deduced the main cause of the high level of srinkage observed in the adobes and mortars used in Camabatela. Based on the tests results, are suggested possible solutions to reduce this phenomenon, which cause many structural pathologies in the adobe constructions. Experimental tests had been developed, based on the New Zealand and Australian standards, to evaluate the resistance to the adobe to erosion caused by rain water (Geelong method). Finally, a traditional solution for the school roof system was studied and proposed, based on the available local materials, namely, the wood of eucalypt for the roof structure and ceramic tiles. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-01-01T00:00:00Z 2008 2011-04-19T13:56:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/2336 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/2336 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137456855973888 |