Estudo de soluções para uma escola em blocos de terra crua: Camabatela

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Giselle Nunes Cabral
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/2336
Resumo: O trabalho apresentado nasceu como resultado da necessidade de criar melhores condições do espaço escolar no perímetro da missão dos Frades Menores Capuchinhos em Camabatela, Angola. Com um número significativo de alunos, estimado em 2000, a escola existente não responde às necessidades e exigências, não só pela limitada área dos espaços disponíveis, como pela falta de qualidade desses mesmos espaços. Foi então lançado o projecto “Construção com Formação”, coordenado pela ONGD portuguesa "Organização Missanga", em parceria com a Vice-Província angolana da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, na Missão de Camabatela e com a Universidade de Aveiro, com o intuito de elaborar um projecto para a construção de novas instalações escolares que satisfaçam as necessidades actuais. Dadas as exigências associadas a este futuro complexo escolar, vários estudos de viabilidade e projectos prévios foram desenvolvidos. Desde o início do desenvolvimento do projecto, a equipe dinamizadora impôs como ponto de partida que na construção da nova escola se utilizassem os materiais naturais locais e se recorresse às técnicas e ao saber construir da região. O trabalho desenvolvido nesta tese de mestrado teve como base a informação recolhida numa visita técnica a Camabatela, e ensaios sobre amostras dos solos mais usados na produção de adobe na região. Com base no registo fotográfico e descritivo das patologias mais comuns nas habitações em adobe existentes na Vila de Camabatela, apresentam-se e discutem-se propostas de soluções técnicas para evitar estas anomalias. Com recurso a ensaios difracção de raios X, sobre as amostras de solo recolhidas procurou-se interpretar a causa da elevada retracção observada nos adobes e argamassas de Camabatela e sugerir uma solução que permita reduzir este fenómeno, causador de muitas patologias estruturais. Foram desenvolvidos protocolos experimentais, baseados nas normas Novazelandesas e Australiana, que permitiram avaliar a resistência à erosão dos adobes pela água da chuva (método de Geelong), assim como identificar solos impróprios para uso na construção em terra crua. Foi também estudada uma solução de cobertura da escola, tirando partido dos materiais disponíveis localmente, a madeira de eucalipto para a estrutura e um revestimento em telha a ser produzida na própria missão. ABSTRACT: This study was motivated by the need to create better conditions on the school of the Frades Menores Capuchinhos mission's, in Camabatela, Angola. With a significant number of students, esteemed in 2000, the existing school does not guaranties the actual needs and requirements, not just due to the reduced area, but also because the inadequate quality of these facilities. Therefore, the project “Construção com Formação”(Construction with Training) was launched, co-ordinated by the Portuguese ONGD "Organização Missanga"; in partnership with the Angolan Vice-Province of the religious order “Ordem dos Frades Menores Capuchinhos”, in Camabatela Mission, and with the University of Aveiro, in Portugal, with the main objective of build new school facilities to meet the present needs. Due to the requirements for the future school facilities, some feasibility studies and preparatory research were developed. Since the beginning of the project development, the leading team imposed as starting point that, the local natural materials and resources, as well as, the local construction techniques and know-how should be enforced in the construction of the new school. The work presented in this thesis is based firstly on information collected in a technical visit to Camabatela, and secondly on the tests performed on soil samples of the most used soil in the adobe production in the region of Camabatela. Based on photographic documentation and on the visual characterization of the most common pathologies and defects in the existing adobe houses in the Village of Camabatela, technical solutions to prevent these anomalies were proposed. The soil samples collected were analysed through the X-ray diffraction tests. With the results of these tests, it were deduced the main cause of the high level of srinkage observed in the adobes and mortars used in Camabatela. Based on the tests results, are suggested possible solutions to reduce this phenomenon, which cause many structural pathologies in the adobe constructions. Experimental tests had been developed, based on the New Zealand and Australian standards, to evaluate the resistance to the adobe to erosion caused by rain water (Geelong method). Finally, a traditional solution for the school roof system was studied and proposed, based on the available local materials, namely, the wood of eucalypt for the roof structure and ceramic tiles.
id RCAP_555e5a1fe5a72d24660ee3bbf4369759
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/2336
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudo de soluções para uma escola em blocos de terra crua: CamabatelaEngenharia civilMateriais de construçãoAdoboConstruções escolaresO trabalho apresentado nasceu como resultado da necessidade de criar melhores condições do espaço escolar no perímetro da missão dos Frades Menores Capuchinhos em Camabatela, Angola. Com um número significativo de alunos, estimado em 2000, a escola existente não responde às necessidades e exigências, não só pela limitada área dos espaços disponíveis, como pela falta de qualidade desses mesmos espaços. Foi então lançado o projecto “Construção com Formação”, coordenado pela ONGD portuguesa "Organização Missanga", em parceria com a Vice-Província angolana da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, na Missão de Camabatela e com a Universidade de Aveiro, com o intuito de elaborar um projecto para a construção de novas instalações escolares que satisfaçam as necessidades actuais. Dadas as exigências associadas a este futuro complexo escolar, vários estudos de viabilidade e projectos prévios foram desenvolvidos. Desde o início do desenvolvimento do projecto, a equipe dinamizadora impôs como ponto de partida que na construção da nova escola se utilizassem os materiais naturais locais e se recorresse às técnicas e ao saber construir da região. O trabalho desenvolvido nesta tese de mestrado teve como base a informação recolhida numa visita técnica a Camabatela, e ensaios sobre amostras dos solos mais usados na produção de adobe na região. Com base no registo fotográfico e descritivo das patologias mais comuns nas habitações em adobe existentes na Vila de Camabatela, apresentam-se e discutem-se propostas de soluções técnicas para evitar estas anomalias. Com recurso a ensaios difracção de raios X, sobre as amostras de solo recolhidas procurou-se interpretar a causa da elevada retracção observada nos adobes e argamassas de Camabatela e sugerir uma solução que permita reduzir este fenómeno, causador de muitas patologias estruturais. Foram desenvolvidos protocolos experimentais, baseados nas normas Novazelandesas e Australiana, que permitiram avaliar a resistência à erosão dos adobes pela água da chuva (método de Geelong), assim como identificar solos impróprios para uso na construção em terra crua. Foi também estudada uma solução de cobertura da escola, tirando partido dos materiais disponíveis localmente, a madeira de eucalipto para a estrutura e um revestimento em telha a ser produzida na própria missão. ABSTRACT: This study was motivated by the need to create better conditions on the school of the Frades Menores Capuchinhos mission's, in Camabatela, Angola. With a significant number of students, esteemed in 2000, the existing school does not guaranties the actual needs and requirements, not just due to the reduced area, but also because the inadequate quality of these facilities. Therefore, the project “Construção com Formação”(Construction with Training) was launched, co-ordinated by the Portuguese ONGD "Organização Missanga"; in partnership with the Angolan Vice-Province of the religious order “Ordem dos Frades Menores Capuchinhos”, in Camabatela Mission, and with the University of Aveiro, in Portugal, with the main objective of build new school facilities to meet the present needs. Due to the requirements for the future school facilities, some feasibility studies and preparatory research were developed. Since the beginning of the project development, the leading team imposed as starting point that, the local natural materials and resources, as well as, the local construction techniques and know-how should be enforced in the construction of the new school. The work presented in this thesis is based firstly on information collected in a technical visit to Camabatela, and secondly on the tests performed on soil samples of the most used soil in the adobe production in the region of Camabatela. Based on photographic documentation and on the visual characterization of the most common pathologies and defects in the existing adobe houses in the Village of Camabatela, technical solutions to prevent these anomalies were proposed. The soil samples collected were analysed through the X-ray diffraction tests. With the results of these tests, it were deduced the main cause of the high level of srinkage observed in the adobes and mortars used in Camabatela. Based on the tests results, are suggested possible solutions to reduce this phenomenon, which cause many structural pathologies in the adobe constructions. Experimental tests had been developed, based on the New Zealand and Australian standards, to evaluate the resistance to the adobe to erosion caused by rain water (Geelong method). Finally, a traditional solution for the school roof system was studied and proposed, based on the available local materials, namely, the wood of eucalypt for the roof structure and ceramic tiles.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:56:58Z2008-01-01T00:00:00Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/2336porCarvalho, Giselle Nunes Cabralinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:59:53Zoai:ria.ua.pt:10773/2336Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:40:48.489553Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo de soluções para uma escola em blocos de terra crua: Camabatela
title Estudo de soluções para uma escola em blocos de terra crua: Camabatela
spellingShingle Estudo de soluções para uma escola em blocos de terra crua: Camabatela
Carvalho, Giselle Nunes Cabral
Engenharia civil
Materiais de construção
Adobo
Construções escolares
title_short Estudo de soluções para uma escola em blocos de terra crua: Camabatela
title_full Estudo de soluções para uma escola em blocos de terra crua: Camabatela
title_fullStr Estudo de soluções para uma escola em blocos de terra crua: Camabatela
title_full_unstemmed Estudo de soluções para uma escola em blocos de terra crua: Camabatela
title_sort Estudo de soluções para uma escola em blocos de terra crua: Camabatela
author Carvalho, Giselle Nunes Cabral
author_facet Carvalho, Giselle Nunes Cabral
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Giselle Nunes Cabral
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia civil
Materiais de construção
Adobo
Construções escolares
topic Engenharia civil
Materiais de construção
Adobo
Construções escolares
description O trabalho apresentado nasceu como resultado da necessidade de criar melhores condições do espaço escolar no perímetro da missão dos Frades Menores Capuchinhos em Camabatela, Angola. Com um número significativo de alunos, estimado em 2000, a escola existente não responde às necessidades e exigências, não só pela limitada área dos espaços disponíveis, como pela falta de qualidade desses mesmos espaços. Foi então lançado o projecto “Construção com Formação”, coordenado pela ONGD portuguesa "Organização Missanga", em parceria com a Vice-Província angolana da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, na Missão de Camabatela e com a Universidade de Aveiro, com o intuito de elaborar um projecto para a construção de novas instalações escolares que satisfaçam as necessidades actuais. Dadas as exigências associadas a este futuro complexo escolar, vários estudos de viabilidade e projectos prévios foram desenvolvidos. Desde o início do desenvolvimento do projecto, a equipe dinamizadora impôs como ponto de partida que na construção da nova escola se utilizassem os materiais naturais locais e se recorresse às técnicas e ao saber construir da região. O trabalho desenvolvido nesta tese de mestrado teve como base a informação recolhida numa visita técnica a Camabatela, e ensaios sobre amostras dos solos mais usados na produção de adobe na região. Com base no registo fotográfico e descritivo das patologias mais comuns nas habitações em adobe existentes na Vila de Camabatela, apresentam-se e discutem-se propostas de soluções técnicas para evitar estas anomalias. Com recurso a ensaios difracção de raios X, sobre as amostras de solo recolhidas procurou-se interpretar a causa da elevada retracção observada nos adobes e argamassas de Camabatela e sugerir uma solução que permita reduzir este fenómeno, causador de muitas patologias estruturais. Foram desenvolvidos protocolos experimentais, baseados nas normas Novazelandesas e Australiana, que permitiram avaliar a resistência à erosão dos adobes pela água da chuva (método de Geelong), assim como identificar solos impróprios para uso na construção em terra crua. Foi também estudada uma solução de cobertura da escola, tirando partido dos materiais disponíveis localmente, a madeira de eucalipto para a estrutura e um revestimento em telha a ser produzida na própria missão. ABSTRACT: This study was motivated by the need to create better conditions on the school of the Frades Menores Capuchinhos mission's, in Camabatela, Angola. With a significant number of students, esteemed in 2000, the existing school does not guaranties the actual needs and requirements, not just due to the reduced area, but also because the inadequate quality of these facilities. Therefore, the project “Construção com Formação”(Construction with Training) was launched, co-ordinated by the Portuguese ONGD "Organização Missanga"; in partnership with the Angolan Vice-Province of the religious order “Ordem dos Frades Menores Capuchinhos”, in Camabatela Mission, and with the University of Aveiro, in Portugal, with the main objective of build new school facilities to meet the present needs. Due to the requirements for the future school facilities, some feasibility studies and preparatory research were developed. Since the beginning of the project development, the leading team imposed as starting point that, the local natural materials and resources, as well as, the local construction techniques and know-how should be enforced in the construction of the new school. The work presented in this thesis is based firstly on information collected in a technical visit to Camabatela, and secondly on the tests performed on soil samples of the most used soil in the adobe production in the region of Camabatela. Based on photographic documentation and on the visual characterization of the most common pathologies and defects in the existing adobe houses in the Village of Camabatela, technical solutions to prevent these anomalies were proposed. The soil samples collected were analysed through the X-ray diffraction tests. With the results of these tests, it were deduced the main cause of the high level of srinkage observed in the adobes and mortars used in Camabatela. Based on the tests results, are suggested possible solutions to reduce this phenomenon, which cause many structural pathologies in the adobe constructions. Experimental tests had been developed, based on the New Zealand and Australian standards, to evaluate the resistance to the adobe to erosion caused by rain water (Geelong method). Finally, a traditional solution for the school roof system was studied and proposed, based on the available local materials, namely, the wood of eucalypt for the roof structure and ceramic tiles.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01T00:00:00Z
2008
2011-04-19T13:56:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/2336
url http://hdl.handle.net/10773/2336
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137456855973888