Territórios Midiáticos Para Sambar Durante a Quarentena
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34624/jdmi.v3i8.15556 |
Resumo: | O isolamento social como contenção ao avanço do coronavírus trouxe um novo momento para o cotidiano de cidades. Entre inúmeras alterações, há de se destacar as ligadas às apresentações culturais. Se antes as rodas de samba do Rio de Janeiro, patrimônio cultural do Brasil, podiam ser visto com facilidade em qualquer esquina, durante a pandemia, elas precisaram se adequar ao novo momento para continuar sendo realizadas. O objetivo deste artigo é analisar brechas encontradas por sambistas neste contexto, através do uso de ferramentas tecnológicas: a transmissão de lives em redes sociais para propagar o gênero ao público. Para tal, serão analisados alguns dos territórios midiáticos percorridos por cantores, compositores e entusiastas. (Social isolation as a consequence of the advancement of the coronavirus has brought a new moment to the everyday lifeof cities. Among numerous changes, it is worth highlighting those related to cultural presentations. If before the samba circles of Rio de Janeiro, Brazil's cultural heritage, could be easily seen on any corner, during the pandemic, they had to adapt to the new moment to continue being carried out. The purpose of this article is to analyze gaps found by samba dancers in this context, through the use of technological tools: the transmission of online presentations to spread the genre to the public. To this end, some of the media territories covered by singers, composers and enthusiasts will be analyzed.) |
id |
RCAP_556b77d77e94a64e924ff8889f5d2629 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:proa.ua.pt:article/15556 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Territórios Midiáticos Para Sambar Durante a QuarentenaO isolamento social como contenção ao avanço do coronavírus trouxe um novo momento para o cotidiano de cidades. Entre inúmeras alterações, há de se destacar as ligadas às apresentações culturais. Se antes as rodas de samba do Rio de Janeiro, patrimônio cultural do Brasil, podiam ser visto com facilidade em qualquer esquina, durante a pandemia, elas precisaram se adequar ao novo momento para continuar sendo realizadas. O objetivo deste artigo é analisar brechas encontradas por sambistas neste contexto, através do uso de ferramentas tecnológicas: a transmissão de lives em redes sociais para propagar o gênero ao público. Para tal, serão analisados alguns dos territórios midiáticos percorridos por cantores, compositores e entusiastas. (Social isolation as a consequence of the advancement of the coronavirus has brought a new moment to the everyday lifeof cities. Among numerous changes, it is worth highlighting those related to cultural presentations. If before the samba circles of Rio de Janeiro, Brazil's cultural heritage, could be easily seen on any corner, during the pandemic, they had to adapt to the new moment to continue being carried out. The purpose of this article is to analyze gaps found by samba dancers in this context, through the use of technological tools: the transmission of online presentations to spread the genre to the public. To this end, some of the media territories covered by singers, composers and enthusiasts will be analyzed.)DigiMedia | University of Aveiro2020-12-29T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/jdmi.v3i8.15556oai:proa.ua.pt:article/15556Journal of Digital Media & Interaction; Vol 3 No 8 (2020): Journal of Digital Media & Interaction, Vol.3, No.8; 81-94Journal of Digital Media & Interaction; vol. 3 n.º 8 (2020): Journal of Digital Media & Interaction, Vol.3, No.8; 81-942184-3120reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPenghttps://proa.ua.pt/index.php/jdmi/article/view/15556https://doi.org/10.34624/jdmi.v3i8.15556https://proa.ua.pt/index.php/jdmi/article/view/15556/17198Copyright (c) 2020 Luiza Cunha Barata, Francisco Lemos Gonzagahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarata, Luiza CunhaGonzaga, Francisco Lemos2022-09-08T22:15:38Zoai:proa.ua.pt:article/15556Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:27:09.478643Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Territórios Midiáticos Para Sambar Durante a Quarentena |
title |
Territórios Midiáticos Para Sambar Durante a Quarentena |
spellingShingle |
Territórios Midiáticos Para Sambar Durante a Quarentena Barata, Luiza Cunha |
title_short |
Territórios Midiáticos Para Sambar Durante a Quarentena |
title_full |
Territórios Midiáticos Para Sambar Durante a Quarentena |
title_fullStr |
Territórios Midiáticos Para Sambar Durante a Quarentena |
title_full_unstemmed |
Territórios Midiáticos Para Sambar Durante a Quarentena |
title_sort |
Territórios Midiáticos Para Sambar Durante a Quarentena |
author |
Barata, Luiza Cunha |
author_facet |
Barata, Luiza Cunha Gonzaga, Francisco Lemos |
author_role |
author |
author2 |
Gonzaga, Francisco Lemos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barata, Luiza Cunha Gonzaga, Francisco Lemos |
description |
O isolamento social como contenção ao avanço do coronavírus trouxe um novo momento para o cotidiano de cidades. Entre inúmeras alterações, há de se destacar as ligadas às apresentações culturais. Se antes as rodas de samba do Rio de Janeiro, patrimônio cultural do Brasil, podiam ser visto com facilidade em qualquer esquina, durante a pandemia, elas precisaram se adequar ao novo momento para continuar sendo realizadas. O objetivo deste artigo é analisar brechas encontradas por sambistas neste contexto, através do uso de ferramentas tecnológicas: a transmissão de lives em redes sociais para propagar o gênero ao público. Para tal, serão analisados alguns dos territórios midiáticos percorridos por cantores, compositores e entusiastas. (Social isolation as a consequence of the advancement of the coronavirus has brought a new moment to the everyday lifeof cities. Among numerous changes, it is worth highlighting those related to cultural presentations. If before the samba circles of Rio de Janeiro, Brazil's cultural heritage, could be easily seen on any corner, during the pandemic, they had to adapt to the new moment to continue being carried out. The purpose of this article is to analyze gaps found by samba dancers in this context, through the use of technological tools: the transmission of online presentations to spread the genre to the public. To this end, some of the media territories covered by singers, composers and enthusiasts will be analyzed.) |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-29T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
journal article info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34624/jdmi.v3i8.15556 oai:proa.ua.pt:article/15556 |
url |
https://doi.org/10.34624/jdmi.v3i8.15556 |
identifier_str_mv |
oai:proa.ua.pt:article/15556 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://proa.ua.pt/index.php/jdmi/article/view/15556 https://doi.org/10.34624/jdmi.v3i8.15556 https://proa.ua.pt/index.php/jdmi/article/view/15556/17198 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Luiza Cunha Barata, Francisco Lemos Gonzaga http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Luiza Cunha Barata, Francisco Lemos Gonzaga http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
DigiMedia | University of Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
DigiMedia | University of Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Digital Media & Interaction; Vol 3 No 8 (2020): Journal of Digital Media & Interaction, Vol.3, No.8; 81-94 Journal of Digital Media & Interaction; vol. 3 n.º 8 (2020): Journal of Digital Media & Interaction, Vol.3, No.8; 81-94 2184-3120 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130137092947968 |