Desenvolvimento cognitivo e sucesso escolar num meio sócio-culturalmente desfavorecido
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1991 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/6498 |
Resumo: | Este trabalho pretende relacionar os resultados obtidos numa prova colectiva de desenvolvimento cognitivo - ECDL - Echelle Collective de Développement Logique - com alguns índices de sucesso escolar. Foi utilizada uma amostra de um meio sócio-culturalmente desfavorecido, o que permite comparar estes resultados com outros de estudos anteriores, realizados em meios com características diferentes.Os resultados mostram, como seria de esperar, que o desenvolvimento cognitivo evolui em função da idade. Porém, num meio desfavorecido há menor número de sujeitos que atingem o estádio das operações formais. Nesta amostra não encontrámos uma relação tão forte, como em estudos anteriores, ente o desenvolvimento cognitivo e o sucesso escolar. |
id |
RCAP_556d4125794b4fce6a13ed73c6c55c1e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/6498 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desenvolvimento cognitivo e sucesso escolar num meio sócio-culturalmente desfavorecidoDesenvolvimento cognitivoSucesso escolarMeios desfavorecidosDesempenhos escolaresEste trabalho pretende relacionar os resultados obtidos numa prova colectiva de desenvolvimento cognitivo - ECDL - Echelle Collective de Développement Logique - com alguns índices de sucesso escolar. Foi utilizada uma amostra de um meio sócio-culturalmente desfavorecido, o que permite comparar estes resultados com outros de estudos anteriores, realizados em meios com características diferentes.Os resultados mostram, como seria de esperar, que o desenvolvimento cognitivo evolui em função da idade. Porém, num meio desfavorecido há menor número de sujeitos que atingem o estádio das operações formais. Nesta amostra não encontrámos uma relação tão forte, como em estudos anteriores, ente o desenvolvimento cognitivo e o sucesso escolar.Instituto PiagetRepositório da Universidade de LisboaCésar, MargaridaCamacho, HelenaMarcelino, Teresa2012-06-11T10:49:13Z19911991-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/6498porAprendizagem e Desenvolvimento, volume III, número 13/140871-5416info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:48:16Zoai:repositorio.ul.pt:10451/6498Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:31:15.976921Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento cognitivo e sucesso escolar num meio sócio-culturalmente desfavorecido |
title |
Desenvolvimento cognitivo e sucesso escolar num meio sócio-culturalmente desfavorecido |
spellingShingle |
Desenvolvimento cognitivo e sucesso escolar num meio sócio-culturalmente desfavorecido César, Margarida Desenvolvimento cognitivo Sucesso escolar Meios desfavorecidos Desempenhos escolares |
title_short |
Desenvolvimento cognitivo e sucesso escolar num meio sócio-culturalmente desfavorecido |
title_full |
Desenvolvimento cognitivo e sucesso escolar num meio sócio-culturalmente desfavorecido |
title_fullStr |
Desenvolvimento cognitivo e sucesso escolar num meio sócio-culturalmente desfavorecido |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento cognitivo e sucesso escolar num meio sócio-culturalmente desfavorecido |
title_sort |
Desenvolvimento cognitivo e sucesso escolar num meio sócio-culturalmente desfavorecido |
author |
César, Margarida |
author_facet |
César, Margarida Camacho, Helena Marcelino, Teresa |
author_role |
author |
author2 |
Camacho, Helena Marcelino, Teresa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
César, Margarida Camacho, Helena Marcelino, Teresa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento cognitivo Sucesso escolar Meios desfavorecidos Desempenhos escolares |
topic |
Desenvolvimento cognitivo Sucesso escolar Meios desfavorecidos Desempenhos escolares |
description |
Este trabalho pretende relacionar os resultados obtidos numa prova colectiva de desenvolvimento cognitivo - ECDL - Echelle Collective de Développement Logique - com alguns índices de sucesso escolar. Foi utilizada uma amostra de um meio sócio-culturalmente desfavorecido, o que permite comparar estes resultados com outros de estudos anteriores, realizados em meios com características diferentes.Os resultados mostram, como seria de esperar, que o desenvolvimento cognitivo evolui em função da idade. Porém, num meio desfavorecido há menor número de sujeitos que atingem o estádio das operações formais. Nesta amostra não encontrámos uma relação tão forte, como em estudos anteriores, ente o desenvolvimento cognitivo e o sucesso escolar. |
publishDate |
1991 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1991 1991-01-01T00:00:00Z 2012-06-11T10:49:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/6498 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/6498 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Aprendizagem e Desenvolvimento, volume III, número 13/14 0871-5416 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Piaget |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Piaget |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134201538150400 |