Desenvolvimento cognitivo e sucesso escolar num meio sócio-culturalmente desfavorecido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: César, Margarida
Data de Publicação: 1991
Outros Autores: Camacho, Helena, Marcelino, Teresa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/6498
Resumo: Este trabalho pretende relacionar os resultados obtidos numa prova colectiva de desenvolvimento cognitivo - ECDL - Echelle Collective de Développement Logique - com alguns índices de sucesso escolar. Foi utilizada uma amostra de um meio sócio-culturalmente desfavorecido, o que permite comparar estes resultados com outros de estudos anteriores, realizados em meios com características diferentes.Os resultados mostram, como seria de esperar, que o desenvolvimento cognitivo evolui em função da idade. Porém, num meio desfavorecido há menor número de sujeitos que atingem o estádio das operações formais. Nesta amostra não encontrámos uma relação tão forte, como em estudos anteriores, ente o desenvolvimento cognitivo e o sucesso escolar.
id RCAP_556d4125794b4fce6a13ed73c6c55c1e
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/6498
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento cognitivo e sucesso escolar num meio sócio-culturalmente desfavorecidoDesenvolvimento cognitivoSucesso escolarMeios desfavorecidosDesempenhos escolaresEste trabalho pretende relacionar os resultados obtidos numa prova colectiva de desenvolvimento cognitivo - ECDL - Echelle Collective de Développement Logique - com alguns índices de sucesso escolar. Foi utilizada uma amostra de um meio sócio-culturalmente desfavorecido, o que permite comparar estes resultados com outros de estudos anteriores, realizados em meios com características diferentes.Os resultados mostram, como seria de esperar, que o desenvolvimento cognitivo evolui em função da idade. Porém, num meio desfavorecido há menor número de sujeitos que atingem o estádio das operações formais. Nesta amostra não encontrámos uma relação tão forte, como em estudos anteriores, ente o desenvolvimento cognitivo e o sucesso escolar.Instituto PiagetRepositório da Universidade de LisboaCésar, MargaridaCamacho, HelenaMarcelino, Teresa2012-06-11T10:49:13Z19911991-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/6498porAprendizagem e Desenvolvimento, volume III, número 13/140871-5416info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:48:16Zoai:repositorio.ul.pt:10451/6498Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:31:15.976921Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento cognitivo e sucesso escolar num meio sócio-culturalmente desfavorecido
title Desenvolvimento cognitivo e sucesso escolar num meio sócio-culturalmente desfavorecido
spellingShingle Desenvolvimento cognitivo e sucesso escolar num meio sócio-culturalmente desfavorecido
César, Margarida
Desenvolvimento cognitivo
Sucesso escolar
Meios desfavorecidos
Desempenhos escolares
title_short Desenvolvimento cognitivo e sucesso escolar num meio sócio-culturalmente desfavorecido
title_full Desenvolvimento cognitivo e sucesso escolar num meio sócio-culturalmente desfavorecido
title_fullStr Desenvolvimento cognitivo e sucesso escolar num meio sócio-culturalmente desfavorecido
title_full_unstemmed Desenvolvimento cognitivo e sucesso escolar num meio sócio-culturalmente desfavorecido
title_sort Desenvolvimento cognitivo e sucesso escolar num meio sócio-culturalmente desfavorecido
author César, Margarida
author_facet César, Margarida
Camacho, Helena
Marcelino, Teresa
author_role author
author2 Camacho, Helena
Marcelino, Teresa
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv César, Margarida
Camacho, Helena
Marcelino, Teresa
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento cognitivo
Sucesso escolar
Meios desfavorecidos
Desempenhos escolares
topic Desenvolvimento cognitivo
Sucesso escolar
Meios desfavorecidos
Desempenhos escolares
description Este trabalho pretende relacionar os resultados obtidos numa prova colectiva de desenvolvimento cognitivo - ECDL - Echelle Collective de Développement Logique - com alguns índices de sucesso escolar. Foi utilizada uma amostra de um meio sócio-culturalmente desfavorecido, o que permite comparar estes resultados com outros de estudos anteriores, realizados em meios com características diferentes.Os resultados mostram, como seria de esperar, que o desenvolvimento cognitivo evolui em função da idade. Porém, num meio desfavorecido há menor número de sujeitos que atingem o estádio das operações formais. Nesta amostra não encontrámos uma relação tão forte, como em estudos anteriores, ente o desenvolvimento cognitivo e o sucesso escolar.
publishDate 1991
dc.date.none.fl_str_mv 1991
1991-01-01T00:00:00Z
2012-06-11T10:49:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/6498
url http://hdl.handle.net/10451/6498
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Aprendizagem e Desenvolvimento, volume III, número 13/14
0871-5416
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Piaget
publisher.none.fl_str_mv Instituto Piaget
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134201538150400