Uma economia política do Salário Mínimo Nacional em Portugal: Análise das dinâmicas estratégicas, institucionais e ideacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Nuno Filipe Romão
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/27375
Resumo: O valor correspondente ao Salário Mínimo Nacional (SMN) conheceu atualizações anuais que representaram ganhos reais expressivos, a partir de 2006, comparativamente com o anterior período. A valorização do SMN tem sido prioridade, no que respeita à política salarial e laboral. Incumbência constitucional do governo, a atualização do SMN depende de inúmeros fatores, para além dos económicos ou sociais, enunciados na Lei Fundamental. Os processos de fixação do SMN dependem da interação de diversos atores, com interesses distintos, instituições e ideias. No sentido de conhecer as causas subjacentes à evolução do SMN em Portugal, desde 2006, adota-se a abordagem teórica da Economia Política Institucionalista e dos Três Is. Em vez de, a priori, se privilegiar a sabedoria económica convencional da racionalidade maximizadora dos agentes, averiguam-se os múltiplos fatores concorrentes para a evolução do SMN. Traça-se, antes do mais, um perfil estatístico atinente à evolução do SMN e à sua incidência relativa nos diversos setores da economia portuguesa. Para determinar os fatores da trajetória ascendente do SMN real, procede-se à análise documental dos programas eleitorais, e outros textos, de publicações de organizações internacionais e realizam-se, complementarmente, entrevistas a representantes do patronato e dos trabalhadores. O conhecimento dos fatores determinantes para a fixação do SMN deve ser confrontado com as visões amplamente difundidas no discurso público, quer político quer mediático, tendentes ao fatalismo do determinismo económico e à sobrevalorização dos efeitos do SMN no emprego face ao papel desempenhado pelas motivações e preferências dos atores da sociedade, menorizadas ou descuradas, inclusive em investigações prévias.
id RCAP_55783dc34a1534c6a1de3e32846aeaaa
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/27375
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uma economia política do Salário Mínimo Nacional em Portugal: Análise das dinâmicas estratégicas, institucionais e ideacionaisSalário mínimo -- Minimum wageEconomia política institucionalistaTrês isInstitutionalist political economyThree isO valor correspondente ao Salário Mínimo Nacional (SMN) conheceu atualizações anuais que representaram ganhos reais expressivos, a partir de 2006, comparativamente com o anterior período. A valorização do SMN tem sido prioridade, no que respeita à política salarial e laboral. Incumbência constitucional do governo, a atualização do SMN depende de inúmeros fatores, para além dos económicos ou sociais, enunciados na Lei Fundamental. Os processos de fixação do SMN dependem da interação de diversos atores, com interesses distintos, instituições e ideias. No sentido de conhecer as causas subjacentes à evolução do SMN em Portugal, desde 2006, adota-se a abordagem teórica da Economia Política Institucionalista e dos Três Is. Em vez de, a priori, se privilegiar a sabedoria económica convencional da racionalidade maximizadora dos agentes, averiguam-se os múltiplos fatores concorrentes para a evolução do SMN. Traça-se, antes do mais, um perfil estatístico atinente à evolução do SMN e à sua incidência relativa nos diversos setores da economia portuguesa. Para determinar os fatores da trajetória ascendente do SMN real, procede-se à análise documental dos programas eleitorais, e outros textos, de publicações de organizações internacionais e realizam-se, complementarmente, entrevistas a representantes do patronato e dos trabalhadores. O conhecimento dos fatores determinantes para a fixação do SMN deve ser confrontado com as visões amplamente difundidas no discurso público, quer político quer mediático, tendentes ao fatalismo do determinismo económico e à sobrevalorização dos efeitos do SMN no emprego face ao papel desempenhado pelas motivações e preferências dos atores da sociedade, menorizadas ou descuradas, inclusive em investigações prévias.The National Minimum Wage (NMW) has been updated annually, with significant real gains since 2006, compared to the previous period. NMW’s appreciation has been a priority in terms of labour and wage policies. As a constitutional obligation of the State, its update depends on numerous factors, beyond the economic or social ones, set forth in the Fundamental Law. The process of setting the NMW depends on the interaction of several actors (with diverse interests), institutions, and ideas. To understand the causes underlying the evolution of the NMW in Portugal, the theoretical approach of Institutionalist Political Economy (IPE), and the Three Is adopted. Instead of a priori focusing on the conventional economic wisdom of the maximizing rationality of agents, I investigate the multiple factors at play in defining of the NMW. First of all, a statistical profile of the evolution of the NMW and its relative incidence in the various sectors of the Portuguese economy is drawn up. In order to determine the factors behind the NMW path, a documentary analysis of electoral programmes, publications by international organisations and, in addition, interviews with employer’s and worker’s representatives are carried out. The knowledge of its explanatory factors must be confronted with the views widely spread in public discourse, both political and media, about the fatalism of economic determinism and the overvaluation of the pernicious effects of the NMW on employment vis-à-vis the role played by the motivations and preferences of the actors of society, diminished and neglected, even in previous research.2023-01-23T15:50:41Z2022-12-19T00:00:00Z2022-12-192022-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/27375TID:203157834porCoelho, Nuno Filipe Romãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:52:16Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/27375Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:26:01.465680Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uma economia política do Salário Mínimo Nacional em Portugal: Análise das dinâmicas estratégicas, institucionais e ideacionais
title Uma economia política do Salário Mínimo Nacional em Portugal: Análise das dinâmicas estratégicas, institucionais e ideacionais
spellingShingle Uma economia política do Salário Mínimo Nacional em Portugal: Análise das dinâmicas estratégicas, institucionais e ideacionais
Coelho, Nuno Filipe Romão
Salário mínimo -- Minimum wage
Economia política institucionalista
Três is
Institutionalist political economy
Three is
title_short Uma economia política do Salário Mínimo Nacional em Portugal: Análise das dinâmicas estratégicas, institucionais e ideacionais
title_full Uma economia política do Salário Mínimo Nacional em Portugal: Análise das dinâmicas estratégicas, institucionais e ideacionais
title_fullStr Uma economia política do Salário Mínimo Nacional em Portugal: Análise das dinâmicas estratégicas, institucionais e ideacionais
title_full_unstemmed Uma economia política do Salário Mínimo Nacional em Portugal: Análise das dinâmicas estratégicas, institucionais e ideacionais
title_sort Uma economia política do Salário Mínimo Nacional em Portugal: Análise das dinâmicas estratégicas, institucionais e ideacionais
author Coelho, Nuno Filipe Romão
author_facet Coelho, Nuno Filipe Romão
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Nuno Filipe Romão
dc.subject.por.fl_str_mv Salário mínimo -- Minimum wage
Economia política institucionalista
Três is
Institutionalist political economy
Three is
topic Salário mínimo -- Minimum wage
Economia política institucionalista
Três is
Institutionalist political economy
Three is
description O valor correspondente ao Salário Mínimo Nacional (SMN) conheceu atualizações anuais que representaram ganhos reais expressivos, a partir de 2006, comparativamente com o anterior período. A valorização do SMN tem sido prioridade, no que respeita à política salarial e laboral. Incumbência constitucional do governo, a atualização do SMN depende de inúmeros fatores, para além dos económicos ou sociais, enunciados na Lei Fundamental. Os processos de fixação do SMN dependem da interação de diversos atores, com interesses distintos, instituições e ideias. No sentido de conhecer as causas subjacentes à evolução do SMN em Portugal, desde 2006, adota-se a abordagem teórica da Economia Política Institucionalista e dos Três Is. Em vez de, a priori, se privilegiar a sabedoria económica convencional da racionalidade maximizadora dos agentes, averiguam-se os múltiplos fatores concorrentes para a evolução do SMN. Traça-se, antes do mais, um perfil estatístico atinente à evolução do SMN e à sua incidência relativa nos diversos setores da economia portuguesa. Para determinar os fatores da trajetória ascendente do SMN real, procede-se à análise documental dos programas eleitorais, e outros textos, de publicações de organizações internacionais e realizam-se, complementarmente, entrevistas a representantes do patronato e dos trabalhadores. O conhecimento dos fatores determinantes para a fixação do SMN deve ser confrontado com as visões amplamente difundidas no discurso público, quer político quer mediático, tendentes ao fatalismo do determinismo económico e à sobrevalorização dos efeitos do SMN no emprego face ao papel desempenhado pelas motivações e preferências dos atores da sociedade, menorizadas ou descuradas, inclusive em investigações prévias.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-19T00:00:00Z
2022-12-19
2022-11
2023-01-23T15:50:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/27375
TID:203157834
url http://hdl.handle.net/10071/27375
identifier_str_mv TID:203157834
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134823415021568