A resolução de problemas como processo matemático promotor de aprendizagens : uma reflexão em contexto de estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Marie Stephanie Moreira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/2315
Resumo: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio).
id RCAP_55842541893fe55c706f25ae08867335
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/2315
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A resolução de problemas como processo matemático promotor de aprendizagens : uma reflexão em contexto de estágioEducação Pré-EscolarEnsino Básico (1º Ciclo)Ensino da MatemáticaMatemáticaMathematical EducationMathematical ProcessesMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio).Este relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, do Departamento de Ciências da Educação da Universidade dos Açores, e apresenta uma reflexão sobre os estágios realizados no Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Pretende-se refletir sobre todo o processo de estágio, de forma a aprofundar o tema central deste relatório: A Resolução de Problemas como Processo Matemático Promotor de Aprendizagens. Concretamente, pretende-se estudar de que forma este processo matemático foi implementado nas atividades desenvolvidas e como essa implementação proporcionou aprendizagens nos alunos. Numa primeira parte, o documento contempla a visão geral do estágio e a sua contextualização, tentando apresentar as linhas orientadoras com base na teoria da especialidade. Esta parte não só apresenta a reflexão realizada à prática pedagógica como também aclara o contexto do estudo realizado. A segunda parte do relatório é dedicada ao estudo desenvolvido durante os estágios pedagógicos. Em primeiro lugar, apresenta-se uma revisão de literatura sobre a Resolução de Problemas e sobre alguns aspetos ligados ao processo de ensino-aprendizagem da Matemática. Para compreender os trâmites seguidos na realização do estudo, descrevem-se os instrumentos e procedimentos metodológicos utilizados. Por último, são apresentadas as análises efetuadas aos dados empíricos, de ambos os estágios, e uma discussão dos resultados obtidos em jeito de conclusão. O percurso trilhado, que conduziu a este relatório, permitiu concluir que a metodologia de trabalho de projeto é uma via para pôr em prática a resolução de problemas e que esta permite, não só integrar áreas curriculares, como também desenvolver capacidades essenciais na resolução de problemas. Conjetura-se, também, sobre a importância da comunicação entre o educador/professor e as crianças e como esta pode ter implicações na forma de estar dos alunos dentro da sala de aula, apontando para a necessidade de se desenvolver, em conjunto, normas sociomatemáticas, de modo a permitir uma boa comunicação e, por sua vez, boas aprendizagens.ABSTRACT: This report pertains to a Masters degree in Preschool and Elementary Education, conferred by the Department of Educational Sciences in the University of Azores and reflects on the internships carried out in both levels of education: Preschool and Elementary. It aims to reflect on the accomplishments of the internship in order to deepen the acquaintance with the theme of this report: Problem Solving as a Mathematical Process that Promotes Learning. Specifically it intends to study how this process was implemented in the mathematical activities and how its execution provided for the learning process in students. The first part of the document offers a integral vision and context of the internship, trying to present its course based on the theory of Educational Sciences. It reflects on the pedagogical approaches as well as the studies environment. The second part of the document presents the study that took place during the internships. There is a review of the literature about Problem Solving and some aspects of the mathematical learning process. To understand the procedures of the study, there is also a description of the instruments and methodological procedures used. It concludes with the analysis of the data and a discussion of the results obtained. The path that led to this report concluded that project methodology is a way to implement Problem Solving and it allows not only integrate curriculum areas, as well as develop essential skills in problem solving. A conjecture is also made about the communication between the educator/teacher and children and how this may have implications the classroom, pointing to the need to develop socio-math norms to allow good communication, and in turn good learning.Cascalho, José ManuelTeixeira, Ricardo Emanuel CunhaRepositório da Universidade dos AçoresCabral, Marie Stephanie Moreira2013-10-15T12:56:06Z2013-07-012013-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/2315porCabral, Marie Stephanie Moreira – "A resolução de problemas como processo matemático promotor de aprendizagens : uma reflexão em contexto de estágio". Ponta Delgada : Universidade dos Açores. 2013. XV, 190 f.. Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:30:07Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/2315Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:25:00.150381Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A resolução de problemas como processo matemático promotor de aprendizagens : uma reflexão em contexto de estágio
title A resolução de problemas como processo matemático promotor de aprendizagens : uma reflexão em contexto de estágio
spellingShingle A resolução de problemas como processo matemático promotor de aprendizagens : uma reflexão em contexto de estágio
Cabral, Marie Stephanie Moreira
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Ensino da Matemática
Matemática
Mathematical Education
Mathematical Processes
title_short A resolução de problemas como processo matemático promotor de aprendizagens : uma reflexão em contexto de estágio
title_full A resolução de problemas como processo matemático promotor de aprendizagens : uma reflexão em contexto de estágio
title_fullStr A resolução de problemas como processo matemático promotor de aprendizagens : uma reflexão em contexto de estágio
title_full_unstemmed A resolução de problemas como processo matemático promotor de aprendizagens : uma reflexão em contexto de estágio
title_sort A resolução de problemas como processo matemático promotor de aprendizagens : uma reflexão em contexto de estágio
author Cabral, Marie Stephanie Moreira
author_facet Cabral, Marie Stephanie Moreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cascalho, José Manuel
Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha
Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabral, Marie Stephanie Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Ensino da Matemática
Matemática
Mathematical Education
Mathematical Processes
topic Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Ensino da Matemática
Matemática
Mathematical Education
Mathematical Processes
description Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio).
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-15T12:56:06Z
2013-07-01
2013-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/2315
url http://hdl.handle.net/10400.3/2315
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cabral, Marie Stephanie Moreira – "A resolução de problemas como processo matemático promotor de aprendizagens : uma reflexão em contexto de estágio". Ponta Delgada : Universidade dos Açores. 2013. XV, 190 f.. Dissertação de Mestrado.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130696830156800