Vibrações transversais em vigas finitas sujeitas a cargas móveis: radiação de transição associada à mudança brusca da rigidez vertical de fundação
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/3925 |
Resumo: | Dissertação apresentada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Civil, ramo de Estruturas |
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Vibrações transversais em vigas finitas sujeitas a cargas móveis: radiação de transição associada à mudança brusca da rigidez vertical de fundaçãoDissertação apresentada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Civil, ramo de EstruturasO aumento progressivo da velocidade e capacidade de carga dos veículos terrestres, especialmente os ferroviários, apresenta novos desafios na área da Engenharia Civil. Um fenómeno que ganha especial importância para os actuais comboios de alta velocidade é o da radiação de transição, perturbações na deformada dinâmica da via que se manifestam sobre a forma de ondas adicionais quando o veículo passa por uma zona de mudança brusca da rigidez vertical da fundação. A presente dissertação estuda de forma puramente analítica o caso concreto de uma viga bi-apoiada com mudança na rigidez de fundação a meio vão, sobre a qual actua uma carga móvel. É analisado o comportamento dinâmico da viga sem amortecimento para vários valores de velocidade sub-críticos, críticos e super-críticos para ambos os sentidos possíveis da carga móvel. Separa-se também o efeito da radiação de transição das restantes vibrações. Faz-se ainda uma breve análise dos efeitos do amortecimento neste fenómeno, bem como considerações qualitativas sobre vibração vertical no veículo, que tem importância não só para a estabilidade deste, mas também para o conforto dos passageiros. Conclui-se que o fenómeno é particularmente influenciado pela velocidade do veículo, e verifica-se que o amortecimento tem grande impacto no comportamento dinâmico da via.Faculdade de Ciências e TecnologiaDimitrovová, ZuzanaRUNRodrigues, André Filipe da Silva2010-06-21T11:33:08Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/3925porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:33:29Zoai:run.unl.pt:10362/3925Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:15:26.754771Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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