Promoção do desenvolvimento infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/8842 |
Resumo: | O desenvolvimento infantil é um processo complexo que vai desde a concepção, envolvendo vários aspectos, indo desde o crescimento físico, passando pela maturação neurológica, comportamental, cognitiva, social e afectiva da criança. Tendo como objectivo, tornar a criança competente para responder às suas necessidades e às do seu meio. Conceptualizar o que vem a ser desenvolvimento infantil não é tão simples, variando com o referencial teórico que se queira adoptar e os aspectos que se queira abordar. Este relatório apresenta intervenções de enfermagem direccionadas para a promoção do desenvolvimento infantil realizadas ao longo do estágio, destas destaco a identificação de estratégias de enfermagem no âmbito da promoção de saúde, assim como a implementação de estratégias de melhoria dos cuidados baseado no diagnóstico de situação efectuado. Para fundamentar as minhas práticas, baseei-me no Modelo da Promoção da Saúde de Nola Pender, visto ser um instrumento útil para compreender o alcance da prática de enfermagem numa variedade de contextos e situações. A promoção do desenvolvimento infantil é sem dúvida, considerada pelos profissionais de saúde, um elemento crucial na prestação de cuidados à tríade. No entanto, nem sempre é efectuada de uma forma sistemática e consciente da sua importância. Constatei que apesar dos esforços desenvolvidos no sentido de promover um desenvolvimento infantil adequado a cada faixa etária, muitas intervenções estão centradas na patologia. Contudo, foi neste sentido que a minha prática se tornou um desafio, visto ter como objectivo primordial promover o desenvolvimento infantil em todos os contextos. É importante que o EESIP trabalhe a área da promoção do desenvolvimento infantil, de forma a ajudar a criança em parceria com a família, a desenvolver-se dentro dos padrões esperados para a sua idade. Este percurso contribuiu para um desenvolvimento pessoal e profissional promotor de competências de EESIP essenciais para a prestação de cuidados proficientes à criança/família. |
id |
RCAP_55869831a4f87e2bcd8d2daa23d79155 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/8842 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Promoção do desenvolvimento infantilPromoção do desenvolvimento infantilEESIPPromotion of childNurse specialist in pediatrics and child dealthO desenvolvimento infantil é um processo complexo que vai desde a concepção, envolvendo vários aspectos, indo desde o crescimento físico, passando pela maturação neurológica, comportamental, cognitiva, social e afectiva da criança. Tendo como objectivo, tornar a criança competente para responder às suas necessidades e às do seu meio. Conceptualizar o que vem a ser desenvolvimento infantil não é tão simples, variando com o referencial teórico que se queira adoptar e os aspectos que se queira abordar. Este relatório apresenta intervenções de enfermagem direccionadas para a promoção do desenvolvimento infantil realizadas ao longo do estágio, destas destaco a identificação de estratégias de enfermagem no âmbito da promoção de saúde, assim como a implementação de estratégias de melhoria dos cuidados baseado no diagnóstico de situação efectuado. Para fundamentar as minhas práticas, baseei-me no Modelo da Promoção da Saúde de Nola Pender, visto ser um instrumento útil para compreender o alcance da prática de enfermagem numa variedade de contextos e situações. A promoção do desenvolvimento infantil é sem dúvida, considerada pelos profissionais de saúde, um elemento crucial na prestação de cuidados à tríade. No entanto, nem sempre é efectuada de uma forma sistemática e consciente da sua importância. Constatei que apesar dos esforços desenvolvidos no sentido de promover um desenvolvimento infantil adequado a cada faixa etária, muitas intervenções estão centradas na patologia. Contudo, foi neste sentido que a minha prática se tornou um desafio, visto ter como objectivo primordial promover o desenvolvimento infantil em todos os contextos. É importante que o EESIP trabalhe a área da promoção do desenvolvimento infantil, de forma a ajudar a criança em parceria com a família, a desenvolver-se dentro dos padrões esperados para a sua idade. Este percurso contribuiu para um desenvolvimento pessoal e profissional promotor de competências de EESIP essenciais para a prestação de cuidados proficientes à criança/família.The child development is a complex process that begins during the conception and involves several aspects such as the physical growth, the neurological, behavioural, cognitive, social and affective development of the child. Its aim is to provide the children competences that allow them to answer to their needs and those of their environment. To conceptualise child development is not that simple and it varies according to the theoretical referential that one might adopt and the aspects that one choose to approach. This report presents nursing interventions channelized at the promotion of the child development during a training period, from those I underline the identification of the nursing strategies to improve the cares based on the diagnosis of the situation. To support my practice I took under consideration the Nola Pender Promoting Health Model, since it constitutes a useful instrument to understand the reach of the nursing practice in a variety of contexts and situations. The promotion of child development is without a doubt considered by the health professionals as a crucial element as far as the triad is concerned. However it is not always done in a systematic and conscientious way. I realized that although the efforts to promote the right child development for each age group, many interventions are centered in pathology. This is why my practice became a challenge, since it has as a main aim to promote child development in all its contexts. It is important for the Nurse Specialist in Pediatrics and Child Health to work in the promotion of child development to help the children along with their families to develop within the standard expected to their age. This trajectory contributed to the personal and professional development of the Nurse Specialist in Pediatrics and Child Health competences essential to the proficient cares given to the children/families.Nunes, ElisabeteVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaPires, Maria João Felgueiras2012-08-07T13:12:47Z2011-12-1920112011-12-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/8842porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-08T01:35:13Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/8842Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:08:01.459703Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Promoção do desenvolvimento infantil |
title |
Promoção do desenvolvimento infantil |
spellingShingle |
Promoção do desenvolvimento infantil Pires, Maria João Felgueiras Promoção do desenvolvimento infantil EESIP Promotion of child Nurse specialist in pediatrics and child dealth |
title_short |
Promoção do desenvolvimento infantil |
title_full |
Promoção do desenvolvimento infantil |
title_fullStr |
Promoção do desenvolvimento infantil |
title_full_unstemmed |
Promoção do desenvolvimento infantil |
title_sort |
Promoção do desenvolvimento infantil |
author |
Pires, Maria João Felgueiras |
author_facet |
Pires, Maria João Felgueiras |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nunes, Elisabete Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires, Maria João Felgueiras |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Promoção do desenvolvimento infantil EESIP Promotion of child Nurse specialist in pediatrics and child dealth |
topic |
Promoção do desenvolvimento infantil EESIP Promotion of child Nurse specialist in pediatrics and child dealth |
description |
O desenvolvimento infantil é um processo complexo que vai desde a concepção, envolvendo vários aspectos, indo desde o crescimento físico, passando pela maturação neurológica, comportamental, cognitiva, social e afectiva da criança. Tendo como objectivo, tornar a criança competente para responder às suas necessidades e às do seu meio. Conceptualizar o que vem a ser desenvolvimento infantil não é tão simples, variando com o referencial teórico que se queira adoptar e os aspectos que se queira abordar. Este relatório apresenta intervenções de enfermagem direccionadas para a promoção do desenvolvimento infantil realizadas ao longo do estágio, destas destaco a identificação de estratégias de enfermagem no âmbito da promoção de saúde, assim como a implementação de estratégias de melhoria dos cuidados baseado no diagnóstico de situação efectuado. Para fundamentar as minhas práticas, baseei-me no Modelo da Promoção da Saúde de Nola Pender, visto ser um instrumento útil para compreender o alcance da prática de enfermagem numa variedade de contextos e situações. A promoção do desenvolvimento infantil é sem dúvida, considerada pelos profissionais de saúde, um elemento crucial na prestação de cuidados à tríade. No entanto, nem sempre é efectuada de uma forma sistemática e consciente da sua importância. Constatei que apesar dos esforços desenvolvidos no sentido de promover um desenvolvimento infantil adequado a cada faixa etária, muitas intervenções estão centradas na patologia. Contudo, foi neste sentido que a minha prática se tornou um desafio, visto ter como objectivo primordial promover o desenvolvimento infantil em todos os contextos. É importante que o EESIP trabalhe a área da promoção do desenvolvimento infantil, de forma a ajudar a criança em parceria com a família, a desenvolver-se dentro dos padrões esperados para a sua idade. Este percurso contribuiu para um desenvolvimento pessoal e profissional promotor de competências de EESIP essenciais para a prestação de cuidados proficientes à criança/família. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-19 2011 2011-12-19T00:00:00Z 2012-08-07T13:12:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/8842 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/8842 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131749810176000 |