Promoção do desenvolvimento infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Maria João Felgueiras
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/8842
Resumo: O desenvolvimento infantil é um processo complexo que vai desde a concepção, envolvendo vários aspectos, indo desde o crescimento físico, passando pela maturação neurológica, comportamental, cognitiva, social e afectiva da criança. Tendo como objectivo, tornar a criança competente para responder às suas necessidades e às do seu meio. Conceptualizar o que vem a ser desenvolvimento infantil não é tão simples, variando com o referencial teórico que se queira adoptar e os aspectos que se queira abordar. Este relatório apresenta intervenções de enfermagem direccionadas para a promoção do desenvolvimento infantil realizadas ao longo do estágio, destas destaco a identificação de estratégias de enfermagem no âmbito da promoção de saúde, assim como a implementação de estratégias de melhoria dos cuidados baseado no diagnóstico de situação efectuado. Para fundamentar as minhas práticas, baseei-me no Modelo da Promoção da Saúde de Nola Pender, visto ser um instrumento útil para compreender o alcance da prática de enfermagem numa variedade de contextos e situações. A promoção do desenvolvimento infantil é sem dúvida, considerada pelos profissionais de saúde, um elemento crucial na prestação de cuidados à tríade. No entanto, nem sempre é efectuada de uma forma sistemática e consciente da sua importância. Constatei que apesar dos esforços desenvolvidos no sentido de promover um desenvolvimento infantil adequado a cada faixa etária, muitas intervenções estão centradas na patologia. Contudo, foi neste sentido que a minha prática se tornou um desafio, visto ter como objectivo primordial promover o desenvolvimento infantil em todos os contextos. É importante que o EESIP trabalhe a área da promoção do desenvolvimento infantil, de forma a ajudar a criança em parceria com a família, a desenvolver-se dentro dos padrões esperados para a sua idade. Este percurso contribuiu para um desenvolvimento pessoal e profissional promotor de competências de EESIP essenciais para a prestação de cuidados proficientes à criança/família.
id RCAP_55869831a4f87e2bcd8d2daa23d79155
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/8842
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Promoção do desenvolvimento infantilPromoção do desenvolvimento infantilEESIPPromotion of childNurse specialist in pediatrics and child dealthO desenvolvimento infantil é um processo complexo que vai desde a concepção, envolvendo vários aspectos, indo desde o crescimento físico, passando pela maturação neurológica, comportamental, cognitiva, social e afectiva da criança. Tendo como objectivo, tornar a criança competente para responder às suas necessidades e às do seu meio. Conceptualizar o que vem a ser desenvolvimento infantil não é tão simples, variando com o referencial teórico que se queira adoptar e os aspectos que se queira abordar. Este relatório apresenta intervenções de enfermagem direccionadas para a promoção do desenvolvimento infantil realizadas ao longo do estágio, destas destaco a identificação de estratégias de enfermagem no âmbito da promoção de saúde, assim como a implementação de estratégias de melhoria dos cuidados baseado no diagnóstico de situação efectuado. Para fundamentar as minhas práticas, baseei-me no Modelo da Promoção da Saúde de Nola Pender, visto ser um instrumento útil para compreender o alcance da prática de enfermagem numa variedade de contextos e situações. A promoção do desenvolvimento infantil é sem dúvida, considerada pelos profissionais de saúde, um elemento crucial na prestação de cuidados à tríade. No entanto, nem sempre é efectuada de uma forma sistemática e consciente da sua importância. Constatei que apesar dos esforços desenvolvidos no sentido de promover um desenvolvimento infantil adequado a cada faixa etária, muitas intervenções estão centradas na patologia. Contudo, foi neste sentido que a minha prática se tornou um desafio, visto ter como objectivo primordial promover o desenvolvimento infantil em todos os contextos. É importante que o EESIP trabalhe a área da promoção do desenvolvimento infantil, de forma a ajudar a criança em parceria com a família, a desenvolver-se dentro dos padrões esperados para a sua idade. Este percurso contribuiu para um desenvolvimento pessoal e profissional promotor de competências de EESIP essenciais para a prestação de cuidados proficientes à criança/família.The child development is a complex process that begins during the conception and involves several aspects such as the physical growth, the neurological, behavioural, cognitive, social and affective development of the child. Its aim is to provide the children competences that allow them to answer to their needs and those of their environment. To conceptualise child development is not that simple and it varies according to the theoretical referential that one might adopt and the aspects that one choose to approach. This report presents nursing interventions channelized at the promotion of the child development during a training period, from those I underline the identification of the nursing strategies to improve the cares based on the diagnosis of the situation. To support my practice I took under consideration the Nola Pender Promoting Health Model, since it constitutes a useful instrument to understand the reach of the nursing practice in a variety of contexts and situations. The promotion of child development is without a doubt considered by the health professionals as a crucial element as far as the triad is concerned. However it is not always done in a systematic and conscientious way. I realized that although the efforts to promote the right child development for each age group, many interventions are centered in pathology. This is why my practice became a challenge, since it has as a main aim to promote child development in all its contexts. It is important for the Nurse Specialist in Pediatrics and Child Health to work in the promotion of child development to help the children along with their families to develop within the standard expected to their age. This trajectory contributed to the personal and professional development of the Nurse Specialist in Pediatrics and Child Health competences essential to the proficient cares given to the children/families.Nunes, ElisabeteVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaPires, Maria João Felgueiras2012-08-07T13:12:47Z2011-12-1920112011-12-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/8842porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-08T01:35:13Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/8842Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:08:01.459703Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Promoção do desenvolvimento infantil
title Promoção do desenvolvimento infantil
spellingShingle Promoção do desenvolvimento infantil
Pires, Maria João Felgueiras
Promoção do desenvolvimento infantil
EESIP
Promotion of child
Nurse specialist in pediatrics and child dealth
title_short Promoção do desenvolvimento infantil
title_full Promoção do desenvolvimento infantil
title_fullStr Promoção do desenvolvimento infantil
title_full_unstemmed Promoção do desenvolvimento infantil
title_sort Promoção do desenvolvimento infantil
author Pires, Maria João Felgueiras
author_facet Pires, Maria João Felgueiras
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nunes, Elisabete
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Maria João Felgueiras
dc.subject.por.fl_str_mv Promoção do desenvolvimento infantil
EESIP
Promotion of child
Nurse specialist in pediatrics and child dealth
topic Promoção do desenvolvimento infantil
EESIP
Promotion of child
Nurse specialist in pediatrics and child dealth
description O desenvolvimento infantil é um processo complexo que vai desde a concepção, envolvendo vários aspectos, indo desde o crescimento físico, passando pela maturação neurológica, comportamental, cognitiva, social e afectiva da criança. Tendo como objectivo, tornar a criança competente para responder às suas necessidades e às do seu meio. Conceptualizar o que vem a ser desenvolvimento infantil não é tão simples, variando com o referencial teórico que se queira adoptar e os aspectos que se queira abordar. Este relatório apresenta intervenções de enfermagem direccionadas para a promoção do desenvolvimento infantil realizadas ao longo do estágio, destas destaco a identificação de estratégias de enfermagem no âmbito da promoção de saúde, assim como a implementação de estratégias de melhoria dos cuidados baseado no diagnóstico de situação efectuado. Para fundamentar as minhas práticas, baseei-me no Modelo da Promoção da Saúde de Nola Pender, visto ser um instrumento útil para compreender o alcance da prática de enfermagem numa variedade de contextos e situações. A promoção do desenvolvimento infantil é sem dúvida, considerada pelos profissionais de saúde, um elemento crucial na prestação de cuidados à tríade. No entanto, nem sempre é efectuada de uma forma sistemática e consciente da sua importância. Constatei que apesar dos esforços desenvolvidos no sentido de promover um desenvolvimento infantil adequado a cada faixa etária, muitas intervenções estão centradas na patologia. Contudo, foi neste sentido que a minha prática se tornou um desafio, visto ter como objectivo primordial promover o desenvolvimento infantil em todos os contextos. É importante que o EESIP trabalhe a área da promoção do desenvolvimento infantil, de forma a ajudar a criança em parceria com a família, a desenvolver-se dentro dos padrões esperados para a sua idade. Este percurso contribuiu para um desenvolvimento pessoal e profissional promotor de competências de EESIP essenciais para a prestação de cuidados proficientes à criança/família.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-19
2011
2011-12-19T00:00:00Z
2012-08-07T13:12:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/8842
url http://hdl.handle.net/10400.14/8842
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131749810176000