Mecenato e autocelebração de Diogo Inácio Pina Manique nos anos noventa de Setecentos : o monumento a D.Maria I. Novos documentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Degortes, Michela
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/44528
Resumo: O monumento a D. Maria I, grandiosa obra evocativa do reinado mariano e do poder monárquico, aponta também para o prestígio do seu promotor, Pina Manique. O teor monumental e a iconografia da obra visaram evidenciar o poder alcançado pelo Intendente no âmbito do governo, associando a própria ação à da rainha no objetivo comum da preservação do Ancien Régime. Este ensaio debruça-se sobre as diversas fases da encomenda e realização do monumento, valendo-se também de documentos inéditos que vêm acrescentar novos dados à história e interpretação desta obra.
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spelling Mecenato e autocelebração de Diogo Inácio Pina Manique nos anos noventa de Setecentos : o monumento a D.Maria I. Novos documentosPatronage and vanity of Diogo Inácio Pina Manique in the nineties of the eighteenth-century : the monument to the Queen Mary I of Portugal. New documentsMonumento a D. Maria IManique, Diogo Inácio de Pina, 1733-1805De Rossi, Giovanni GherardoAguiar, João José de, 1770-1841RomaO monumento a D. Maria I, grandiosa obra evocativa do reinado mariano e do poder monárquico, aponta também para o prestígio do seu promotor, Pina Manique. O teor monumental e a iconografia da obra visaram evidenciar o poder alcançado pelo Intendente no âmbito do governo, associando a própria ação à da rainha no objetivo comum da preservação do Ancien Régime. Este ensaio debruça-se sobre as diversas fases da encomenda e realização do monumento, valendo-se também de documentos inéditos que vêm acrescentar novos dados à história e interpretação desta obra.The monument to the queen Maria I, majestic statue celebrating Maria's reign together with the power of monarchy, reveals the purpose of its patron Pina Manique to magnify his own prestige into the Court. Both the grandeur and the iconografy of the mounument suggested the power he reached in the government by supporting the queen in the aim of the preservation of the Ancien Régime. This paper focuses on the different phases of the commission of the statue, also thanks to new documents that come to increase the knowledge concerning its execution.Repositório da Universidade de LisboaDegortes, Michela2020-10-07T09:31:19Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/44528porDegortes, Michela. Mecenato e autocelebração de Diogo Inácio Pina Manique nos anos noventa de Setecentos: o monumento a D.Maria I. Novos documentos. ArtisOn 7/2018: 6-192183-7082https://doi.org/10.37935/aion.v0i7info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:45:37Zoai:repositorio.ul.pt:10451/44528Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:57:05.035423Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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