A aquisição do léxico na aula de ELE a partir do enfoque comunicativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Frederico Torcato Fernandes da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/38203
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
id RCAP_55a06a680fd485c0c4dbeb32e7be41f7
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/38203
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A aquisição do léxico na aula de ELE a partir do enfoque comunicativoL’acquisition du vocabulaire en cours de ELE à partir du focus communicatifCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e SecundárioO presente relatório de estágio, realizado no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, pretende apresentar todos os momentos que originaram a elaboração e a implementação do meu projeto de investigação-ação intitulado “A aquisição do léxico na aula de ELE a partir do enfoque comunicativo.” A primeira parte do relatório focar-se-á no enquadramento teórico e contextual da elaboração e implementação do referido projeto. Num primeiro instante, será apresentada a fundamentação teórica para o desenvolvimento do projeto, em que serão focados os dados sobre o léxico, sobre a sua aquisição e sobre a importância comunicativa na aprendizagem. O projeto procurou alterar um panorama deficiente de aquisição lexical, prejudicial para a comunicação em língua espanhola, através da elaboração e implementação de diversas estratégias. Num segundo momento, será feita a contextualização da intervenção pedagógica. Na segunda parte do relatório, será apresentada a descrição da intervenção pedagógica realizada no decorrer do Estágio Profissional, que levará à exposição de várias atividades implementadas no âmbito da concretização do Projeto e das estratégias introduzidas para o alcançar dos objectivos pretendidos para as aulas. Aliás, esse segundo capítulo pretenderá ser uma articulação entre a parte teórica do Estágio Profissional (projeto, investigação…) e a parte prática do mesmo (aulas), representando o desenrolar de todo o processo que tem sido o Estágio. Toda essa etapa de descrição da intervenção pedagógica será fundamentada igualmente pela análise de vários dados recolhidos ao longo do ano lectivo (Fichas formativas; Atividades e materiais relacionados com tema do Projeto; Questionário final de autoavaliação e de avaliação do trabalho realizado nas aulas do professor estagiário). O último capítulo do relatório será o das considerações finais, onde serão apresentadas as conclusões retiradas de todo este processo, salientando os resultados obtidos pela implementação do meu projeto.Le présent rapport, réalisé dans le cadre du Stage Professionnel du Master en Enseignement du Portugais et de l’Espagnol en Collège et Lycée, a pour but de représenter, de forme authentique, tous les moments qui sont à l’origine de l’élaboration et de l’application de mon projet d’investigation –action, dont le titre est « L’acquisition du vocabulaire en cours de ELE à partir du focus communicatif ». La première partie du rapport sera tournée vers l’encadrement théorique et contextuel de l’élaboration et de l’application du projet cité antérieurement. Dans un premier temps, aura lieu la présentation de la justification théorique du développement du projet, qui présentera des données sur le vocabulaire, son acquisition pour la communication et sur l’importance communicative de l’apprentissage. Le projet recherchait ainsi le changement de ce panorama déficitaire de l’acquisition lexical, préjudiciable à la communication en langue espagnole. Ensuite, aura lieu la contextualisation de l’intervention pédagogique, se centrant sur la caractérisation de l’école et de la classe. L’étude du contexte de l’intervention sera soutenue par la présentation de données relevées du questionnaire initial et de l’intermédiaire, permettant la définition du profil de la classe. Dans la seconde partie du rapport, aura lieu la présentation de la description de l’intervention pédagogique réalisée au cours du Stage Professionnel. Cette référence à la pratique pédagogique développée sera orientée vers la description des activités introduites dans le cadre de la concrétisation du projet, démontrant ainsi ses effets dans l’apprentissage des élèves lors des cours d’Espagnol Langue Étrangère (ELE). Parallèlement à cela, il y aura la description des stratégies introduites pour atteindre les objectifs prétendus pour les cours et défendus dans le Projet. D’ailleurs, ce second chapitre se voudra être une articulation entre la partie théorique du Stage Professionnel (Projet ; Matériel ; …) et la partie pratique du même (cours), tout en maintenant, de forme claire, les traits du développement de tout le procédé que fut le Stage. Toute cette partie de description de l’intervention pédagogique sera également soutenue par l’analyse de plusieurs données retirées tout au long de l’année scolaire (Fiches formatives ; Activités en rapport avec le thème du projet ; Questionnaire final d’auto-évaluation et de l’évaluation du travail réalisé par le professeur stagiaire). Le dernier chapitre de ce rapport abordera les conclusions retirées de ce travail, tout en soulignant les résultats obtenus à partir de l’application du projet.Dono López, PedroUniversidade do MinhoSilva, Frederico Torcato Fernandes da20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/38203por201514419info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:18:44Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/38203Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:11:34.622737Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A aquisição do léxico na aula de ELE a partir do enfoque comunicativo
L’acquisition du vocabulaire en cours de ELE à partir du focus communicatif
title A aquisição do léxico na aula de ELE a partir do enfoque comunicativo
spellingShingle A aquisição do léxico na aula de ELE a partir do enfoque comunicativo
Silva, Frederico Torcato Fernandes da
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A aquisição do léxico na aula de ELE a partir do enfoque comunicativo
title_full A aquisição do léxico na aula de ELE a partir do enfoque comunicativo
title_fullStr A aquisição do léxico na aula de ELE a partir do enfoque comunicativo
title_full_unstemmed A aquisição do léxico na aula de ELE a partir do enfoque comunicativo
title_sort A aquisição do léxico na aula de ELE a partir do enfoque comunicativo
author Silva, Frederico Torcato Fernandes da
author_facet Silva, Frederico Torcato Fernandes da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dono López, Pedro
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Frederico Torcato Fernandes da
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/38203
url http://hdl.handle.net/1822/38203
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201514419
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132548423483392