A universidade e a formação continuada dos professores no contexto das reformas educativas contemporâneas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Fernando Ilídio
Data de Publicação: 2011
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/16236
Resumo: A formação continuada faz hoje parte da vida profissional e pessoal dos professores, e também das escolas e das instituições formadoras, mas trata-se de uma problemática relativamente recente. Foi a partir dos anos de 1960-1970, com o surgimento dos sinais de crise dos sistemas escolares que ela adquiriu maior visibilidade social e política. Os poderes públicos passaram a adotar estratégias de concepção e implementação de grandes reformas, aplicadas de modo uniforme e generalizado, sendo a formação continuada dos professores concebida como um importante vetor dessas estratégias. Neste texto, analisa-se esta relação entre as reformas educativas contemporâneas e a formação continuada dos professores, considerando-se não apenas a morfologia das políticas e dos discursos educacionais como os seus efeitos nas subjetividades dos professores. A esse respeito, defende-se que o papel fundamental da universidade é o de criar dispositivos de apoio às escolas que possam contrariar o pensamento fatalista e resignado que se tem instalado na cultura profissional dos professores. Em grande medida, porém, a universidade tem desempenhado esse papel a reboque da agenda exógena das reformas educativas e manifestando uma incoerência entre o discurso que veicula – a colegialidade, a colaboração, o trabalho em equipe, a interdisciplinaridade etc. – e a cultura acadêmica hierárquica, competitiva e individualista que a caracteriza. É com base nessa análise crítica que se enunciam, no final do texto, outras abordagens possíveis, encarando a formação continuada numa perspectiva de educação de adultos e supondo, desse modo, uma relação diferente dos professores com a formação e entre esta e os contextos de trabalho e de convivência nas escolas.
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