Dar voz aos objectos: contributos dos documentos de vida na construção de um museu de escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Janeirinho, Luísa
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/15292
Resumo: A urgência da construção de um museu de escola emerge da necessidade de preservação de um património, rico em objectos e simbologias, e que, no nosso país, não tem sido alvo de uma conservação sistemática. Se a recolha dos objectos se reveste de grande significado porquanto eles apresentam o que a história e a memória tem de tangível, desocultar as mensagens condensadas nos objectos através de documentos de vida é a proposta deste trabalho. A apresentação de documentos de vida, sob a forma de testemunhos orais, extravasa a versão singular e individual da memória, uma vez que esta não é construída de forma solitária mas gerada no seio de uma cultura na qual o indivíduo foi socializado. Desta forma, a recolha de vários testemunhos, triangulada com informações de outra natureza (científica, técnica e pedagógica, entre outras), permite construir para cada objecto uma micro história onde se cruza a memória oficial aceite e aquela que resulta do verdadeiro exercício da vida de cada sujeito, inserido no seu grupo social. Assim, estas micro histórias, quando integradas nas fichas de inventário, permitem um conhecimento mais aprofundado de cada objecto recolhido que não se circunscreve à descrição de características físicas e funcionais mas possibilita a compreensão mais totalizante da forma como cada um dos artefactos se relacionou na vida dos seus utilizadores. / *** Abstract - The urgency on building a school museum emerges from the need of preservation of an inheritance, which is plenty of objects and symbolic features, that has not been systematically preserved in our country. The aim of this work relies on the need of uncover the different messages that are compacted inside the objects through life documents. These objects represent a vast and tangible history, and even a memory, thus, it is very important and meaningful to preserve and collect them. The presentation of life documents beneath oral expression testimonies overflows the singular and individual version of memory since it is not build on a solitary way but it is generated within a culture in which the individual had been socialized. Thus, it is important to collect several testimonies, also based on other sources of information (scientific, technical and pedagogic informations, among others), in order to allow the construction to each object of a micro-history where the acceptable official memory is intersected with the one originated from the truthful life practice of each individual within its social group. These micro-histories allow a deeper knowledge of each object previously collected, when they are integrated on specific register cards. Not only is this knowledge composed of a physical and functional description, but it also enables a whole comprehension of the relationship between each object and its users.
id RCAP_55b852eeec4b1e169c6baee3908d1ebf
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/15292
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Dar voz aos objectos: contributos dos documentos de vida na construção de um museu de escolaMuseusMuseologiaGestão de museusAspectos sociaisMuseu de escolaA urgência da construção de um museu de escola emerge da necessidade de preservação de um património, rico em objectos e simbologias, e que, no nosso país, não tem sido alvo de uma conservação sistemática. Se a recolha dos objectos se reveste de grande significado porquanto eles apresentam o que a história e a memória tem de tangível, desocultar as mensagens condensadas nos objectos através de documentos de vida é a proposta deste trabalho. A apresentação de documentos de vida, sob a forma de testemunhos orais, extravasa a versão singular e individual da memória, uma vez que esta não é construída de forma solitária mas gerada no seio de uma cultura na qual o indivíduo foi socializado. Desta forma, a recolha de vários testemunhos, triangulada com informações de outra natureza (científica, técnica e pedagógica, entre outras), permite construir para cada objecto uma micro história onde se cruza a memória oficial aceite e aquela que resulta do verdadeiro exercício da vida de cada sujeito, inserido no seu grupo social. Assim, estas micro histórias, quando integradas nas fichas de inventário, permitem um conhecimento mais aprofundado de cada objecto recolhido que não se circunscreve à descrição de características físicas e funcionais mas possibilita a compreensão mais totalizante da forma como cada um dos artefactos se relacionou na vida dos seus utilizadores. / *** Abstract - The urgency on building a school museum emerges from the need of preservation of an inheritance, which is plenty of objects and symbolic features, that has not been systematically preserved in our country. The aim of this work relies on the need of uncover the different messages that are compacted inside the objects through life documents. These objects represent a vast and tangible history, and even a memory, thus, it is very important and meaningful to preserve and collect them. The presentation of life documents beneath oral expression testimonies overflows the singular and individual version of memory since it is not build on a solitary way but it is generated within a culture in which the individual had been socialized. Thus, it is important to collect several testimonies, also based on other sources of information (scientific, technical and pedagogic informations, among others), in order to allow the construction to each object of a micro-history where the acceptable official memory is intersected with the one originated from the truthful life practice of each individual within its social group. These micro-histories allow a deeper knowledge of each object previously collected, when they are integrated on specific register cards. Not only is this knowledge composed of a physical and functional description, but it also enables a whole comprehension of the relationship between each object and its users.Universidade de Évora2015-09-01T10:32:44Z2015-09-012003-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/15292http://hdl.handle.net/10174/15292pordep. C.S.luisajaneirinho@sapo.pt711Janeirinho, Luísainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:00:29Zoai:dspace.uevora.pt:10174/15292Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:35.169819Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Dar voz aos objectos: contributos dos documentos de vida na construção de um museu de escola
title Dar voz aos objectos: contributos dos documentos de vida na construção de um museu de escola
spellingShingle Dar voz aos objectos: contributos dos documentos de vida na construção de um museu de escola
Janeirinho, Luísa
Museus
Museologia
Gestão de museus
Aspectos sociais
Museu de escola
title_short Dar voz aos objectos: contributos dos documentos de vida na construção de um museu de escola
title_full Dar voz aos objectos: contributos dos documentos de vida na construção de um museu de escola
title_fullStr Dar voz aos objectos: contributos dos documentos de vida na construção de um museu de escola
title_full_unstemmed Dar voz aos objectos: contributos dos documentos de vida na construção de um museu de escola
title_sort Dar voz aos objectos: contributos dos documentos de vida na construção de um museu de escola
author Janeirinho, Luísa
author_facet Janeirinho, Luísa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Janeirinho, Luísa
dc.subject.por.fl_str_mv Museus
Museologia
Gestão de museus
Aspectos sociais
Museu de escola
topic Museus
Museologia
Gestão de museus
Aspectos sociais
Museu de escola
description A urgência da construção de um museu de escola emerge da necessidade de preservação de um património, rico em objectos e simbologias, e que, no nosso país, não tem sido alvo de uma conservação sistemática. Se a recolha dos objectos se reveste de grande significado porquanto eles apresentam o que a história e a memória tem de tangível, desocultar as mensagens condensadas nos objectos através de documentos de vida é a proposta deste trabalho. A apresentação de documentos de vida, sob a forma de testemunhos orais, extravasa a versão singular e individual da memória, uma vez que esta não é construída de forma solitária mas gerada no seio de uma cultura na qual o indivíduo foi socializado. Desta forma, a recolha de vários testemunhos, triangulada com informações de outra natureza (científica, técnica e pedagógica, entre outras), permite construir para cada objecto uma micro história onde se cruza a memória oficial aceite e aquela que resulta do verdadeiro exercício da vida de cada sujeito, inserido no seu grupo social. Assim, estas micro histórias, quando integradas nas fichas de inventário, permitem um conhecimento mais aprofundado de cada objecto recolhido que não se circunscreve à descrição de características físicas e funcionais mas possibilita a compreensão mais totalizante da forma como cada um dos artefactos se relacionou na vida dos seus utilizadores. / *** Abstract - The urgency on building a school museum emerges from the need of preservation of an inheritance, which is plenty of objects and symbolic features, that has not been systematically preserved in our country. The aim of this work relies on the need of uncover the different messages that are compacted inside the objects through life documents. These objects represent a vast and tangible history, and even a memory, thus, it is very important and meaningful to preserve and collect them. The presentation of life documents beneath oral expression testimonies overflows the singular and individual version of memory since it is not build on a solitary way but it is generated within a culture in which the individual had been socialized. Thus, it is important to collect several testimonies, also based on other sources of information (scientific, technical and pedagogic informations, among others), in order to allow the construction to each object of a micro-history where the acceptable official memory is intersected with the one originated from the truthful life practice of each individual within its social group. These micro-histories allow a deeper knowledge of each object previously collected, when they are integrated on specific register cards. Not only is this knowledge composed of a physical and functional description, but it also enables a whole comprehension of the relationship between each object and its users.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-01-01T00:00:00Z
2015-09-01T10:32:44Z
2015-09-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/15292
http://hdl.handle.net/10174/15292
url http://hdl.handle.net/10174/15292
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv dep. C.S.
luisajaneirinho@sapo.pt
711
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136560318251008