Relatório da prática de ensino supervisionada - Identidade e representação dos jovens: o uso das novas tecnologias de comunicação como produtoras de imaginários e narrativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sequeira, Filipe Emanuel Machado
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/12976
Resumo: Resultante do processo evolutivo da tecnologia como maior veículo de comunicação, pretendo investigar como os jovens se tornam produtores de imagens e narrativas visuais em plataformas digitais nos processos sociais de construção identitária. O objetivo é pesquisar como as redes sociais estão hoje a formar novos imaginários e conceitos de identidade, a fim de criar estratégias educacionais a por em prática em contexto educativo. Pretendo perceber como se pode utilizar metodologias educativas como o DBAE, assim como os Estudos da Cultura Visual e Literacia Visual para desenvolver competências críticas, analíticas e de comunicação visual. Repensar o currículo artístico apresenta-se como uma necessidade primária, reformulando metodologias de ensino/aprendizagem direcionadas para o uso da TIC – Tecnologias da Informação e Comunicação; Abstract: Identity and representation of young people – Use of new communication technologies as producers of imaginaries and narratives Taking into account the evolutionary process of technology as a larger communication vehicle, I propose to investigate how young people become producers of images and visual narratives on digital platforms in the social processes of identity construction. The objective is to investigate how social networks are now forming new imaginaries and identity concepts in order to create educational strategies to put into practice in an educational context. I intend to understand how these, as well as Visual Culture Studies and Visual Literacy skills, can be used in DBAE educational methodologies to develop critical, analytical and visual communication Rethinking the arts curriculum is therefore a primary need, namely reshaping teaching / learning directed to the use of ICT - Information Technology and Communication.
id RCAP_55b8b3f3a4ed94ce76b469884ebf40df
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/12976
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da prática de ensino supervisionada - Identidade e representação dos jovens: o uso das novas tecnologias de comunicação como produtoras de imaginários e narrativasIdentidadeTICLiteraciaDBAEStorytellingEducação artes visuaisIdentityICTLiteracyDBAEStorytellingVisual arts educationResultante do processo evolutivo da tecnologia como maior veículo de comunicação, pretendo investigar como os jovens se tornam produtores de imagens e narrativas visuais em plataformas digitais nos processos sociais de construção identitária. O objetivo é pesquisar como as redes sociais estão hoje a formar novos imaginários e conceitos de identidade, a fim de criar estratégias educacionais a por em prática em contexto educativo. Pretendo perceber como se pode utilizar metodologias educativas como o DBAE, assim como os Estudos da Cultura Visual e Literacia Visual para desenvolver competências críticas, analíticas e de comunicação visual. Repensar o currículo artístico apresenta-se como uma necessidade primária, reformulando metodologias de ensino/aprendizagem direcionadas para o uso da TIC – Tecnologias da Informação e Comunicação; Abstract: Identity and representation of young people – Use of new communication technologies as producers of imaginaries and narratives Taking into account the evolutionary process of technology as a larger communication vehicle, I propose to investigate how young people become producers of images and visual narratives on digital platforms in the social processes of identity construction. The objective is to investigate how social networks are now forming new imaginaries and identity concepts in order to create educational strategies to put into practice in an educational context. I intend to understand how these, as well as Visual Culture Studies and Visual Literacy skills, can be used in DBAE educational methodologies to develop critical, analytical and visual communication Rethinking the arts curriculum is therefore a primary need, namely reshaping teaching / learning directed to the use of ICT - Information Technology and Communication.Universidade de Évora2015-02-25T17:25:27Z2015-02-252014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/12976http://hdl.handle.net/10174/12976TID:201234254porDepartamento de Pedagogia e Educaçãofsekeira@hotmail.com672Sequeira, Filipe Emanuel Machadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:56:58Zoai:dspace.uevora.pt:10174/12976Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:58.304283Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da prática de ensino supervisionada - Identidade e representação dos jovens: o uso das novas tecnologias de comunicação como produtoras de imaginários e narrativas
title Relatório da prática de ensino supervisionada - Identidade e representação dos jovens: o uso das novas tecnologias de comunicação como produtoras de imaginários e narrativas
spellingShingle Relatório da prática de ensino supervisionada - Identidade e representação dos jovens: o uso das novas tecnologias de comunicação como produtoras de imaginários e narrativas
Sequeira, Filipe Emanuel Machado
Identidade
TIC
Literacia
DBAE
Storytelling
Educação artes visuais
Identity
ICT
Literacy
DBAE
Storytelling
Visual arts education
title_short Relatório da prática de ensino supervisionada - Identidade e representação dos jovens: o uso das novas tecnologias de comunicação como produtoras de imaginários e narrativas
title_full Relatório da prática de ensino supervisionada - Identidade e representação dos jovens: o uso das novas tecnologias de comunicação como produtoras de imaginários e narrativas
title_fullStr Relatório da prática de ensino supervisionada - Identidade e representação dos jovens: o uso das novas tecnologias de comunicação como produtoras de imaginários e narrativas
title_full_unstemmed Relatório da prática de ensino supervisionada - Identidade e representação dos jovens: o uso das novas tecnologias de comunicação como produtoras de imaginários e narrativas
title_sort Relatório da prática de ensino supervisionada - Identidade e representação dos jovens: o uso das novas tecnologias de comunicação como produtoras de imaginários e narrativas
author Sequeira, Filipe Emanuel Machado
author_facet Sequeira, Filipe Emanuel Machado
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sequeira, Filipe Emanuel Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade
TIC
Literacia
DBAE
Storytelling
Educação artes visuais
Identity
ICT
Literacy
DBAE
Storytelling
Visual arts education
topic Identidade
TIC
Literacia
DBAE
Storytelling
Educação artes visuais
Identity
ICT
Literacy
DBAE
Storytelling
Visual arts education
description Resultante do processo evolutivo da tecnologia como maior veículo de comunicação, pretendo investigar como os jovens se tornam produtores de imagens e narrativas visuais em plataformas digitais nos processos sociais de construção identitária. O objetivo é pesquisar como as redes sociais estão hoje a formar novos imaginários e conceitos de identidade, a fim de criar estratégias educacionais a por em prática em contexto educativo. Pretendo perceber como se pode utilizar metodologias educativas como o DBAE, assim como os Estudos da Cultura Visual e Literacia Visual para desenvolver competências críticas, analíticas e de comunicação visual. Repensar o currículo artístico apresenta-se como uma necessidade primária, reformulando metodologias de ensino/aprendizagem direcionadas para o uso da TIC – Tecnologias da Informação e Comunicação; Abstract: Identity and representation of young people – Use of new communication technologies as producers of imaginaries and narratives Taking into account the evolutionary process of technology as a larger communication vehicle, I propose to investigate how young people become producers of images and visual narratives on digital platforms in the social processes of identity construction. The objective is to investigate how social networks are now forming new imaginaries and identity concepts in order to create educational strategies to put into practice in an educational context. I intend to understand how these, as well as Visual Culture Studies and Visual Literacy skills, can be used in DBAE educational methodologies to develop critical, analytical and visual communication Rethinking the arts curriculum is therefore a primary need, namely reshaping teaching / learning directed to the use of ICT - Information Technology and Communication.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2015-02-25T17:25:27Z
2015-02-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/12976
http://hdl.handle.net/10174/12976
TID:201234254
url http://hdl.handle.net/10174/12976
identifier_str_mv TID:201234254
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
fsekeira@hotmail.com
672
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136544763674624