Colaboração escola/autarquia na construção da comunidade educativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/7924 |
Resumo: | A autarquia e a escola são duas grandes entidades da sociedade actual. Colaboração mútua entre elas, traduz-se em benefícios para todos os intervenientes da comunidade educativa. Impõe-se que se desenvolvam acções que aproximem a autarquia da escola, no sentido de uma relação efectiva rumo a uma educação/formação das nossas crianças e jovens. É necessário, pois, que a autarquia e a escola se conheçam, reflictam em conjunto, de forma a agir coordenadamente, sempre num mesmo sentido. O envolvimento da autarquia, a relação autarquia/escola tem vindo a ser motivo de interesse crescente a nível das políticas educativas e da sociedade em geral, no entanto, verifica-se que, apesar da legislação actual favorecer o envolvimento da autarquia, as dificuldades persistem e os obstáculos a transpor ainda são muitos. Neste sentido, o presente trabalho propõe-se identificar e interpretar a opinião dos professores acerca da participação da autarquia em colaboração com a escola na construção de uma comunidade educativa, através da auscultação da sua opinião sobre essa mesma colaboração e relacionamento. |
id |
RCAP_55daf0ba76bffd91e8de09d8516b877e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/7924 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Colaboração escola/autarquia na construção da comunidade educativaAdministração do ensinoCooperação em educaçãoEducação comunitáriaRelações escola-governoA autarquia e a escola são duas grandes entidades da sociedade actual. Colaboração mútua entre elas, traduz-se em benefícios para todos os intervenientes da comunidade educativa. Impõe-se que se desenvolvam acções que aproximem a autarquia da escola, no sentido de uma relação efectiva rumo a uma educação/formação das nossas crianças e jovens. É necessário, pois, que a autarquia e a escola se conheçam, reflictam em conjunto, de forma a agir coordenadamente, sempre num mesmo sentido. O envolvimento da autarquia, a relação autarquia/escola tem vindo a ser motivo de interesse crescente a nível das políticas educativas e da sociedade em geral, no entanto, verifica-se que, apesar da legislação actual favorecer o envolvimento da autarquia, as dificuldades persistem e os obstáculos a transpor ainda são muitos. Neste sentido, o presente trabalho propõe-se identificar e interpretar a opinião dos professores acerca da participação da autarquia em colaboração com a escola na construção de uma comunidade educativa, através da auscultação da sua opinião sobre essa mesma colaboração e relacionamento.The autarchy and the school are two great entities of the current society. Mutual collaboration between them, one translates for benefits for all the intervenient ones of the educative community. One imposes what develop actions that bring near the autarchy of the school, in the sense of an effective relation bound for an education / formation of our children and young persons. It is necessary therefore that the municipality and the school know each other reflect together, to act coordinately, always in the same direction. The involvement of the local authority, the authority relationship / school has a vested interest be cause for increasing the level of political education and society in general, however, it appears that despite the current legislation to favor the involvement of the local authority, difficulties persist and obstacles to cross are still many. In this sense, the present work is proposed to identify and to interpret the opinion about the participation of the autarchy in collaboration with the school in the construction of an educative community, through the auscultation of the opinion of the teachers on the vision who have on the same collaboration and relationship.Universidade de Aveiro2012-04-10T11:35:23Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/7924porCardoso, Rui Gualdino de Jesus Vicenteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:13:39Zoai:ria.ua.pt:10773/7924Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:45:24.446557Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Colaboração escola/autarquia na construção da comunidade educativa |
title |
Colaboração escola/autarquia na construção da comunidade educativa |
spellingShingle |
Colaboração escola/autarquia na construção da comunidade educativa Cardoso, Rui Gualdino de Jesus Vicente Administração do ensino Cooperação em educação Educação comunitária Relações escola-governo |
title_short |
Colaboração escola/autarquia na construção da comunidade educativa |
title_full |
Colaboração escola/autarquia na construção da comunidade educativa |
title_fullStr |
Colaboração escola/autarquia na construção da comunidade educativa |
title_full_unstemmed |
Colaboração escola/autarquia na construção da comunidade educativa |
title_sort |
Colaboração escola/autarquia na construção da comunidade educativa |
author |
Cardoso, Rui Gualdino de Jesus Vicente |
author_facet |
Cardoso, Rui Gualdino de Jesus Vicente |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Rui Gualdino de Jesus Vicente |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração do ensino Cooperação em educação Educação comunitária Relações escola-governo |
topic |
Administração do ensino Cooperação em educação Educação comunitária Relações escola-governo |
description |
A autarquia e a escola são duas grandes entidades da sociedade actual. Colaboração mútua entre elas, traduz-se em benefícios para todos os intervenientes da comunidade educativa. Impõe-se que se desenvolvam acções que aproximem a autarquia da escola, no sentido de uma relação efectiva rumo a uma educação/formação das nossas crianças e jovens. É necessário, pois, que a autarquia e a escola se conheçam, reflictam em conjunto, de forma a agir coordenadamente, sempre num mesmo sentido. O envolvimento da autarquia, a relação autarquia/escola tem vindo a ser motivo de interesse crescente a nível das políticas educativas e da sociedade em geral, no entanto, verifica-se que, apesar da legislação actual favorecer o envolvimento da autarquia, as dificuldades persistem e os obstáculos a transpor ainda são muitos. Neste sentido, o presente trabalho propõe-se identificar e interpretar a opinião dos professores acerca da participação da autarquia em colaboração com a escola na construção de uma comunidade educativa, através da auscultação da sua opinião sobre essa mesma colaboração e relacionamento. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2011 2012-04-10T11:35:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/7924 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/7924 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137505813987328 |