As apostas desportivas numa perspetiva económica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/41687 |
Resumo: | Este estudo relativo às apostas desportivas numa perspetiva económica surge como uma tentativa de compreender a ligação dos mercados das apostas com os restantes mercados financeiros, explorando aqueles que são os formatos das casas de apostas disponíveis, online e tradicionais, passando pelo estudo do comportamento do ser humano e dos vieses cognitivos no âmbito dos referidos mercados através da disciplina de Economia Comportamental. Com o objetivo de testar e recolher um conjunto de informação fidedigna aproximada da realidade, capaz de caracterizar aquele que é o mercado das apostas desportivas em Portugal de forma real e clara, foi elaborado um questionário neste âmbito. Este versava essencialmente sobre o perfil do apostador português, as preferências do mesmo no que diz respeito às casas de apostas, sejam elas no formato online e tradicional, e jogos disponibilizados nestas, bem como o comportamento do mesmo no referido mercado. Este questionário foi disponibilizado online em alguns fóruns de apostas, bem como foi enviado a amigos e conhecidos que têm por hábito realizar apostas nos dois formatos de casas acima referidos. Foi possível concluir que o apostador português é nomeadamente do género masculino, pertencendo a uma faixa etária mais jovem e despreocupada em parte com as suas perdas, tendo como intenção despender o mínimo possível de dinheiro para efetuar as suas apostas, atendendo à realidade financeira e conjuntura económica nos dias que decorrem, bem como mantém o gosto e o hábito de apostar nas casas de apostas tradicionais. Foi também alvo de conclusão que o futebol, na qualidade de desporto e de jogo de aposta, continua a ser a principal preferência para a comunidade apostadora portuguesa, traduzindo-se em receitas bastante elevadas para o país. É ainda de referir que, pouco menos de metade dos apostadores ponderam deixar de apostar face a alguns motivos de carácter social, pessoal e financeiro. |
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As apostas desportivas numa perspetiva económicaApostas desportivasMercado financeiroCasas de apostasEconomia comportamentalPerfil do apostadorTeses de mestrado - 2019DireitoEste estudo relativo às apostas desportivas numa perspetiva económica surge como uma tentativa de compreender a ligação dos mercados das apostas com os restantes mercados financeiros, explorando aqueles que são os formatos das casas de apostas disponíveis, online e tradicionais, passando pelo estudo do comportamento do ser humano e dos vieses cognitivos no âmbito dos referidos mercados através da disciplina de Economia Comportamental. Com o objetivo de testar e recolher um conjunto de informação fidedigna aproximada da realidade, capaz de caracterizar aquele que é o mercado das apostas desportivas em Portugal de forma real e clara, foi elaborado um questionário neste âmbito. Este versava essencialmente sobre o perfil do apostador português, as preferências do mesmo no que diz respeito às casas de apostas, sejam elas no formato online e tradicional, e jogos disponibilizados nestas, bem como o comportamento do mesmo no referido mercado. Este questionário foi disponibilizado online em alguns fóruns de apostas, bem como foi enviado a amigos e conhecidos que têm por hábito realizar apostas nos dois formatos de casas acima referidos. Foi possível concluir que o apostador português é nomeadamente do género masculino, pertencendo a uma faixa etária mais jovem e despreocupada em parte com as suas perdas, tendo como intenção despender o mínimo possível de dinheiro para efetuar as suas apostas, atendendo à realidade financeira e conjuntura económica nos dias que decorrem, bem como mantém o gosto e o hábito de apostar nas casas de apostas tradicionais. Foi também alvo de conclusão que o futebol, na qualidade de desporto e de jogo de aposta, continua a ser a principal preferência para a comunidade apostadora portuguesa, traduzindo-se em receitas bastante elevadas para o país. É ainda de referir que, pouco menos de metade dos apostadores ponderam deixar de apostar face a alguns motivos de carácter social, pessoal e financeiro.This study regarding the topic “Sports Betting from an Economic Perspective”, attempts to understand the connection between gambling markets and the remaining financial markets. We approach the different formats of bookmakers, online and traditional, through the study of the behavior of the human being and its cognitive bias in the above-mentioned markets using a Behavioral Economics perspective. With the objective of testing and collecting a reliable and accurate amount of information, capable of characterizing the sports betting market in Portugal, we have drawn up a questionnaire, which was essentially intended to trace the profile of the Portuguese gambler, its preferences regarding bookmakers and their behavior in the market. This questionnaire was made available online in some Sports betting forums, as well as available to individuals who have the habit of placing bets on physical and online bookmakers. Considering the results obtained, we have concluded that the Portuguese betting community is mainly from the male gender, belonging to a younger age group and indifferent to their losses. Normally, when placing bets, they intend to spend as little as possible, this is mainly due to today’s financial reality and conjuncture. Finally, in Portugal, the gambler has still the habit of betting on traditional (physical) bookmakers. Football, continues to be the main preference for the Portuguese betting community, which translates into very high revenues for the country. It should also be noted that just less than half of our sample considers to stop betting for any social, personal or financial reasons.Saraiva, Rute Neto Cabrita e GilRepositório da Universidade de LisboaMelchior, João Miguel Magalhães2020-02-06T18:56:37Z2019-12-172019-12-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/41687porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:41:15Zoai:repositorio.ul.pt:10451/41687Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:54:56.128516Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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