As narrativas digitais na aprendizagem dos alunos do 1.o ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Susana
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/38350
Resumo: As narrativas digitais desempenham um papel muito relevante nas aprendizagens dos alunos, quer na aquisição de conhecimentos, competências e valores, quer nas atividades de carácter lúdico. Neste sentido, o concurso “Conta-nos uma História – podcast na Educação”, promovido pelo Ministério da Educação (ME) apresentou, recentemente, uma nova categoria de participação, introduzindo a língua inglesa para o conto de histórias digitais, intitulada “Once Upon a Time...”. É de referir que o inglês faz parte do currículo do 1.o ciclo do ensino básico, obrigatório para os 3.o e 4.o anos de escolaridade. Neste artigo propomo-nos apresentar uma experiência de ensino e aprendizagem realizada no âmbito de sala de aula, para alunos do primeiro ciclo do ensino básico, em articulação com a disciplina de inglês, baseada na metodologia de projeto e na aprendizagem colaborativa, que teve como produto final uma narrativa digital para o concurso “Conta-nos uma História”.
id RCAP_55e314b7adca9c59b158fcb230b9b87e
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/38350
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As narrativas digitais na aprendizagem dos alunos do 1.o ciclo do ensino básicoNarrativas digitaisEducação para os mediaTICMultiliteraciasDiversidade linguísticaAs narrativas digitais desempenham um papel muito relevante nas aprendizagens dos alunos, quer na aquisição de conhecimentos, competências e valores, quer nas atividades de carácter lúdico. Neste sentido, o concurso “Conta-nos uma História – podcast na Educação”, promovido pelo Ministério da Educação (ME) apresentou, recentemente, uma nova categoria de participação, introduzindo a língua inglesa para o conto de histórias digitais, intitulada “Once Upon a Time...”. É de referir que o inglês faz parte do currículo do 1.o ciclo do ensino básico, obrigatório para os 3.o e 4.o anos de escolaridade. Neste artigo propomo-nos apresentar uma experiência de ensino e aprendizagem realizada no âmbito de sala de aula, para alunos do primeiro ciclo do ensino básico, em articulação com a disciplina de inglês, baseada na metodologia de projeto e na aprendizagem colaborativa, que teve como produto final uma narrativa digital para o concurso “Conta-nos uma História”.Digital narratives play a very important role in students' learning, both in the acquisition of knowledge, skills and values, and in activities of a playful nature. In this sense, the contest "Tell us a Story -podcast in Education", sponsored by the Ministry of Education (ME) recently presented a new category of participation, introducing theEnglish language for the story of digital stories, entitled "Once Upon Time ... ". It should be noted that English is part of the curriculum of the 1st cycle of basic education, compulsory for the 3rd and 4th years of schooling. In this article we proposeto present a teaching and learning experience carried out in the classroom, for students of the first cycle of basic education, in articulation with the English language, based on the methodology of the project and collaborative learning whose final product was a digital narrative for the contest "Tell us a Story".Universidade de Aveiro2023-07-04T15:23:12Z2019-04-10T00:00:00Z2019-04-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/38350por1647-730810.34624/ilcj.v8i1.1795Vasconcelos, Susanainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:14:52Zoai:ria.ua.pt:10773/38350Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:08:49.309435Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As narrativas digitais na aprendizagem dos alunos do 1.o ciclo do ensino básico
title As narrativas digitais na aprendizagem dos alunos do 1.o ciclo do ensino básico
spellingShingle As narrativas digitais na aprendizagem dos alunos do 1.o ciclo do ensino básico
Vasconcelos, Susana
Narrativas digitais
Educação para os media
TIC
Multiliteracias
Diversidade linguística
title_short As narrativas digitais na aprendizagem dos alunos do 1.o ciclo do ensino básico
title_full As narrativas digitais na aprendizagem dos alunos do 1.o ciclo do ensino básico
title_fullStr As narrativas digitais na aprendizagem dos alunos do 1.o ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed As narrativas digitais na aprendizagem dos alunos do 1.o ciclo do ensino básico
title_sort As narrativas digitais na aprendizagem dos alunos do 1.o ciclo do ensino básico
author Vasconcelos, Susana
author_facet Vasconcelos, Susana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos, Susana
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativas digitais
Educação para os media
TIC
Multiliteracias
Diversidade linguística
topic Narrativas digitais
Educação para os media
TIC
Multiliteracias
Diversidade linguística
description As narrativas digitais desempenham um papel muito relevante nas aprendizagens dos alunos, quer na aquisição de conhecimentos, competências e valores, quer nas atividades de carácter lúdico. Neste sentido, o concurso “Conta-nos uma História – podcast na Educação”, promovido pelo Ministério da Educação (ME) apresentou, recentemente, uma nova categoria de participação, introduzindo a língua inglesa para o conto de histórias digitais, intitulada “Once Upon a Time...”. É de referir que o inglês faz parte do currículo do 1.o ciclo do ensino básico, obrigatório para os 3.o e 4.o anos de escolaridade. Neste artigo propomo-nos apresentar uma experiência de ensino e aprendizagem realizada no âmbito de sala de aula, para alunos do primeiro ciclo do ensino básico, em articulação com a disciplina de inglês, baseada na metodologia de projeto e na aprendizagem colaborativa, que teve como produto final uma narrativa digital para o concurso “Conta-nos uma História”.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-10T00:00:00Z
2019-04-10
2023-07-04T15:23:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/38350
url http://hdl.handle.net/10773/38350
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1647-7308
10.34624/ilcj.v8i1.1795
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137739774361600