Reiki

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coutinho, Maria Isabel
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/9222
Resumo: Ao longo do século XXI tem-se verificado que o interesse pelas profissões no âmbito da saúde e pelas terapêuticas não convencionais tem vindo a aumentar significativamente, o que pode ser comprovado através dos inúmeros programas de televisão, rádio, artigos de jornais e revistas que abordam os tratamentos holísticos e referenciam as múltiplas formas de melhorar a vida das pessoas em termos físicos, emocionais e psicológicos. Desta forma também nós sentimos interesse em aprofundar este tema e o ponto de viragem, em termos concretos, deu-se após a realização dos dois primeiros níveis do curso de Jikiden Reiki. Assim, a motivação para a realização deste relatório enquadra-se no contexto em que atualmente vivemos, ou seja, na procura pessoal de explicações para alguns aspetos da prática profissional enquanto fisioterapeuta e simultaneamente professora de exercícios terapêuticos, onde o contacto com o corpo dos doentes e dos estudantes é uma realidade, o que exige a colocação das mãos de forma adequada na realização dos tratamentos. Desta forma, ao longo do período de licença sabática foram aprofundados os conhecimentos de Reiki, enquanto praticante e, em simultâneo, estudaram-se alguns aspetos deste método e das suas técnicas de relaxamento, conscientes de que o aprofundamento do mesmo, bem como das capacidade e competências inerentes, pode conduzir a uma prática profissional, enquanto fisioterapeuta e docente, mais efetiva. Assim, apresentam-se algumas informações gerais que permitem contextualizar o Reiki e o método desenvolvido originalmente no Japão pelo seu fundador o Dr. Mikao Usui. O Reiki teve o seu inicio nos anos 20 do século XX e foi desenvolvido por este estudioso japonês, que descobriu uma forma de canalizar energia terapêutica, criando o método que em japonês se denomina por Shin Shin Kaizen Usui Reiki Ryoho e que no ocidente é conhecido apenas por Reiki. O Reiki, que em japonês significa «energia universal», é um método composto por um conjunto de técnicas seguras, suaves e não invasivas que se centra na colocação das mãos nas zonas do corpo da própria pessoa ou de outras pessoas, mobilizando a energia circundante para tratar as alterações físicas, sendo, no entanto, muito mais do que uma terapia física e podendo ser considerado um sistema holístico que serve para equilibrar, tratar e trazer harmonia em todos os aspetos do corpo, mente e emoções, através da promoção do relaxamento, sensação de plenitude e bem-estar, criando motivação para o autoconhecimento, o crescimento e o desenvolvimento pessoal.
id RCAP_55f03ae9339204bbc3202f3d3022af7e
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9222
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling ReikiReikiHistória do reikiFormação em jiriden reikiAo longo do século XXI tem-se verificado que o interesse pelas profissões no âmbito da saúde e pelas terapêuticas não convencionais tem vindo a aumentar significativamente, o que pode ser comprovado através dos inúmeros programas de televisão, rádio, artigos de jornais e revistas que abordam os tratamentos holísticos e referenciam as múltiplas formas de melhorar a vida das pessoas em termos físicos, emocionais e psicológicos. Desta forma também nós sentimos interesse em aprofundar este tema e o ponto de viragem, em termos concretos, deu-se após a realização dos dois primeiros níveis do curso de Jikiden Reiki. Assim, a motivação para a realização deste relatório enquadra-se no contexto em que atualmente vivemos, ou seja, na procura pessoal de explicações para alguns aspetos da prática profissional enquanto fisioterapeuta e simultaneamente professora de exercícios terapêuticos, onde o contacto com o corpo dos doentes e dos estudantes é uma realidade, o que exige a colocação das mãos de forma adequada na realização dos tratamentos. Desta forma, ao longo do período de licença sabática foram aprofundados os conhecimentos de Reiki, enquanto praticante e, em simultâneo, estudaram-se alguns aspetos deste método e das suas técnicas de relaxamento, conscientes de que o aprofundamento do mesmo, bem como das capacidade e competências inerentes, pode conduzir a uma prática profissional, enquanto fisioterapeuta e docente, mais efetiva. Assim, apresentam-se algumas informações gerais que permitem contextualizar o Reiki e o método desenvolvido originalmente no Japão pelo seu fundador o Dr. Mikao Usui. O Reiki teve o seu inicio nos anos 20 do século XX e foi desenvolvido por este estudioso japonês, que descobriu uma forma de canalizar energia terapêutica, criando o método que em japonês se denomina por Shin Shin Kaizen Usui Reiki Ryoho e que no ocidente é conhecido apenas por Reiki. O Reiki, que em japonês significa «energia universal», é um método composto por um conjunto de técnicas seguras, suaves e não invasivas que se centra na colocação das mãos nas zonas do corpo da própria pessoa ou de outras pessoas, mobilizando a energia circundante para tratar as alterações físicas, sendo, no entanto, muito mais do que uma terapia física e podendo ser considerado um sistema holístico que serve para equilibrar, tratar e trazer harmonia em todos os aspetos do corpo, mente e emoções, através da promoção do relaxamento, sensação de plenitude e bem-estar, criando motivação para o autoconhecimento, o crescimento e o desenvolvimento pessoal.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de LisboaRCIPLCoutinho, Maria Isabel2018-12-29T21:19:42Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9222porCoutinho I. Reiki [Thesis]. Lisboa: Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa; 2017.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:57:40Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9222Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:50.431184Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Reiki
title Reiki
spellingShingle Reiki
Coutinho, Maria Isabel
Reiki
História do reiki
Formação em jiriden reiki
title_short Reiki
title_full Reiki
title_fullStr Reiki
title_full_unstemmed Reiki
title_sort Reiki
author Coutinho, Maria Isabel
author_facet Coutinho, Maria Isabel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Coutinho, Maria Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv Reiki
História do reiki
Formação em jiriden reiki
topic Reiki
História do reiki
Formação em jiriden reiki
description Ao longo do século XXI tem-se verificado que o interesse pelas profissões no âmbito da saúde e pelas terapêuticas não convencionais tem vindo a aumentar significativamente, o que pode ser comprovado através dos inúmeros programas de televisão, rádio, artigos de jornais e revistas que abordam os tratamentos holísticos e referenciam as múltiplas formas de melhorar a vida das pessoas em termos físicos, emocionais e psicológicos. Desta forma também nós sentimos interesse em aprofundar este tema e o ponto de viragem, em termos concretos, deu-se após a realização dos dois primeiros níveis do curso de Jikiden Reiki. Assim, a motivação para a realização deste relatório enquadra-se no contexto em que atualmente vivemos, ou seja, na procura pessoal de explicações para alguns aspetos da prática profissional enquanto fisioterapeuta e simultaneamente professora de exercícios terapêuticos, onde o contacto com o corpo dos doentes e dos estudantes é uma realidade, o que exige a colocação das mãos de forma adequada na realização dos tratamentos. Desta forma, ao longo do período de licença sabática foram aprofundados os conhecimentos de Reiki, enquanto praticante e, em simultâneo, estudaram-se alguns aspetos deste método e das suas técnicas de relaxamento, conscientes de que o aprofundamento do mesmo, bem como das capacidade e competências inerentes, pode conduzir a uma prática profissional, enquanto fisioterapeuta e docente, mais efetiva. Assim, apresentam-se algumas informações gerais que permitem contextualizar o Reiki e o método desenvolvido originalmente no Japão pelo seu fundador o Dr. Mikao Usui. O Reiki teve o seu inicio nos anos 20 do século XX e foi desenvolvido por este estudioso japonês, que descobriu uma forma de canalizar energia terapêutica, criando o método que em japonês se denomina por Shin Shin Kaizen Usui Reiki Ryoho e que no ocidente é conhecido apenas por Reiki. O Reiki, que em japonês significa «energia universal», é um método composto por um conjunto de técnicas seguras, suaves e não invasivas que se centra na colocação das mãos nas zonas do corpo da própria pessoa ou de outras pessoas, mobilizando a energia circundante para tratar as alterações físicas, sendo, no entanto, muito mais do que uma terapia física e podendo ser considerado um sistema holístico que serve para equilibrar, tratar e trazer harmonia em todos os aspetos do corpo, mente e emoções, através da promoção do relaxamento, sensação de plenitude e bem-estar, criando motivação para o autoconhecimento, o crescimento e o desenvolvimento pessoal.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
2018-12-29T21:19:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/9222
url http://hdl.handle.net/10400.21/9222
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Coutinho I. Reiki [Thesis]. Lisboa: Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa; 2017.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133441859518464