Reiki
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/9222 |
Resumo: | Ao longo do século XXI tem-se verificado que o interesse pelas profissões no âmbito da saúde e pelas terapêuticas não convencionais tem vindo a aumentar significativamente, o que pode ser comprovado através dos inúmeros programas de televisão, rádio, artigos de jornais e revistas que abordam os tratamentos holísticos e referenciam as múltiplas formas de melhorar a vida das pessoas em termos físicos, emocionais e psicológicos. Desta forma também nós sentimos interesse em aprofundar este tema e o ponto de viragem, em termos concretos, deu-se após a realização dos dois primeiros níveis do curso de Jikiden Reiki. Assim, a motivação para a realização deste relatório enquadra-se no contexto em que atualmente vivemos, ou seja, na procura pessoal de explicações para alguns aspetos da prática profissional enquanto fisioterapeuta e simultaneamente professora de exercícios terapêuticos, onde o contacto com o corpo dos doentes e dos estudantes é uma realidade, o que exige a colocação das mãos de forma adequada na realização dos tratamentos. Desta forma, ao longo do período de licença sabática foram aprofundados os conhecimentos de Reiki, enquanto praticante e, em simultâneo, estudaram-se alguns aspetos deste método e das suas técnicas de relaxamento, conscientes de que o aprofundamento do mesmo, bem como das capacidade e competências inerentes, pode conduzir a uma prática profissional, enquanto fisioterapeuta e docente, mais efetiva. Assim, apresentam-se algumas informações gerais que permitem contextualizar o Reiki e o método desenvolvido originalmente no Japão pelo seu fundador o Dr. Mikao Usui. O Reiki teve o seu inicio nos anos 20 do século XX e foi desenvolvido por este estudioso japonês, que descobriu uma forma de canalizar energia terapêutica, criando o método que em japonês se denomina por Shin Shin Kaizen Usui Reiki Ryoho e que no ocidente é conhecido apenas por Reiki. O Reiki, que em japonês significa «energia universal», é um método composto por um conjunto de técnicas seguras, suaves e não invasivas que se centra na colocação das mãos nas zonas do corpo da própria pessoa ou de outras pessoas, mobilizando a energia circundante para tratar as alterações físicas, sendo, no entanto, muito mais do que uma terapia física e podendo ser considerado um sistema holístico que serve para equilibrar, tratar e trazer harmonia em todos os aspetos do corpo, mente e emoções, através da promoção do relaxamento, sensação de plenitude e bem-estar, criando motivação para o autoconhecimento, o crescimento e o desenvolvimento pessoal. |
id |
RCAP_55f03ae9339204bbc3202f3d3022af7e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9222 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
ReikiReikiHistória do reikiFormação em jiriden reikiAo longo do século XXI tem-se verificado que o interesse pelas profissões no âmbito da saúde e pelas terapêuticas não convencionais tem vindo a aumentar significativamente, o que pode ser comprovado através dos inúmeros programas de televisão, rádio, artigos de jornais e revistas que abordam os tratamentos holísticos e referenciam as múltiplas formas de melhorar a vida das pessoas em termos físicos, emocionais e psicológicos. Desta forma também nós sentimos interesse em aprofundar este tema e o ponto de viragem, em termos concretos, deu-se após a realização dos dois primeiros níveis do curso de Jikiden Reiki. Assim, a motivação para a realização deste relatório enquadra-se no contexto em que atualmente vivemos, ou seja, na procura pessoal de explicações para alguns aspetos da prática profissional enquanto fisioterapeuta e simultaneamente professora de exercícios terapêuticos, onde o contacto com o corpo dos doentes e dos estudantes é uma realidade, o que exige a colocação das mãos de forma adequada na realização dos tratamentos. Desta forma, ao longo do período de licença sabática foram aprofundados os conhecimentos de Reiki, enquanto praticante e, em simultâneo, estudaram-se alguns aspetos deste método e das suas técnicas de relaxamento, conscientes de que o aprofundamento do mesmo, bem como das capacidade e competências inerentes, pode conduzir a uma prática profissional, enquanto fisioterapeuta e docente, mais efetiva. Assim, apresentam-se algumas informações gerais que permitem contextualizar o Reiki e o método desenvolvido originalmente no Japão pelo seu fundador o Dr. Mikao Usui. O Reiki teve o seu inicio nos anos 20 do século XX e foi desenvolvido por este estudioso japonês, que descobriu uma forma de canalizar energia terapêutica, criando o método que em japonês se denomina por Shin Shin Kaizen Usui Reiki Ryoho e que no ocidente é conhecido apenas por Reiki. O Reiki, que em japonês significa «energia universal», é um método composto por um conjunto de técnicas seguras, suaves e não invasivas que se centra na colocação das mãos nas zonas do corpo da própria pessoa ou de outras pessoas, mobilizando a energia circundante para tratar as alterações físicas, sendo, no entanto, muito mais do que uma terapia física e podendo ser considerado um sistema holístico que serve para equilibrar, tratar e trazer harmonia em todos os aspetos do corpo, mente e emoções, através da promoção do relaxamento, sensação de plenitude e bem-estar, criando motivação para o autoconhecimento, o crescimento e o desenvolvimento pessoal.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de LisboaRCIPLCoutinho, Maria Isabel2018-12-29T21:19:42Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9222porCoutinho I. Reiki [Thesis]. Lisboa: Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa; 2017.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:57:40Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9222Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:50.431184Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reiki |
title |
Reiki |
spellingShingle |
Reiki Coutinho, Maria Isabel Reiki História do reiki Formação em jiriden reiki |
title_short |
Reiki |
title_full |
Reiki |
title_fullStr |
Reiki |
title_full_unstemmed |
Reiki |
title_sort |
Reiki |
author |
Coutinho, Maria Isabel |
author_facet |
Coutinho, Maria Isabel |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coutinho, Maria Isabel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Reiki História do reiki Formação em jiriden reiki |
topic |
Reiki História do reiki Formação em jiriden reiki |
description |
Ao longo do século XXI tem-se verificado que o interesse pelas profissões no âmbito da saúde e pelas terapêuticas não convencionais tem vindo a aumentar significativamente, o que pode ser comprovado através dos inúmeros programas de televisão, rádio, artigos de jornais e revistas que abordam os tratamentos holísticos e referenciam as múltiplas formas de melhorar a vida das pessoas em termos físicos, emocionais e psicológicos. Desta forma também nós sentimos interesse em aprofundar este tema e o ponto de viragem, em termos concretos, deu-se após a realização dos dois primeiros níveis do curso de Jikiden Reiki. Assim, a motivação para a realização deste relatório enquadra-se no contexto em que atualmente vivemos, ou seja, na procura pessoal de explicações para alguns aspetos da prática profissional enquanto fisioterapeuta e simultaneamente professora de exercícios terapêuticos, onde o contacto com o corpo dos doentes e dos estudantes é uma realidade, o que exige a colocação das mãos de forma adequada na realização dos tratamentos. Desta forma, ao longo do período de licença sabática foram aprofundados os conhecimentos de Reiki, enquanto praticante e, em simultâneo, estudaram-se alguns aspetos deste método e das suas técnicas de relaxamento, conscientes de que o aprofundamento do mesmo, bem como das capacidade e competências inerentes, pode conduzir a uma prática profissional, enquanto fisioterapeuta e docente, mais efetiva. Assim, apresentam-se algumas informações gerais que permitem contextualizar o Reiki e o método desenvolvido originalmente no Japão pelo seu fundador o Dr. Mikao Usui. O Reiki teve o seu inicio nos anos 20 do século XX e foi desenvolvido por este estudioso japonês, que descobriu uma forma de canalizar energia terapêutica, criando o método que em japonês se denomina por Shin Shin Kaizen Usui Reiki Ryoho e que no ocidente é conhecido apenas por Reiki. O Reiki, que em japonês significa «energia universal», é um método composto por um conjunto de técnicas seguras, suaves e não invasivas que se centra na colocação das mãos nas zonas do corpo da própria pessoa ou de outras pessoas, mobilizando a energia circundante para tratar as alterações físicas, sendo, no entanto, muito mais do que uma terapia física e podendo ser considerado um sistema holístico que serve para equilibrar, tratar e trazer harmonia em todos os aspetos do corpo, mente e emoções, através da promoção do relaxamento, sensação de plenitude e bem-estar, criando motivação para o autoconhecimento, o crescimento e o desenvolvimento pessoal. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z 2018-12-29T21:19:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/9222 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/9222 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Coutinho I. Reiki [Thesis]. Lisboa: Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa; 2017. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133441859518464 |