SUPERVISÃO CLÍNICA EM ENFERMAGEM: UMA ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25746/ruiips.v6.i2.16136 |
Resumo: | A supervisão clínica em enfermagem, surge atualmente como uma necessidade dos contextos formativos e da prática. Existem preocupações na adesão aos métodos pedagógicos e processos formativos em ensino clínico. Na formação certificada que tem sido desenvolvida, com enfermeiros de três organizações de saúde da ARSLVT, procurou-se avaliar o processo de supervisão clínica em enfermagem. Como objetivo para este artigo define-se: analisar a conceção da supervisão clínica em enfermagem em 45 enfermeiros, recorrendo à ferramenta pedagógica – mapa concetual. Da estrutura cognitiva dos enfermeiros emergiram três temas: conceção de supervisão; intervenção em supervisão; avaliação do processo de supervisão. Representou-se as palavras identificadas em mapa conceptual da supervisão clínica em enfermagem. Reconheceu-se esta estratégia como facilitadora do desenvolvimento de competências pelos enfermeiros. Identificou-se a conceção da supervisão clínica dos enfermeiros, relacionada com o pensamento crítico em ensino clínico. A utilização do mapa concetual emerge como estratégia pedagógica promotora da autorreflexão dos enfermeiros/estudantes. |
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SUPERVISÃO CLÍNICA EM ENFERMAGEM: UMA ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃOSUPERVISÃO CLÍNICA EM ENFERMAGEM: UMA ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃOArtigosA supervisão clínica em enfermagem, surge atualmente como uma necessidade dos contextos formativos e da prática. Existem preocupações na adesão aos métodos pedagógicos e processos formativos em ensino clínico. Na formação certificada que tem sido desenvolvida, com enfermeiros de três organizações de saúde da ARSLVT, procurou-se avaliar o processo de supervisão clínica em enfermagem. Como objetivo para este artigo define-se: analisar a conceção da supervisão clínica em enfermagem em 45 enfermeiros, recorrendo à ferramenta pedagógica – mapa concetual. Da estrutura cognitiva dos enfermeiros emergiram três temas: conceção de supervisão; intervenção em supervisão; avaliação do processo de supervisão. Representou-se as palavras identificadas em mapa conceptual da supervisão clínica em enfermagem. Reconheceu-se esta estratégia como facilitadora do desenvolvimento de competências pelos enfermeiros. Identificou-se a conceção da supervisão clínica dos enfermeiros, relacionada com o pensamento crítico em ensino clínico. A utilização do mapa concetual emerge como estratégia pedagógica promotora da autorreflexão dos enfermeiros/estudantes.Clinical supervision in nursing, currently appears as a necessity of formation at practice contexts. There are concerns in adherence to pedagogic methods and formative processes in clinical education. In the certified training that has been developed, with nurses from three health organizations of the ARSLVT, the process of monitoring clinical skills of students and nurses in service training, aiding workers assess to the clinical supervision process in nursing. The objective for this article is: to analyse the concept of clinical supervision in nursing in 45 nurses, using a pedagogical tool – conceptual map. From the cognitive structure of nurses emerged three themes: design of supervision; supervisory intervention; evaluation of the supervisory process. We recognize this strategy as a facilitator to the skills’ development for nurses. We identified the concept of clinical supervision of nurses, related to critical thinking in clinical education. The use of the conceptual map emerges as pedagogical strategy promoting self-reflection of nurses/students.Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém2018-12-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25746/ruiips.v6.i2.16136por2182-9608Spínola, AnaPaz, AnicetaEsparteiro, Maria JoãoCoelho, Teresainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:11:36Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/16136Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:02:02.516425Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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