A criatividade matemática na Educação Pré-Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Madureira, Ana Mafalda Borges
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/10192
Resumo: O presente Relatório de Prática de Ensino Supervisionada (PES) em Educação PréEscolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, imprescindível para a obtenção do grau de Mestre em Ensino do Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, baseou-se nas atividades desenvolvidas durante a PES. Este relatório tem uma feição dissertativa cujo tema se centrou na importância da criatividade matemática em contexto escolar de Educação Pré-Escolar. Salienta-se a relevância da criatividade matemática tanto no quotidiano como quando aliada com atividades que tenham como base conteúdos matemáticos. Destacamos a importância do papel do educador para elaborar tarefas que desafiem a criatividade das crianças, preparando-as para o passo seguinte: a entrada na escolaridade obrigatória. Neste trabalho caracterizamos o grupo com o qual tivemos o privilégio de trabalhar, definimos objetivos do projeto curricular de sala e descrevemos a organização e gestão do espaço educativo. Descrevemos algumas das atividades realizadas com este grupo de crianças, salientando a curiosidade e empenho que estas aplicaram no desenvolvimento de cada atividade.
id RCAP_5602d8c295d5f1a1074f33865a93eaa9
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/10192
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A criatividade matemática na Educação Pré-EscolarcriatividadeEducação Pré-EscolarO presente Relatório de Prática de Ensino Supervisionada (PES) em Educação PréEscolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, imprescindível para a obtenção do grau de Mestre em Ensino do Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, baseou-se nas atividades desenvolvidas durante a PES. Este relatório tem uma feição dissertativa cujo tema se centrou na importância da criatividade matemática em contexto escolar de Educação Pré-Escolar. Salienta-se a relevância da criatividade matemática tanto no quotidiano como quando aliada com atividades que tenham como base conteúdos matemáticos. Destacamos a importância do papel do educador para elaborar tarefas que desafiem a criatividade das crianças, preparando-as para o passo seguinte: a entrada na escolaridade obrigatória. Neste trabalho caracterizamos o grupo com o qual tivemos o privilégio de trabalhar, definimos objetivos do projeto curricular de sala e descrevemos a organização e gestão do espaço educativo. Descrevemos algumas das atividades realizadas com este grupo de crianças, salientando a curiosidade e empenho que estas aplicaram no desenvolvimento de cada atividade.This Supervised Teaching Practice Report (PES) in Pre-School Education and the 1st Cycle of Basic Education, which is essential for obtaining the Master's degree in PreSchool Education and the 1st Cycle of Basic Education, based in Supervised Teaching Practice. This report has an essay feature whose theme focused on the importance of mathematical creativity in the school context of Pre-School Education. The relevance of mathematical creativity is emphasized in the daily life when combined with activities based on mathematical content. We highlight the importance of the role of the educator to develop tasks which challenge the children´s creativity, preparing them for the next step, which will be the compulsory education. In this work, we characterize the group with which we had working, we define the goals of the classroom curriculum project and we describe the organisation and management of the educational space. We describe some of the activities carried out with this group of children, highlighting their curiosity and commitment that they applied in the development of each one.2020-10-20T09:45:02Z2020-01-08T00:00:00Z2020-01-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/10192porMadureira, Ana Mafalda Borgesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:52:59Zoai:repositorio.utad.pt:10348/10192Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:05:32.881442Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A criatividade matemática na Educação Pré-Escolar
title A criatividade matemática na Educação Pré-Escolar
spellingShingle A criatividade matemática na Educação Pré-Escolar
Madureira, Ana Mafalda Borges
criatividade
Educação Pré-Escolar
title_short A criatividade matemática na Educação Pré-Escolar
title_full A criatividade matemática na Educação Pré-Escolar
title_fullStr A criatividade matemática na Educação Pré-Escolar
title_full_unstemmed A criatividade matemática na Educação Pré-Escolar
title_sort A criatividade matemática na Educação Pré-Escolar
author Madureira, Ana Mafalda Borges
author_facet Madureira, Ana Mafalda Borges
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Madureira, Ana Mafalda Borges
dc.subject.por.fl_str_mv criatividade
Educação Pré-Escolar
topic criatividade
Educação Pré-Escolar
description O presente Relatório de Prática de Ensino Supervisionada (PES) em Educação PréEscolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, imprescindível para a obtenção do grau de Mestre em Ensino do Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, baseou-se nas atividades desenvolvidas durante a PES. Este relatório tem uma feição dissertativa cujo tema se centrou na importância da criatividade matemática em contexto escolar de Educação Pré-Escolar. Salienta-se a relevância da criatividade matemática tanto no quotidiano como quando aliada com atividades que tenham como base conteúdos matemáticos. Destacamos a importância do papel do educador para elaborar tarefas que desafiem a criatividade das crianças, preparando-as para o passo seguinte: a entrada na escolaridade obrigatória. Neste trabalho caracterizamos o grupo com o qual tivemos o privilégio de trabalhar, definimos objetivos do projeto curricular de sala e descrevemos a organização e gestão do espaço educativo. Descrevemos algumas das atividades realizadas com este grupo de crianças, salientando a curiosidade e empenho que estas aplicaram no desenvolvimento de cada atividade.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-20T09:45:02Z
2020-01-08T00:00:00Z
2020-01-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/10192
url http://hdl.handle.net/10348/10192
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137142570483712