Cultura material e modernização pedagógica em Portugal (séculos XIX-XX)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mogarro, M. J.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/12308
Resumo: A modernização pedagógica que se verifica nas últimas décadas do século XIX e no início do século XX teve a sua expressão em Portugal nos discursos, projectos e legislação que foram produzidos por políticos, pedagogos, professores e inspectores. A partir de 1864, foi defendida a expansão da rede de ensino, a organização dos espaços educativos e uma nova arquitectura escolar, assim como a necessidade de mobiliário adequado e material didáctico moderno. O aparecimento da escola graduada, as preocupações higienistas que marcam o discurso médico e pedagógico a partir de 1870, as carteiras adaptadas ao corpo dos escolares, as colecções de materiais tecnologicamente avançados, a defesa dos métodos activos, foram alguns dos principais temas com que se teceram as propostas nacionais de modernização, a par do que acontecia nos países considerados mais desenvolvidos. Mas a realidade das escolas portuguesas públicas, em geral, resistiu num patamar de assinalável desolação. No entanto, o município de Lisboa concretizou, durante a fase de descentralização do ensino, um conjunto de iniciativas de grande significado, que marcaram a afirmação da escola pública e a modernização pedagógica em Portugal.
id RCAP_5603f1c25a980e852d75bf2cb03a244c
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/12308
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Cultura material e modernização pedagógica em Portugal (séculos XIX-XX)Modernização PedagógicaEscola GraduadaCultura MaterialPortugalA modernização pedagógica que se verifica nas últimas décadas do século XIX e no início do século XX teve a sua expressão em Portugal nos discursos, projectos e legislação que foram produzidos por políticos, pedagogos, professores e inspectores. A partir de 1864, foi defendida a expansão da rede de ensino, a organização dos espaços educativos e uma nova arquitectura escolar, assim como a necessidade de mobiliário adequado e material didáctico moderno. O aparecimento da escola graduada, as preocupações higienistas que marcam o discurso médico e pedagógico a partir de 1870, as carteiras adaptadas ao corpo dos escolares, as colecções de materiais tecnologicamente avançados, a defesa dos métodos activos, foram alguns dos principais temas com que se teceram as propostas nacionais de modernização, a par do que acontecia nos países considerados mais desenvolvidos. Mas a realidade das escolas portuguesas públicas, em geral, resistiu num patamar de assinalável desolação. No entanto, o município de Lisboa concretizou, durante a fase de descentralização do ensino, um conjunto de iniciativas de grande significado, que marcaram a afirmação da escola pública e a modernização pedagógica em Portugal.Universidad de MurciaRepositório da Universidade de LisboaMogarro, M. J.2014-10-22T09:49:43Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/12308porMogarro, M. J. (2010). Cultura material e modernização pedagógica em Portugal (sécs. XIX-XX). Educatio Siglo XXI, Facultad de Educación. Universidad de Murcia, Vol. 28, nº 2, pp. 89-1141699-2105info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:54:41Zoai:repositorio.ul.pt:10451/12308Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:33:57.807673Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Cultura material e modernização pedagógica em Portugal (séculos XIX-XX)
title Cultura material e modernização pedagógica em Portugal (séculos XIX-XX)
spellingShingle Cultura material e modernização pedagógica em Portugal (séculos XIX-XX)
Mogarro, M. J.
Modernização Pedagógica
Escola Graduada
Cultura Material
Portugal
title_short Cultura material e modernização pedagógica em Portugal (séculos XIX-XX)
title_full Cultura material e modernização pedagógica em Portugal (séculos XIX-XX)
title_fullStr Cultura material e modernização pedagógica em Portugal (séculos XIX-XX)
title_full_unstemmed Cultura material e modernização pedagógica em Portugal (séculos XIX-XX)
title_sort Cultura material e modernização pedagógica em Portugal (séculos XIX-XX)
author Mogarro, M. J.
author_facet Mogarro, M. J.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Mogarro, M. J.
dc.subject.por.fl_str_mv Modernização Pedagógica
Escola Graduada
Cultura Material
Portugal
topic Modernização Pedagógica
Escola Graduada
Cultura Material
Portugal
description A modernização pedagógica que se verifica nas últimas décadas do século XIX e no início do século XX teve a sua expressão em Portugal nos discursos, projectos e legislação que foram produzidos por políticos, pedagogos, professores e inspectores. A partir de 1864, foi defendida a expansão da rede de ensino, a organização dos espaços educativos e uma nova arquitectura escolar, assim como a necessidade de mobiliário adequado e material didáctico moderno. O aparecimento da escola graduada, as preocupações higienistas que marcam o discurso médico e pedagógico a partir de 1870, as carteiras adaptadas ao corpo dos escolares, as colecções de materiais tecnologicamente avançados, a defesa dos métodos activos, foram alguns dos principais temas com que se teceram as propostas nacionais de modernização, a par do que acontecia nos países considerados mais desenvolvidos. Mas a realidade das escolas portuguesas públicas, em geral, resistiu num patamar de assinalável desolação. No entanto, o município de Lisboa concretizou, durante a fase de descentralização do ensino, um conjunto de iniciativas de grande significado, que marcaram a afirmação da escola pública e a modernização pedagógica em Portugal.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2014-10-22T09:49:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/12308
url http://hdl.handle.net/10451/12308
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mogarro, M. J. (2010). Cultura material e modernização pedagógica em Portugal (sécs. XIX-XX). Educatio Siglo XXI, Facultad de Educación. Universidad de Murcia, Vol. 28, nº 2, pp. 89-114
1699-2105
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidad de Murcia
publisher.none.fl_str_mv Universidad de Murcia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134233953828864