Guião de Educação Género e Cidadania. 2º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/7869 |
Resumo: | Esta publicação visa não só enriquecer os recursos pedagógicos disponíveis para as e os docentes do 2º ciclo do ensino básico, mas sobretudo motivar para o desenvolvimento de práticas sensíveis ao género que favoreçam a eliminação gradual dos estereótipos de género e promovam a construção de uma cidadania plena, na escola e na sociedade. A sua estrutura basilar compreende uma parte com um enquadramento teórico e uma parte com propostas de atividades práticas. A componente teórica inclui um capítulo sobre “Género e Cidadania”, um capítulo sobre “Género e Currículo” e um capítulo sobre a “Transversalidade do Género na Intervenção Educativa”. As propostas de intervenção educativa foram organizadas em redor de três temáticas: “Género e as práticas lúdicas dos tempos livres”, “Género, história e património” e “Género e as personagens na literatura”. Estas temáticas foram selecionadas tendo em conta algumas das dimensões da vida das crianças e jovens desta faixa etária onde se revele pertinente a problematização da igualdade de género. |
id |
RCAP_56186e9f77ae456874cf1b0c7f83a4f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/7869 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Guião de Educação Género e Cidadania. 2º ciclo do ensino básicoGéneroCidadaniaIgualdade de GéneroEducaçãoEnsino BásicoEsta publicação visa não só enriquecer os recursos pedagógicos disponíveis para as e os docentes do 2º ciclo do ensino básico, mas sobretudo motivar para o desenvolvimento de práticas sensíveis ao género que favoreçam a eliminação gradual dos estereótipos de género e promovam a construção de uma cidadania plena, na escola e na sociedade. A sua estrutura basilar compreende uma parte com um enquadramento teórico e uma parte com propostas de atividades práticas. A componente teórica inclui um capítulo sobre “Género e Cidadania”, um capítulo sobre “Género e Currículo” e um capítulo sobre a “Transversalidade do Género na Intervenção Educativa”. As propostas de intervenção educativa foram organizadas em redor de três temáticas: “Género e as práticas lúdicas dos tempos livres”, “Género, história e património” e “Género e as personagens na literatura”. Estas temáticas foram selecionadas tendo em conta algumas das dimensões da vida das crianças e jovens desta faixa etária onde se revele pertinente a problematização da igualdade de género.Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género2013-01-29T11:49:58Z2013-01-292012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://hdl.handle.net/10174/7869http://hdl.handle.net/10174/7869porPomar, C. (Coord.)et al.(2012). Guião de Educação, Género e Cidadania. 2º Ciclo do Ensino Básico. Lisboa: Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género978-972-597-336-3http://www.cig.gov.pt/guiaoeducacao/2ciclo/guiao_educa_2ciclo.pdfnaosimcpomar@uevora.ptapb@uevora.ptmconde@uevora.ptomsm@uevora.ptndndndndndndnd670Pomar, ClarindaBalça, ÂngelaFialho Conde, AntóniaMagalhães, OlgaMartos Garcia, AitanaMartos Garcia, AlbertoNogueira, ConceiçãoVieira, CristinaSaavedra, LuísaSilva, PaulaTavares, Teresa-Cláudiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:48:26Zoai:dspace.uevora.pt:10174/7869Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:02:17.969226Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Guião de Educação Género e Cidadania. 2º ciclo do ensino básico |
title |
Guião de Educação Género e Cidadania. 2º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
Guião de Educação Género e Cidadania. 2º ciclo do ensino básico Pomar, Clarinda Género Cidadania Igualdade de Género Educação Ensino Básico |
title_short |
Guião de Educação Género e Cidadania. 2º ciclo do ensino básico |
title_full |
Guião de Educação Género e Cidadania. 2º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
Guião de Educação Género e Cidadania. 2º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
Guião de Educação Género e Cidadania. 2º ciclo do ensino básico |
title_sort |
Guião de Educação Género e Cidadania. 2º ciclo do ensino básico |
author |
Pomar, Clarinda |
author_facet |
Pomar, Clarinda Balça, Ângela Fialho Conde, Antónia Magalhães, Olga Martos Garcia, Aitana Martos Garcia, Alberto Nogueira, Conceição Vieira, Cristina Saavedra, Luísa Silva, Paula Tavares, Teresa-Cláudia |
author_role |
author |
author2 |
Balça, Ângela Fialho Conde, Antónia Magalhães, Olga Martos Garcia, Aitana Martos Garcia, Alberto Nogueira, Conceição Vieira, Cristina Saavedra, Luísa Silva, Paula Tavares, Teresa-Cláudia |
author2_role |
author author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pomar, Clarinda Balça, Ângela Fialho Conde, Antónia Magalhães, Olga Martos Garcia, Aitana Martos Garcia, Alberto Nogueira, Conceição Vieira, Cristina Saavedra, Luísa Silva, Paula Tavares, Teresa-Cláudia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Género Cidadania Igualdade de Género Educação Ensino Básico |
topic |
Género Cidadania Igualdade de Género Educação Ensino Básico |
description |
Esta publicação visa não só enriquecer os recursos pedagógicos disponíveis para as e os docentes do 2º ciclo do ensino básico, mas sobretudo motivar para o desenvolvimento de práticas sensíveis ao género que favoreçam a eliminação gradual dos estereótipos de género e promovam a construção de uma cidadania plena, na escola e na sociedade. A sua estrutura basilar compreende uma parte com um enquadramento teórico e uma parte com propostas de atividades práticas. A componente teórica inclui um capítulo sobre “Género e Cidadania”, um capítulo sobre “Género e Currículo” e um capítulo sobre a “Transversalidade do Género na Intervenção Educativa”. As propostas de intervenção educativa foram organizadas em redor de três temáticas: “Género e as práticas lúdicas dos tempos livres”, “Género, história e património” e “Género e as personagens na literatura”. Estas temáticas foram selecionadas tendo em conta algumas das dimensões da vida das crianças e jovens desta faixa etária onde se revele pertinente a problematização da igualdade de género. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2013-01-29T11:49:58Z 2013-01-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/7869 http://hdl.handle.net/10174/7869 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/7869 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Pomar, C. (Coord.)et al.(2012). Guião de Educação, Género e Cidadania. 2º Ciclo do Ensino Básico. Lisboa: Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género 978-972-597-336-3 http://www.cig.gov.pt/guiaoeducacao/2ciclo/guiao_educa_2ciclo.pdf nao sim cpomar@uevora.pt apb@uevora.pt mconde@uevora.pt omsm@uevora.pt nd nd nd nd nd nd nd 670 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género |
publisher.none.fl_str_mv |
Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136506675200000 |