Desempenho motor de alunos com e sem diagnóstico de Transtorno de Défice de Atenção e Hiperatividade no 1º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Natália Maria da Cruz
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2094
Resumo: O presente relatório foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico. O projeto de investigação desenvolvido centrou-se na área da Educação Física, mais concretamente no desenvolvimento motor de alunos portadores e não portadores de Transtorno de Défice de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O TDAH tem uma influência direta nas dinâmicas instituídas nas aulas de Educação Física. Este estudo incidiu em 12 alunos, com idades compreendidas entre os 8 e os 10 anos de uma escola do 1ºCEB do concelho de Viana do Castelo e teve como objetivo comparar o desempenho motor de alunos diagnosticados com TDAH e alunos sem distúrbios. Também participaram neste estudo 12 docentes do 1ºCEB do concelho de Viana do Castelo, com o intuito de conhecer a sua opinião sobre o possível contributo da Educação Física, para o desenvolvimento de alunos com TDAH e se recorrem a um método de ensino diferenciado para estes. Os objetivos definidos para este estudo foram: conhecer, perceber e descrever o TDAH; comparar o desempenho motor de alunos diagnosticados com TDAH e alunos sem qualquer distúrbio; constatar a influência da Educação Física na mudança de comportamento destes alunos; e conhecer a opinião de alguns docentes relativamente ao possível contributo da Educação Física para o desenvolvimento destes alunos, verificando a existência de um método de ensino diferenciado para estes. Tendo em conta o problema e as questões de investigação optou-se por um estudo misto, quanti-qualitativo e usaram-se fotografias, vídeos, questionários e testes para a recolha de dados. Para a avaliação do desempenho motor foi utilizada a bateria de testes Körperkoordinationstest Für Kinder (KTK). O estudo evidencia uma semelhança no desenvolvimento motor de crianças com e sem TDAH, uma vez que os resultados não apresentaram uma diferença estatisticamente significativa, embora portadores de TDAH tenham obtido resultados inferiores aos restantes. Constatou-se também que no geral, os docentes tendem a dar um apoio mais individualizado a alunos com este distúrbio. Conclui-se, que este estudo representa um contributo para a importância do papel da escola na formação e inclusão destes alunos e que a Educação Física assume um papel preponderante na melhoria dos seus comportamentos.
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Também participaram neste estudo 12 docentes do 1ºCEB do concelho de Viana do Castelo, com o intuito de conhecer a sua opinião sobre o possível contributo da Educação Física, para o desenvolvimento de alunos com TDAH e se recorrem a um método de ensino diferenciado para estes. Os objetivos definidos para este estudo foram: conhecer, perceber e descrever o TDAH; comparar o desempenho motor de alunos diagnosticados com TDAH e alunos sem qualquer distúrbio; constatar a influência da Educação Física na mudança de comportamento destes alunos; e conhecer a opinião de alguns docentes relativamente ao possível contributo da Educação Física para o desenvolvimento destes alunos, verificando a existência de um método de ensino diferenciado para estes. Tendo em conta o problema e as questões de investigação optou-se por um estudo misto, quanti-qualitativo e usaram-se fotografias, vídeos, questionários e testes para a recolha de dados. Para a avaliação do desempenho motor foi utilizada a bateria de testes Körperkoordinationstest Für Kinder (KTK). O estudo evidencia uma semelhança no desenvolvimento motor de crianças com e sem TDAH, uma vez que os resultados não apresentaram uma diferença estatisticamente significativa, embora portadores de TDAH tenham obtido resultados inferiores aos restantes. Constatou-se também que no geral, os docentes tendem a dar um apoio mais individualizado a alunos com este distúrbio. Conclui-se, que este estudo representa um contributo para a importância do papel da escola na formação e inclusão destes alunos e que a Educação Física assume um papel preponderante na melhoria dos seus comportamentos.This report was achieved in the ambit of Supervised Teaching Practice, of the Master’s degree in Preschool Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education. The research project focused on Physical Education, more specifically in motor development of students with Attention Deficit Disorder and Hyperactivity Disorder (ADHD). ADHD has a direct influence on the dynamics instituted in Physical Education classes. This study focused on 12 students, aged between 8 and 10 years of a school in the 1st CBE of the county of Viana do Castelo and had as objective to compare the motor performance of students diagnosed with ADHD and students without disorders. Also participating in this study were 12 teachers from the 1st CBE of the municipality of Viana do Castelo, in order to know their opinion about the possible contribution of Physical Education to the development of students with ADHD and using a different teaching method for them. The objectives defined for this study were: to know, perceive and describe ADHD; compare the motor performance of students diagnosed with ADHD and students without any disturbance; to verify the influence of Physical Education on the behavioral change of these students; and to know the opinion of some teachers regarding the possible contribution of Physical Education to the development of these students and if there is a different method of teaching for them. Having defined the problem and the research questions, it was decided to do a mixed study, this is, quanti-qualitative and were used photos, vídeos, questionnaires and tests for data collection. The Körperkoordinationstest Für Kinder (KTK) test battery was used to evaluate motor performance. The study reveals a similarity in the motor development of children with and without ADHD, since the results didn’t show a statistically significant difference, although ADHD patients had inferior results to the others. It was also found that in general, teachers tend to give more individualized support to students with this disorder. It is concluded that this study represents a contribution to the importance of the role of the school in the formation and inclusion of these students and that Physical Education assumes a preponderant role in improving their behaviors.2018-11-29T18:52:01Z2018-10-12T00:00:00Z2018-10-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2094TID:202041387porFernandes, Natália Maria da Cruzinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:35:07Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2094Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:19.300654Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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