A construção de uma WIKI nas aulas de TIC como suporte à aprendizagem colaborativa: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/23642 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa) |
id |
RCAP_5633ab8a68f39765916faabeb44f6e9e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/23642 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A construção de uma WIKI nas aulas de TIC como suporte à aprendizagem colaborativa: um estudo de casoProcesso ensino-aprendizagemAprendizagem colaborativaLiteraciasWikiAprendizagem cooperativaConstrução de conhecimentoEstudo de casoLearning processCollaborative learningLiteraciesCooperative learningKnowledge buildingCase study371.68681.324Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)No contexto da sociedade do séc. XXI, urge provar que a Internet e, em particular, as ferramentas colaborativas podem contribuir de forma decisiva para enriquecer e diversificar o processo ensinoaprendizagem, fazendo das Escolas ambientes de aprendizagem abertos, quer à comunidade, quer ao mundo que as rodeia. Através destas ferramentas colaborativas, os seus utilizadores, alunos e professores, têm a possibilidade de ser quer consumidores de informação, quer produtores de conteúdos e de informação proporcionados por esta sociedade em rede, em que a partilha de saberes e a interação são possíveis e passíveis de servir de fonte para a construção de novo conhecimento. Esta dissertação tem como finalidade, através de um estudo de caso misto, mostrar aos professores e à sociedade em geral que é possível usufruir das potencialidades de uma ferramenta colaborativa, em particular de uma Wiki de turma, no processo ensino-aprendizagem, como suporte à aprendizagem de uma disciplina prática com conteúdos teóricos, como a disciplina TIC do 9º ano de escolaridade. Procurou indagar-se ainda, se a mesma tem algum impacto no interesse, empenho e motivação dos alunos que trabalham em grupo, tendo sempre o professor como um mediador de todas as aprendizagens. A sua concretização teve lugar em contexto sala de aula, durante cinco sessões de 90 minutos cada, com uma turma do 9ºano com 26 alunos, divididos em sete grupos de 3 ou 4 alunos cada, que construíram uma Wiki de turma sobre a Subunidade “1.3. Internet”, da Unidade “1- Tecnologias de Informação e Comunicação” da disciplina TIC. Os instrumentos utilizados foram diversos, desde um questionário inicial, um final, uma entrevista focus groups, grelha de observação de aplicação da Wiki, o próprio diário de bordo da investigadora, grelha de análise da Wiki e o produto final, a Wiki de turma. Pode concluir-se deste estudo que a utilização de ferramentas colaborativas online pode ser uma forma de rentabilizar as potencialidades da Web e, deve ser considerada uma mais-valia como metodologia a integrar no processo ensino-aprendizagem. A sua implementação pode ajudar alunos e professores na partilha de ideias, de dúvidas, de angústias e, desta forma, encorajá-los a aprender, colaborando, cooperando, analisando, criticando, interagindo, ajudando-se mutuamente, porque o sentido de pertença e a corresponsabilização que emergem no seio do grupo são fundamentais na construção do conhecimento e no desenvolvimento de competências transversais essenciais na resolução de problemas.In the context of the 21st century society, it becomes necessary to prove that Internet, in particular, the collaborative tools can contribute, in a defining way, to enhance and diversify the learning process1, transforming schools into open learning environments, either to the community or to its surroundings. Through these collaborative tools, their users, students and teachers, can be both information consumers and producers of content and information provided by this network society, where knowledge sharing and interaction are possible and likely to serve as a source for the construction of new knowledge. This paper aims, through a mixed case study, to show teachers and the society in general that you can take advantage of the potential of a collaborative tool, in particular a class Wiki, in the learning process as a support to learning a practical subject with theoretical content, such as ICT in the 9th grade. It also inquires if there is any impact on the interest, commitment and motivation of students working in groups, always having the teacher as a mediator in the learning process. Its implementation took place in the classroom context during five sessions of 90 minutes each, in a 9th grade class with 26 students, divided into seven groups of 3 or 4 students each, who built a class Wiki for ICT on the contents of the Subunit “1.3. Internet” of “Unit 1 - Information and Communication Technologies”. The tools used were diverse, an initial and final questionnaire, a focus group interview, an observation log about the implementation of the Wiki, the actual logbook of the researcher, the Wiki analysis grid and the final product, the class Wiki. We can conclude from this study that the use of online collaborative tools can be a way to maximize the potential of the Web, and it should be considered an asset as a methodology to be part of the learning process. Its implementation can help students and teachers in sharing ideas, doubts, anxieties and thus encourage them to learn, collaborating, cooperating, analyzing, criticizing, interacting, helping each other, because the sense of belonging and co-responsibility that emerge within the group are essential in the construction of knowledge and in the development of cross skills essential in solving problems.Coutinho, Clara PereiraUniversidade do MinhoÁlvares, Maria José Ferreira20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/23642porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:15:33Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/23642Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:08:00.962534Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção de uma WIKI nas aulas de TIC como suporte à aprendizagem colaborativa: um estudo de caso |
title |
A construção de uma WIKI nas aulas de TIC como suporte à aprendizagem colaborativa: um estudo de caso |
spellingShingle |
A construção de uma WIKI nas aulas de TIC como suporte à aprendizagem colaborativa: um estudo de caso Álvares, Maria José Ferreira Processo ensino-aprendizagem Aprendizagem colaborativa Literacias Wiki Aprendizagem cooperativa Construção de conhecimento Estudo de caso Learning process Collaborative learning Literacies Cooperative learning Knowledge building Case study 371.68 681.324 |
title_short |
A construção de uma WIKI nas aulas de TIC como suporte à aprendizagem colaborativa: um estudo de caso |
title_full |
A construção de uma WIKI nas aulas de TIC como suporte à aprendizagem colaborativa: um estudo de caso |
title_fullStr |
A construção de uma WIKI nas aulas de TIC como suporte à aprendizagem colaborativa: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
A construção de uma WIKI nas aulas de TIC como suporte à aprendizagem colaborativa: um estudo de caso |
title_sort |
A construção de uma WIKI nas aulas de TIC como suporte à aprendizagem colaborativa: um estudo de caso |
author |
Álvares, Maria José Ferreira |
author_facet |
Álvares, Maria José Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coutinho, Clara Pereira Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Álvares, Maria José Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Processo ensino-aprendizagem Aprendizagem colaborativa Literacias Wiki Aprendizagem cooperativa Construção de conhecimento Estudo de caso Learning process Collaborative learning Literacies Cooperative learning Knowledge building Case study 371.68 681.324 |
topic |
Processo ensino-aprendizagem Aprendizagem colaborativa Literacias Wiki Aprendizagem cooperativa Construção de conhecimento Estudo de caso Learning process Collaborative learning Literacies Cooperative learning Knowledge building Case study 371.68 681.324 |
description |
Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa) |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/23642 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/23642 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132500794015744 |