A construção de uma WIKI nas aulas de TIC como suporte à aprendizagem colaborativa: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Álvares, Maria José Ferreira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/23642
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
id RCAP_5633ab8a68f39765916faabeb44f6e9e
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/23642
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A construção de uma WIKI nas aulas de TIC como suporte à aprendizagem colaborativa: um estudo de casoProcesso ensino-aprendizagemAprendizagem colaborativaLiteraciasWikiAprendizagem cooperativaConstrução de conhecimentoEstudo de casoLearning processCollaborative learningLiteraciesCooperative learningKnowledge buildingCase study371.68681.324Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)No contexto da sociedade do séc. XXI, urge provar que a Internet e, em particular, as ferramentas colaborativas podem contribuir de forma decisiva para enriquecer e diversificar o processo ensinoaprendizagem, fazendo das Escolas ambientes de aprendizagem abertos, quer à comunidade, quer ao mundo que as rodeia. Através destas ferramentas colaborativas, os seus utilizadores, alunos e professores, têm a possibilidade de ser quer consumidores de informação, quer produtores de conteúdos e de informação proporcionados por esta sociedade em rede, em que a partilha de saberes e a interação são possíveis e passíveis de servir de fonte para a construção de novo conhecimento. Esta dissertação tem como finalidade, através de um estudo de caso misto, mostrar aos professores e à sociedade em geral que é possível usufruir das potencialidades de uma ferramenta colaborativa, em particular de uma Wiki de turma, no processo ensino-aprendizagem, como suporte à aprendizagem de uma disciplina prática com conteúdos teóricos, como a disciplina TIC do 9º ano de escolaridade. Procurou indagar-se ainda, se a mesma tem algum impacto no interesse, empenho e motivação dos alunos que trabalham em grupo, tendo sempre o professor como um mediador de todas as aprendizagens. A sua concretização teve lugar em contexto sala de aula, durante cinco sessões de 90 minutos cada, com uma turma do 9ºano com 26 alunos, divididos em sete grupos de 3 ou 4 alunos cada, que construíram uma Wiki de turma sobre a Subunidade “1.3. Internet”, da Unidade “1- Tecnologias de Informação e Comunicação” da disciplina TIC. Os instrumentos utilizados foram diversos, desde um questionário inicial, um final, uma entrevista focus groups, grelha de observação de aplicação da Wiki, o próprio diário de bordo da investigadora, grelha de análise da Wiki e o produto final, a Wiki de turma. Pode concluir-se deste estudo que a utilização de ferramentas colaborativas online pode ser uma forma de rentabilizar as potencialidades da Web e, deve ser considerada uma mais-valia como metodologia a integrar no processo ensino-aprendizagem. A sua implementação pode ajudar alunos e professores na partilha de ideias, de dúvidas, de angústias e, desta forma, encorajá-los a aprender, colaborando, cooperando, analisando, criticando, interagindo, ajudando-se mutuamente, porque o sentido de pertença e a corresponsabilização que emergem no seio do grupo são fundamentais na construção do conhecimento e no desenvolvimento de competências transversais essenciais na resolução de problemas.In the context of the 21st century society, it becomes necessary to prove that Internet, in particular, the collaborative tools can contribute, in a defining way, to enhance and diversify the learning process1, transforming schools into open learning environments, either to the community or to its surroundings. Through these collaborative tools, their users, students and teachers, can be both information consumers and producers of content and information provided by this network society, where knowledge sharing and interaction are possible and likely to serve as a source for the construction of new knowledge. This paper aims, through a mixed case study, to show teachers and the society in general that you can take advantage of the potential of a collaborative tool, in particular a class Wiki, in the learning process as a support to learning a practical subject with theoretical content, such as ICT in the 9th grade. It also inquires if there is any impact on the interest, commitment and motivation of students working in groups, always having the teacher as a mediator in the learning process. Its implementation took place in the classroom context during five sessions of 90 minutes each, in a 9th grade class with 26 students, divided into seven groups of 3 or 4 students each, who built a class Wiki for ICT on the contents of the Subunit “1.3. Internet” of “Unit 1 - Information and Communication Technologies”. The tools used were diverse, an initial and final questionnaire, a focus group interview, an observation log about the implementation of the Wiki, the actual logbook of the researcher, the Wiki analysis grid and the final product, the class Wiki. We can conclude from this study that the use of online collaborative tools can be a way to maximize the potential of the Web, and it should be considered an asset as a methodology to be part of the learning process. Its implementation can help students and teachers in sharing ideas, doubts, anxieties and thus encourage them to learn, collaborating, cooperating, analyzing, criticizing, interacting, helping each other, because the sense of belonging and co-responsibility that emerge within the group are essential in the construction of knowledge and in the development of cross skills essential in solving problems.Coutinho, Clara PereiraUniversidade do MinhoÁlvares, Maria José Ferreira20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/23642porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:15:33Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/23642Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:08:00.962534Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A construção de uma WIKI nas aulas de TIC como suporte à aprendizagem colaborativa: um estudo de caso
title A construção de uma WIKI nas aulas de TIC como suporte à aprendizagem colaborativa: um estudo de caso
spellingShingle A construção de uma WIKI nas aulas de TIC como suporte à aprendizagem colaborativa: um estudo de caso
Álvares, Maria José Ferreira
Processo ensino-aprendizagem
Aprendizagem colaborativa
Literacias
Wiki
Aprendizagem cooperativa
Construção de conhecimento
Estudo de caso
Learning process
Collaborative learning
Literacies
Cooperative learning
Knowledge building
Case study
371.68
681.324
title_short A construção de uma WIKI nas aulas de TIC como suporte à aprendizagem colaborativa: um estudo de caso
title_full A construção de uma WIKI nas aulas de TIC como suporte à aprendizagem colaborativa: um estudo de caso
title_fullStr A construção de uma WIKI nas aulas de TIC como suporte à aprendizagem colaborativa: um estudo de caso
title_full_unstemmed A construção de uma WIKI nas aulas de TIC como suporte à aprendizagem colaborativa: um estudo de caso
title_sort A construção de uma WIKI nas aulas de TIC como suporte à aprendizagem colaborativa: um estudo de caso
author Álvares, Maria José Ferreira
author_facet Álvares, Maria José Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coutinho, Clara Pereira
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Álvares, Maria José Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Processo ensino-aprendizagem
Aprendizagem colaborativa
Literacias
Wiki
Aprendizagem cooperativa
Construção de conhecimento
Estudo de caso
Learning process
Collaborative learning
Literacies
Cooperative learning
Knowledge building
Case study
371.68
681.324
topic Processo ensino-aprendizagem
Aprendizagem colaborativa
Literacias
Wiki
Aprendizagem cooperativa
Construção de conhecimento
Estudo de caso
Learning process
Collaborative learning
Literacies
Cooperative learning
Knowledge building
Case study
371.68
681.324
description Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/23642
url http://hdl.handle.net/1822/23642
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132500794015744