Mediatização de políticas de aprendizagem ao longo da vida: a Iniciativa Novas Oportunidades na imprensa escrita
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://journals.openedition.org/cp/4134 |
Resumo: | A ideia de aprendizagem ao longo da vida assumiu grande centralidade em Portugal através da Iniciativa Novas Oportunidades (INO), que mobilizou amplamente a população e muito em particular os adultos. No artigo explora-se o modo como a INO foi interpretada, enquanto notícia e reportagem, em dois jornais - Expresso e Correio da Manhã - entre 2005 e 2013, analisando o papel de mediação e mediatização da imprensa escrita na construção desta política educativa. Recorrendo à análise do discurso consideramos assuntos abordados, recursos mobilizados, estratégias discursivas e posições ideológicas presentes no discurso. Os resultados evidenciam diferenças na forma como esta política foi interpretada nestes jornais e no papel destes na mediação e mediatização, ou seja, na produção e circulação da informação e da sua interpretação, assim como nos processos de obtenção de poder por parte dos agentes. |
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Mediatização de políticas de aprendizagem ao longo da vida: a Iniciativa Novas Oportunidades na imprensa escritaIniciativa Novas OportunidadesLifelong learningeducation policymediationmediatizationIniciativa Novas OportunidadesAprendizagem ao Longo da Vidapolíticas educativasmediaçãomediatizaçãoA ideia de aprendizagem ao longo da vida assumiu grande centralidade em Portugal através da Iniciativa Novas Oportunidades (INO), que mobilizou amplamente a população e muito em particular os adultos. No artigo explora-se o modo como a INO foi interpretada, enquanto notícia e reportagem, em dois jornais - Expresso e Correio da Manhã - entre 2005 e 2013, analisando o papel de mediação e mediatização da imprensa escrita na construção desta política educativa. Recorrendo à análise do discurso consideramos assuntos abordados, recursos mobilizados, estratégias discursivas e posições ideológicas presentes no discurso. Os resultados evidenciam diferenças na forma como esta política foi interpretada nestes jornais e no papel destes na mediação e mediatização, ou seja, na produção e circulação da informação e da sua interpretação, assim como nos processos de obtenção de poder por parte dos agentes.The idea of lifelong learning took great centrality in Portugal within the Iniciativa Novas Oportunidades (INO), which widely mobilized the population. This paper explores how INO was interpreted, both as articles and news reports, in two newspapers - Expresso and Correio da Manhã - between 2005 and 2013, analyzing the role in the mediation and mediatization performed by the press within the construction of this educational policy. Using discourse analysis we considered the issues addressed, the resources mobilized, the discursive strategies and ideological points of view. The results show differences in the way this policy was interpreted in these newspapers and in their role in mediation and mediatization, that is, in the production and circulation of information and its interpretation, as well as in the processes of obtaining power by agents.Escola Superior de Comunicação SocialComunicação pública2019-06-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://journals.openedition.org/cp/4134oai:revues.org:cp/4134porurn:doi:10.4000/cp.4134http://journals.openedition.org/cp/4134Natal, Ana PaulaAlves, Mariana Gaioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-11-24T11:07:32Zoai:revues.org:cp/4134Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:14:24.488656Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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