Mediatização de políticas de aprendizagem ao longo da vida: a Iniciativa Novas Oportunidades na imprensa escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Natal, Ana Paula
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Alves, Mariana Gaio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://journals.openedition.org/cp/4134
Resumo: A ideia de aprendizagem ao longo da vida assumiu grande centralidade em Portugal através da Iniciativa Novas Oportunidades (INO), que mobilizou amplamente a população e muito em particular os adultos. No artigo explora-se o modo como a INO foi interpretada, enquanto notícia e reportagem, em dois jornais - Expresso e Correio da Manhã - entre 2005 e 2013, analisando o papel de mediação e mediatização da imprensa escrita na construção desta política educativa. Recorrendo à análise do discurso consideramos assuntos abordados, recursos mobilizados, estratégias discursivas e posições ideológicas presentes no discurso. Os resultados evidenciam diferenças na forma como esta política foi interpretada nestes jornais e no papel destes na mediação e mediatização, ou seja, na produção e circulação da informação e da sua interpretação, assim como nos processos de obtenção de poder por parte dos agentes.
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