A perceção que os auxiliares da ação educativa têm da sua posição na estrutura organizacional: o caso da escola dos 2º e 3º ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia, na RAM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Marta Cristina Vasconcelos Vieira de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/7104
Resumo: Dissertação de Mestrado em Administração Pública.
id RCAP_563ca953ac02480ab7caa3e79453b202
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/7104
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A perceção que os auxiliares da ação educativa têm da sua posição na estrutura organizacional: o caso da escola dos 2º e 3º ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia, na RAMAdministração PúblicaCulturaIdentidadePerceçãoRelaçãoHierarquiaOrganizaçãoPortugalDissertação de Mestrado em Administração Pública.Os auxiliares de ação educativa mais recentemente chamados de assistentes operacionais são considerados indispensáveis em toda da escola, pelo que consideramos interessante conhecer a perceção que estes auxiliares têm da sua importância na organização, especificamente na Escola Dr. Horácio Bento de Gouveia, no Funchal. O desafio seria descobrir a perceção da sua importância sob a perspetiva da sua identidade e da cultura profissional e organizacional. Não pudemos dissociar a identidade dos indivíduos à cultura seja ela profissional, social ou organizacional com especificidade na Instituição Escola. Teoricamente há uma enorme quantidade de perceções que se podem analisar, influenciadas e influenciadoras dessa cultura. Como tal, a criação de variáveis latentes que conjugassem as questões, de modo a analisar as perceções, foi o maior e mais produtivo dos nossos desafios. Quisemos perceber se há diferenças significativas na forma de percecionar a sua posição na organização em função das características sociodemográficas desta amostra e a existência de correlações entre as dimensões que representam a perceção dos auxiliares. Após o tratamento estatístico pudemos constatar que há uma identidade e perceção sobre o serviço e as suas condições embora se note a existência de relações acentuadas entre fatores como o gosto pelo serviço, a agradabilidade, o orgulho e a predisposição para ajudar. A autoestima e a valorização própria apresentam uma discrepância na relação com as restantes variáveis revelando algum desânimo e uma certa desilusão com eles próprios. As relações constatadas são diversas e estruturalmente seccionadas entre os próprios colegas e as hierarquias de gestão. Há relações de confiança, de trabalho, de seleção de amizades e de poder que são condicionadas e condicionantes da aceitação e inclusão, das recompensas, que para esta amostra se baseia no reconhecimento e na formação, e da comunicação que engloba a compreensão, conhecimento e interpretação das regras, objetivos e daquilo que os rodeia. A compreensão das políticas adotadas na escola e a perceção que os auxiliares têm das hierarquias têm bases de sustentabilidade na confiança, na oportunidade encontrada, na motivação, na resolução de conflitos pelas chefias, situações confirmadas pelas entrevistas. Percebe-se que há uma relação de proteção que recai sobre o órgão de gestão da escola, tudo o que emana daquele grupo mesmo que não intencional é estimulante à reação dos auxiliares e para estes tudo o que possa acontecer é da responsabilidade do Conselho Executivo.The auxiliary educational action most recently called operational assistants are present and are considered indispensable in every school , the internal floors to outdoor patios , so it would be interesting to know the perception that these aids have their importance in the organization , specifically in Dr. Horácio Bento de Gouveia School, in Funchal. The challenge would be to discover the perception of its importance in the perspective of their identity and of professional and organizational culture .We cannot dissociate the identity of individuals culture whether professional, social or organizational specificity in School Institution . Thus it was important to know the level of its importance based on the opinion of their own Theoretically there is a huge amount of perceptions that can analyze influenced and influencing this culture. The creation of latent variables which combined issues in order to analyze the perceptions was the largest and most productive of our challenges. See whether there are significant differences in the form of a inner perspective their position in the organization according to the sociodemographic characteristics of this sample and the correlations between the latent variables representing the perception of the auxiliary. After statistical analysis we found that there is an identity and perception about the service and the conditions although they note the existence of relationships between these factors as pronounced taste for service, pleasantness, pride and willingness to help. Self-esteem and appreciation own show a discrepancy in relation to the remaining variables revealing some discouragement and a certain disillusionment with themselves. The relationships found are diverse and structurally split between own colleagues and management hierarchies. No trust relationships , work , friendships and selection of power that are conditioned and conditioning the acceptance and inclusion of rewards , which for this sample is based on recognition training, and communication that encompasses the understanding, knowledge and interpretation of rules , goals and what surrounds them . The understanding of the policies adopted in the school and the perception that the officials have hierarchies have bases sustainability trust, found opportunity , motivation , conflict resolution by the management , situations confirmed by interviews . It is noticed that there is a relationship of protection rests with the governing body of the school, everything emanates from that group even if unintentional is stimulating the reaction of these aids and everything that can happen is the responsibility of the Executive Board. Key- words: culture, Identity, perception, relationship, hierarchies, organization.The implementation of the National Plan of Activities of Tax Inspection (PNAIT) aims at establishing the goals and guidelines for the Tax Inspection of the General Board of Income and Taxation currently called Taxation and Customs Authority. Bearing in mind the guidelines of the PNAITs, several procedures have been promoted, namely the adoption of inspection methods and the creation of computer applications to allow data crossing that is object of taxation and thus reinforce the goals of corrections either to the taxable information in IRS, IRC, IMI and IMT or to the taxes IVA, SELO and others. As a result, it allows the improvement of the quality of the results of the inspection actions that take place. In the context of this master degree dissertation, a research work has been developed within the Master Degree in Public Administration Course, whose topic is: The Activity Plan of Tax Inspection: Performance and Determinatives of Small Districts – The case of Bragança. The point of departure of this study is how the measures, objectives and goals of the PNAIT are practicable in small districts, mainly as far as the Tax Inspection Division of the district of Bragança is concerned. The study was a case study. The investigation was conducted in the Finance Department of Bragança, Tax Inspection Division, taking into account the analysis of the available data about the companies and tax payers of the district, as well as the performance indicators of the Tax Inspection concerning the years of 2008-2011. To collect the data related to the economic information of the district we have used the computer application DataWarehouse (a data crossing tool). In order to get the performance indicators we have resorted to the SIIIT (Integrated Information System of the Tax Inspection). The analysis of the obtained data allowed to conclude that, year by year, the incremental goals suggested in PNAIT are not at all feasible if we bear in mind the economic performance of the district and the human resources available. We are witnessing a decrease of the companies’ turnover and the disappearance of the traditional economic cloth which generated higher turnover, such as the construction industry and car sales, taking with them their support companies like the companies of building materials sales, metallic structures manufacture and car maintenance respectively.Edição do autorInstituto de Ciências Sociais e PolíticasLopes, Albino Pedro AnjosRepositório da Universidade de LisboaFreitas, Marta Cristina Vasconcelos Vieira de2014-09-05T13:43:35Z2014-02-202014-02-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/7104TID:201511894porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:37:52Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/7104Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:54:19.456464Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A perceção que os auxiliares da ação educativa têm da sua posição na estrutura organizacional: o caso da escola dos 2º e 3º ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia, na RAM
title A perceção que os auxiliares da ação educativa têm da sua posição na estrutura organizacional: o caso da escola dos 2º e 3º ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia, na RAM
spellingShingle A perceção que os auxiliares da ação educativa têm da sua posição na estrutura organizacional: o caso da escola dos 2º e 3º ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia, na RAM
Freitas, Marta Cristina Vasconcelos Vieira de
Administração Pública
Cultura
Identidade
Perceção
Relação
Hierarquia
Organização
Portugal
title_short A perceção que os auxiliares da ação educativa têm da sua posição na estrutura organizacional: o caso da escola dos 2º e 3º ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia, na RAM
title_full A perceção que os auxiliares da ação educativa têm da sua posição na estrutura organizacional: o caso da escola dos 2º e 3º ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia, na RAM
title_fullStr A perceção que os auxiliares da ação educativa têm da sua posição na estrutura organizacional: o caso da escola dos 2º e 3º ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia, na RAM
title_full_unstemmed A perceção que os auxiliares da ação educativa têm da sua posição na estrutura organizacional: o caso da escola dos 2º e 3º ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia, na RAM
title_sort A perceção que os auxiliares da ação educativa têm da sua posição na estrutura organizacional: o caso da escola dos 2º e 3º ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia, na RAM
author Freitas, Marta Cristina Vasconcelos Vieira de
author_facet Freitas, Marta Cristina Vasconcelos Vieira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, Albino Pedro Anjos
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Marta Cristina Vasconcelos Vieira de
dc.subject.por.fl_str_mv Administração Pública
Cultura
Identidade
Perceção
Relação
Hierarquia
Organização
Portugal
topic Administração Pública
Cultura
Identidade
Perceção
Relação
Hierarquia
Organização
Portugal
description Dissertação de Mestrado em Administração Pública.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-05T13:43:35Z
2014-02-20
2014-02-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/7104
TID:201511894
url http://hdl.handle.net/10400.5/7104
identifier_str_mv TID:201511894
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edição do autor
Instituto de Ciências Sociais e Políticas
publisher.none.fl_str_mv Edição do autor
Instituto de Ciências Sociais e Políticas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131019492720640