A avaliação do impacto da formação : um estudo exploratório na Força Aérea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Filipe André Gonçalves, 1981-
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/2523
Resumo: Tese de mestrado, Ciências da Educação (Avaliação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
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spelling A avaliação do impacto da formação : um estudo exploratório na Força AéreaAvaliação em educação - PortugalAvaliação da formaçãoForça Aérea PortuguesaTeses de mestrado - 2010Tese de mestrado, Ciências da Educação (Avaliação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010Nos últimos anos, o problemático conceito de transferência da formação tem-se instalado por completo no nosso panorama nacional. A lógica adoptada pelo nosso tecido empresarial baseia-se na concepção de que deve existir uma relação entre a aprendizagem realizada em contexto de formação profissional e a sua transferência para os contextos de trabalho onde os ex-formandos se inserem posteriormente. Contudo, a medição dessa relação pauta-se através de avaliações com um cariz marcadamente sumativo, descurando, muitas vezes, quase por completo, todas as dinâmicas e interacções que surgem ao longo do processo formativo, e que na maior parte das vezes, influencia por completo o seu resultado final. Desta forma, o objectivo principal deste estudo será verificar até que ponto o modelo de avaliação adoptado pela Força Aérea Portuguesa (FAP) - abordagem multinível de Kirkpatrick - consegue prever a adequação da formação às necessidades laborais dos indivíduos. O diagnóstico efectuado prevê a avaliação de nove cursos de formação de praças da FAP, correspondentes a nove especialidades (profissões) diferentes. Os resultados atingidos através das respostas fornecidas aos questionários aplicados, por parte das chefias directas dos ex-formandos, forneceram bons indicadores acerca do grau de aplicabilidade das tarefas profissionais por parte dos ex-formandos nos seus actuais postos de trabalho. Os resultados levam-nos a crer que existe uma relação entre as aprendizagens que os ex-formandos realizam ao longo da sua formação, e a sua consequente transferência para os seus futuros locais de trabalho. Essa relação foi efectivamente encontrada neste estudo. Contudo, ficou também provado neste estudo, que uma abordagem que se preocupe única e exclusivamente com o controlo desta premissa, através dos resultados finais de uma avaliação (avaliação de produto), corre sérios riscos de deixar escapar o controlo da maior parte das variáveis que justificam estes resultados. Estas variáveis permitiriam-nos perceber porque é que mesmo existindo transferência das aprendizagens dos formandos para os seus postos de trabalho, a formação é em grande parte inadequada, pois essas aprendizagens excedem em muito (centenas de horas de formação) as reais necessidades profissionais.In recent years, the problematic concept of training transfer has been fully installed in our national landscape. The logic adopted by our businesses is based on the concept that there should be a relationship between the learning taking place in the context of vocational training and its transfer to work settings where ex-trainees are inserted later. However, measurement of this relationship is guided by assessment markedly summative in nature, neglecting, often, completely all the dynamics and interactions that arise during the training process, and that in most cases, influences completely its final outcome. Thus, the main objective of this study is to see to what extent the assessment model adopted by PAF (also inspired by the multilevel approach Kirkpatrick) can predict the adequacy of training to the labor needs of individuals. The diagnosis made previews the assessment of training courses for nine squares of the FAP, representing nine different specialties (jobs). The results achieved through the replies to the questionnaires, by the direct leadership of ex-trainees, provide good indicators of the extent of applicability of professional tasks by ex-trainees in their current jobs. There is indeed a relationship between the learning that ex-trainees perform during their training and their subsequent transfer to their future workplaces. This relationship was actually found in this study. However, it was also found in this study, that an approach that cares exclusively with the control of this premise, through the final results of an evaluation (product evaluation), is in serious danger of neglecting the control of most of the variables that justify the final results and allow us to understand why even if there is transfer of learning of the trainees to their jobs, training is largely inadequate, particularly because their learning far exceed (hundreds of hours of training) the real professional needs.Rodrigues, Pedro, 1958-Repositório da Universidade de LisboaPereira, Filipe André Gonçalves, 1981-2011-02-18T13:59:56Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/vnd.ms-excelapplication/pdfapplication/pdfapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/2523porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:42:55Zoai:repositorio.ul.pt:10451/2523Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:28:53.821713Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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