Forma e matéria: a escultura barroca de Santo Estêvão do Museu de Santa Maria de Lamas, Portugal
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/4802 |
Resumo: | Esta publicação teve origem numa comunicação oral apresentada em: V Congresso do CEIB - Centro de Estudos da Imaginária Brasileira, Vitória, 2007 |
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Forma e matéria: a escultura barroca de Santo Estêvão do Museu de Santa Maria de Lamas, PortugalEsta publicação teve origem numa comunicação oral apresentada em: V Congresso do CEIB - Centro de Estudos da Imaginária Brasileira, Vitória, 2007Uma escultura sobre madeira, do Museu de Santa Maria de Lamas, representando Santo Estêvão, datável da primeira metade do século XVIII e com características de produção popular, foi objecto de um estudo que teve como principal objectivo a identificação dos materiais e a caracterização das técnicas utilizadas. Esse estudo iniciou-se no contexto de uma intervenção de conservação e restauro e envolveu a radiografia, para análise do suporte de madeira, a observação ao microscópio de cortes histológicos para a identificação da espécie, a espectrometria de fluorescência de raios X dispersiva de energias (EDXRF), para a identificação dos elementos com número atómico igual ou superior ao do cálcio, a microscopia óptica de reflexão com e sem luz polarizada (PLM e OM), para a identificação de pigmentos e caracterização da estratigrafia, e a espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier (FTIR) e testes microquímicos, para o esclarecimento de algumas dúvidas relacionadas com a identificação dos pigmentos. Os resultados obtidos mostram que, salvo nalgumas extremidades, a imagem foi esculpida num só bloco de madeira de espécie frutícola sobre a qual foi aplicada uma camada de gesso e, excepto nas zonas de carnação e do cabelo, duas camadas de bolo arménio. As camadas correspondentes à carnação e ao cabelo assentam directamente sobre a preparação. Nas camadas superficiais foram identificados cré, branco de chumbo, umbra, vermelhão, mínio e um pigmento laranja de arsénio que a princípio se pensou ser realgar, mas que estudos mais pormenorizados, actualmente em curso, sugerem ter composição mais complexa. Foi também detectada a presença de folha de ouro em toda a área estofada e foram identificadas algumas situações que podem ter resultado de uma tentativa de contenção de custos. FicheirosCentro de Estudos da Imaginária BrasileiraVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaBarata, CarolinaCruz, António JoãoCarballo, JorgelinaAraújo, Maria EduardaTeixeira, Vítor Rui Gomes2011-07-20T10:21:17Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/4802porBARATA, Carolina …[et al.] - Forma e matéria: a escultura barroca de Santo Estêvão do Museu de Santa Maria de Lamas, Portugal. Imagem Brasileira. N.º 4 (2009), p. 203-208info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:11:50Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/4802Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:06:41.727302Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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