Avaliação de desempenho de funcionalidades Viv (Vehicle-Infrastructure-Vehicle) nas comunicações entre um automóvel e um servidor
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/31414 |
Resumo: | O objetivo principal da dissertação consiste em implementar a comunicação VIV (Vehicle-Infrastructure-Vehicle), para avaliação do desempenho nas comunicações entre um servidor e um automóvel. Para isso é necessário a implementação e configuração de sensores, como por exemplo o GPS e o LiDAR e a implementação da comunicação entre o automóvel e um servidor remoto. O módulo GSM ficará encarregue da comunicação. O objetivo será enviar informações relativas à localização do automóvel e à distância entre veículos. Foi também necessário modelar uma caixa para albergar todos os equipamentos necessários. Esta caixa deverá ter a capacidade de ser fixa à parte frontal do automóvel. O centro de processamento utilizado foi o Arduino Mega. Para servidor foi utilizado a aplicação MAMP que para além de um servidor Apache vem com um servidor MySQL. Depois do código para o servidor e para o centro de processamento Arduino estarem escritos, foram feitos alguns testes com o automóvel em movimento na zona de S. João da Madeira e de Aveiro. O objetivo seria ter um tempo de comunicação abaixo de um segundo. No entanto apenas foi possível ter um tempo de comunicação de sensivelmente cinco segundos. Apesar dos vários desafios encontrados o caminho está traçado para se puder melhorar e modernizar este projeto. |
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Avaliação de desempenho de funcionalidades Viv (Vehicle-Infrastructure-Vehicle) nas comunicações entre um automóvel e um servidorComunicaçãoV2XVIVO objetivo principal da dissertação consiste em implementar a comunicação VIV (Vehicle-Infrastructure-Vehicle), para avaliação do desempenho nas comunicações entre um servidor e um automóvel. Para isso é necessário a implementação e configuração de sensores, como por exemplo o GPS e o LiDAR e a implementação da comunicação entre o automóvel e um servidor remoto. O módulo GSM ficará encarregue da comunicação. O objetivo será enviar informações relativas à localização do automóvel e à distância entre veículos. Foi também necessário modelar uma caixa para albergar todos os equipamentos necessários. Esta caixa deverá ter a capacidade de ser fixa à parte frontal do automóvel. O centro de processamento utilizado foi o Arduino Mega. Para servidor foi utilizado a aplicação MAMP que para além de um servidor Apache vem com um servidor MySQL. Depois do código para o servidor e para o centro de processamento Arduino estarem escritos, foram feitos alguns testes com o automóvel em movimento na zona de S. João da Madeira e de Aveiro. O objetivo seria ter um tempo de comunicação abaixo de um segundo. No entanto apenas foi possível ter um tempo de comunicação de sensivelmente cinco segundos. Apesar dos vários desafios encontrados o caminho está traçado para se puder melhorar e modernizar este projeto.The main objective of the dissertation is to implement VIV (Vehicle Infrastructure-Vehicle) communication, to evaluate the performance in communications between a server and an automobile. For this, it is necessary to implement and configure sensors, such as GPS and LiDAR, and to implement communication between the car and a remote server. The GSM module will be in charge of the communication. The goal will be to send information regarding the car's location and the distance between vehicles. It was also necessary to model a box to house all the necessary equipment. This box should be able to be fixed to the front of the car. The processing center used was the Arduino Mega. For the server, the MAMP application was used, which in addition to an Apache server comes with a MySQL server. After the code for the server and the Arduino processing center were written, some tests were made with the car moving in the S zone. João da Madeira and Aveiro. The goal would be to have a communication time below one second. However, it was only possible to have a communication time of approximately five seconds. Despite the various challenges encountered, the path is set to improve and modernize this project.2021-05-21T08:35:33Z2021-02-26T00:00:00Z2021-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/31414porSilva, André Gonçalves Moutinho dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:00:38Zoai:ria.ua.pt:10773/31414Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:03:18.319565Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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