Aprendendo História de Portugal no jardim de infância através do conhecimento de alguns monarcas portugueses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Diana Ramos da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1479
Resumo: O nosso estudo procurou trabalhar conteúdos de História de Portugal, com as crianças da Educação Pré-Escolar de um jardim-de-infância do concelho de Viana do Castelo. Decidimos, em função do grupo e, depois de conversarmos com a nossa Educadora Cooperante e o nosso Orientador, analisar os percursos de vida de alguns Reis de Portugal tendo, para o efeito escolhido alguns dos mais representativos como D. Afonso Henriques, D. Pedro I, D. Manuel I e D. João V, através de um conjunto de atividades e projetos com características lúdico-didáticas e socio-afetivas. Durante a exploração da temática surgiram conceitos que poderão enriquecer o vocabulário das crianças, caso das palavras Rei, Príncipe, Cavaleiro e Castelo. Este vocabulário foi explorado juntamente com as histórias dos monarcas. Cada monarca apresentava um conceito próprio alicerçado numa curiosidade. No caso do estudo do Rei D. Afonso Henriques, foi explorado o conceito de Rei, sendo necessária a introdução de um cavaleiro, por forma a enriquecer o pano de fundo contextual, já que cada monarca tem Cavaleiros para defender o Reino. Seguidamente, aquando da exploração de D. Pedro desenvolveu-se, em diálogo com o grupo, o conceito de Príncipe, Rei e Conquista. No que se refere ao método de investigação utilizado, salienta-se a metodologia de Investigação-Ação, numa investigação participante, visto que o investigador intervém diretamente com o público-alvo. A pedagogia empregue na investigação foi adquirida ao longo do processo de ensino-aprendizagem.
id RCAP_56544cfe529a6def45afd72f1946e37a
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1479
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprendendo História de Portugal no jardim de infância através do conhecimento de alguns monarcas portuguesesEducação pré-escolarConhecimento do mundoHistória de PortugalReiPríncipeCavaleiroCasteloPre-schoolWorld’s knowledgePortuguese HistoryKingPrinceKnightCastelO nosso estudo procurou trabalhar conteúdos de História de Portugal, com as crianças da Educação Pré-Escolar de um jardim-de-infância do concelho de Viana do Castelo. Decidimos, em função do grupo e, depois de conversarmos com a nossa Educadora Cooperante e o nosso Orientador, analisar os percursos de vida de alguns Reis de Portugal tendo, para o efeito escolhido alguns dos mais representativos como D. Afonso Henriques, D. Pedro I, D. Manuel I e D. João V, através de um conjunto de atividades e projetos com características lúdico-didáticas e socio-afetivas. Durante a exploração da temática surgiram conceitos que poderão enriquecer o vocabulário das crianças, caso das palavras Rei, Príncipe, Cavaleiro e Castelo. Este vocabulário foi explorado juntamente com as histórias dos monarcas. Cada monarca apresentava um conceito próprio alicerçado numa curiosidade. No caso do estudo do Rei D. Afonso Henriques, foi explorado o conceito de Rei, sendo necessária a introdução de um cavaleiro, por forma a enriquecer o pano de fundo contextual, já que cada monarca tem Cavaleiros para defender o Reino. Seguidamente, aquando da exploração de D. Pedro desenvolveu-se, em diálogo com o grupo, o conceito de Príncipe, Rei e Conquista. No que se refere ao método de investigação utilizado, salienta-se a metodologia de Investigação-Ação, numa investigação participante, visto que o investigador intervém diretamente com o público-alvo. A pedagogia empregue na investigação foi adquirida ao longo do processo de ensino-aprendizagem.Our study sought to work contents of Portuguese History, with children in pre school education in the county of Viana do Castelo. We decided, according to the group, after we talk with teacher cooperating and with our coordinator, analyze some biographies of Portuguese kings (D. Afonso Henriques, D. Pedro I, D. Manuel I e D. João V) by a set of activities and projects whit features recreational and educational and socialaffective. During the exploration of these assets some key words have emerged from the activities, such as King, Prince, Knight and Castle. These words were explored with the precious help of the monarch’s biographies. From each monarch we have extracted some curiosities: in the case of King Afonso Henriques we decided introduce a knight, responsible for the safety of the kingdom, to make the educational context richer. About D. Pedro I we decided to talk about Conquest, Princes and Kings. The investigative model we chose was investigation-action, with a participant action in the investigation. During the educational process we were always focused on pedagogy.2016-01-27T11:47:06Z2013-04-29T00:00:00Z2013-04-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1479porSilva, Diana Ramos dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:41:38Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1479Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:19.645189Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprendendo História de Portugal no jardim de infância através do conhecimento de alguns monarcas portugueses
title Aprendendo História de Portugal no jardim de infância através do conhecimento de alguns monarcas portugueses
spellingShingle Aprendendo História de Portugal no jardim de infância através do conhecimento de alguns monarcas portugueses
Silva, Diana Ramos da
Educação pré-escolar
Conhecimento do mundo
História de Portugal
Rei
Príncipe
Cavaleiro
Castelo
Pre-school
World’s knowledge
Portuguese History
King
Prince
Knight
Castel
title_short Aprendendo História de Portugal no jardim de infância através do conhecimento de alguns monarcas portugueses
title_full Aprendendo História de Portugal no jardim de infância através do conhecimento de alguns monarcas portugueses
title_fullStr Aprendendo História de Portugal no jardim de infância através do conhecimento de alguns monarcas portugueses
title_full_unstemmed Aprendendo História de Portugal no jardim de infância através do conhecimento de alguns monarcas portugueses
title_sort Aprendendo História de Portugal no jardim de infância através do conhecimento de alguns monarcas portugueses
author Silva, Diana Ramos da
author_facet Silva, Diana Ramos da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Diana Ramos da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Conhecimento do mundo
História de Portugal
Rei
Príncipe
Cavaleiro
Castelo
Pre-school
World’s knowledge
Portuguese History
King
Prince
Knight
Castel
topic Educação pré-escolar
Conhecimento do mundo
História de Portugal
Rei
Príncipe
Cavaleiro
Castelo
Pre-school
World’s knowledge
Portuguese History
King
Prince
Knight
Castel
description O nosso estudo procurou trabalhar conteúdos de História de Portugal, com as crianças da Educação Pré-Escolar de um jardim-de-infância do concelho de Viana do Castelo. Decidimos, em função do grupo e, depois de conversarmos com a nossa Educadora Cooperante e o nosso Orientador, analisar os percursos de vida de alguns Reis de Portugal tendo, para o efeito escolhido alguns dos mais representativos como D. Afonso Henriques, D. Pedro I, D. Manuel I e D. João V, através de um conjunto de atividades e projetos com características lúdico-didáticas e socio-afetivas. Durante a exploração da temática surgiram conceitos que poderão enriquecer o vocabulário das crianças, caso das palavras Rei, Príncipe, Cavaleiro e Castelo. Este vocabulário foi explorado juntamente com as histórias dos monarcas. Cada monarca apresentava um conceito próprio alicerçado numa curiosidade. No caso do estudo do Rei D. Afonso Henriques, foi explorado o conceito de Rei, sendo necessária a introdução de um cavaleiro, por forma a enriquecer o pano de fundo contextual, já que cada monarca tem Cavaleiros para defender o Reino. Seguidamente, aquando da exploração de D. Pedro desenvolveu-se, em diálogo com o grupo, o conceito de Príncipe, Rei e Conquista. No que se refere ao método de investigação utilizado, salienta-se a metodologia de Investigação-Ação, numa investigação participante, visto que o investigador intervém diretamente com o público-alvo. A pedagogia empregue na investigação foi adquirida ao longo do processo de ensino-aprendizagem.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-29T00:00:00Z
2013-04-29
2016-01-27T11:47:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/1479
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/1479
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131528278573056