Enfrentando os desafios do design de textos multimodais para promover a pedagogia das multiliteracias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Íris Susana Pires
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Gil, Maitê Moraes, Sylla, Cristina Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/86045
Resumo: Este artigo pretende contribuir para a compreensão dos desafios colocados pelo design de textos digitais especificamente destinados a promover a pedagogia das multiliteracias. Esta abordagem pedagógica defende que a compreensão e produção de significados multimodais e a diversidade cultural são conteúdos incontornáveis no novo currículo escolar. Apresentamos o estudo de uma story app multimodal interativa, intitulada Mobeybou no Brasil, desenvolvida para dar resposta à seguinte questão de investigação: o que se pode aprender sobre o design de textos multimodais destinados a promover a aprendizagem intercultural a partir do design desta story app? Na nossa análise, utilizamos categorias da gramática da narrativa e da representação multimodal incidentes na representação da diversidade experiencial e do posicionamento pessoal dos utilizadores. Os resultados sugerem a complexidade envolvida no design de textos multimodais que respondem aos desafios da pedagogia das multiliteracias, salientando a necessidade urgente do estreitamento da colaboração entre a investigação realizada nas áreas da educação, da semiótica e do design de média digitais. Por fim, identificamos as limitações do estudo, apontando alguns desenvolvimentos futuros.
id RCAP_5654da3ffad9dea12dd1fae64feefa88
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/86045
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Enfrentando os desafios do design de textos multimodais para promover a pedagogia das multiliteraciasMeeting the challenges of designing multimodal texts to promote multiliteracies pedagogymultiliteraciasmultimodalidadeinterculturalidadeliteracia digitalaplicações de histórias interativasmultiliteraciesmultimodalityinterculturalitydigital literacyinteractive story appsCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoEste artigo pretende contribuir para a compreensão dos desafios colocados pelo design de textos digitais especificamente destinados a promover a pedagogia das multiliteracias. Esta abordagem pedagógica defende que a compreensão e produção de significados multimodais e a diversidade cultural são conteúdos incontornáveis no novo currículo escolar. Apresentamos o estudo de uma story app multimodal interativa, intitulada Mobeybou no Brasil, desenvolvida para dar resposta à seguinte questão de investigação: o que se pode aprender sobre o design de textos multimodais destinados a promover a aprendizagem intercultural a partir do design desta story app? Na nossa análise, utilizamos categorias da gramática da narrativa e da representação multimodal incidentes na representação da diversidade experiencial e do posicionamento pessoal dos utilizadores. Os resultados sugerem a complexidade envolvida no design de textos multimodais que respondem aos desafios da pedagogia das multiliteracias, salientando a necessidade urgente do estreitamento da colaboração entre a investigação realizada nas áreas da educação, da semiótica e do design de média digitais. Por fim, identificamos as limitações do estudo, apontando alguns desenvolvimentos futuros.This article aims to add to the understanding of the challenges involved in designing digital texts to promote multiliteracies pedagogy. A multiliteracies approach calls for multimodal meaning-making and cultural diversity to be integrated into new school curriculum content, and accordingly, we analyse an interactive children’s story app, named Mobeybou in Brazil. The research question addressed was: what can we learn about the design of multimodal texts aimed at promoting intercultural learning from the design of this story app? The app incorporates tangible and digital storytelling materials to promote intercultural skills among young children, focusing specifically on Brazil. Mobeybou in Brazil was studied to characterize the design of its multimodal representations of meaning, using categories from the grammar of storytelling and multimodal meaning-making, particularly those concerned with representing the experiential diversity and personal positioning of the app users. The findings provide evidence of the complexity involved in designing multimodal texts to meet the challenges of promoting multiliteracies pedagogy, highlighting the urgent need to narrow the interface between research undertaken in education, semiotics, and digital media design. The article concludes by identifying the study’s limitations and some future developments.Uminho -Universidade do Minho(FCT 2020-2023)Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)Universidade do MinhoPereira, Íris Susana PiresGil, Maitê MoraesSylla, Cristina Maria20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/86045porPereira, Íris S. P., Gil, M., & Sylla, C. M. (2023). Enfrentando os desafios do design de textos multimodais para promover a pedagogia das multiliteracias. Comunicação e Sociedade, 43, e023008. https://doi.org/10.17231/comsoc.43(2023).44811645-20892183-357510.17231/comsoc.43(2023).4481e023008https://doi.org/10.17231/comsoc.43(2023).4481info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-16T01:19:27Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/86045Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:26:40.118397Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Enfrentando os desafios do design de textos multimodais para promover a pedagogia das multiliteracias
Meeting the challenges of designing multimodal texts to promote multiliteracies pedagogy
title Enfrentando os desafios do design de textos multimodais para promover a pedagogia das multiliteracias
spellingShingle Enfrentando os desafios do design de textos multimodais para promover a pedagogia das multiliteracias
Pereira, Íris Susana Pires
multiliteracias
multimodalidade
interculturalidade
literacia digital
aplicações de histórias interativas
multiliteracies
multimodality
interculturality
digital literacy
interactive story apps
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short Enfrentando os desafios do design de textos multimodais para promover a pedagogia das multiliteracias
title_full Enfrentando os desafios do design de textos multimodais para promover a pedagogia das multiliteracias
title_fullStr Enfrentando os desafios do design de textos multimodais para promover a pedagogia das multiliteracias
title_full_unstemmed Enfrentando os desafios do design de textos multimodais para promover a pedagogia das multiliteracias
title_sort Enfrentando os desafios do design de textos multimodais para promover a pedagogia das multiliteracias
author Pereira, Íris Susana Pires
author_facet Pereira, Íris Susana Pires
Gil, Maitê Moraes
Sylla, Cristina Maria
author_role author
author2 Gil, Maitê Moraes
Sylla, Cristina Maria
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Íris Susana Pires
Gil, Maitê Moraes
Sylla, Cristina Maria
dc.subject.por.fl_str_mv multiliteracias
multimodalidade
interculturalidade
literacia digital
aplicações de histórias interativas
multiliteracies
multimodality
interculturality
digital literacy
interactive story apps
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic multiliteracias
multimodalidade
interculturalidade
literacia digital
aplicações de histórias interativas
multiliteracies
multimodality
interculturality
digital literacy
interactive story apps
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description Este artigo pretende contribuir para a compreensão dos desafios colocados pelo design de textos digitais especificamente destinados a promover a pedagogia das multiliteracias. Esta abordagem pedagógica defende que a compreensão e produção de significados multimodais e a diversidade cultural são conteúdos incontornáveis no novo currículo escolar. Apresentamos o estudo de uma story app multimodal interativa, intitulada Mobeybou no Brasil, desenvolvida para dar resposta à seguinte questão de investigação: o que se pode aprender sobre o design de textos multimodais destinados a promover a aprendizagem intercultural a partir do design desta story app? Na nossa análise, utilizamos categorias da gramática da narrativa e da representação multimodal incidentes na representação da diversidade experiencial e do posicionamento pessoal dos utilizadores. Os resultados sugerem a complexidade envolvida no design de textos multimodais que respondem aos desafios da pedagogia das multiliteracias, salientando a necessidade urgente do estreitamento da colaboração entre a investigação realizada nas áreas da educação, da semiótica e do design de média digitais. Por fim, identificamos as limitações do estudo, apontando alguns desenvolvimentos futuros.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/86045
url https://hdl.handle.net/1822/86045
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pereira, Íris S. P., Gil, M., & Sylla, C. M. (2023). Enfrentando os desafios do design de textos multimodais para promover a pedagogia das multiliteracias. Comunicação e Sociedade, 43, e023008. https://doi.org/10.17231/comsoc.43(2023).4481
1645-2089
2183-3575
10.17231/comsoc.43(2023).4481
e023008
https://doi.org/10.17231/comsoc.43(2023).4481
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133534229626880