Enfrentando os desafios do design de textos multimodais para promover a pedagogia das multiliteracias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/86045 |
Resumo: | Este artigo pretende contribuir para a compreensão dos desafios colocados pelo design de textos digitais especificamente destinados a promover a pedagogia das multiliteracias. Esta abordagem pedagógica defende que a compreensão e produção de significados multimodais e a diversidade cultural são conteúdos incontornáveis no novo currículo escolar. Apresentamos o estudo de uma story app multimodal interativa, intitulada Mobeybou no Brasil, desenvolvida para dar resposta à seguinte questão de investigação: o que se pode aprender sobre o design de textos multimodais destinados a promover a aprendizagem intercultural a partir do design desta story app? Na nossa análise, utilizamos categorias da gramática da narrativa e da representação multimodal incidentes na representação da diversidade experiencial e do posicionamento pessoal dos utilizadores. Os resultados sugerem a complexidade envolvida no design de textos multimodais que respondem aos desafios da pedagogia das multiliteracias, salientando a necessidade urgente do estreitamento da colaboração entre a investigação realizada nas áreas da educação, da semiótica e do design de média digitais. Por fim, identificamos as limitações do estudo, apontando alguns desenvolvimentos futuros. |
id |
RCAP_5654da3ffad9dea12dd1fae64feefa88 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/86045 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Enfrentando os desafios do design de textos multimodais para promover a pedagogia das multiliteraciasMeeting the challenges of designing multimodal texts to promote multiliteracies pedagogymultiliteraciasmultimodalidadeinterculturalidadeliteracia digitalaplicações de histórias interativasmultiliteraciesmultimodalityinterculturalitydigital literacyinteractive story appsCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoEste artigo pretende contribuir para a compreensão dos desafios colocados pelo design de textos digitais especificamente destinados a promover a pedagogia das multiliteracias. Esta abordagem pedagógica defende que a compreensão e produção de significados multimodais e a diversidade cultural são conteúdos incontornáveis no novo currículo escolar. Apresentamos o estudo de uma story app multimodal interativa, intitulada Mobeybou no Brasil, desenvolvida para dar resposta à seguinte questão de investigação: o que se pode aprender sobre o design de textos multimodais destinados a promover a aprendizagem intercultural a partir do design desta story app? Na nossa análise, utilizamos categorias da gramática da narrativa e da representação multimodal incidentes na representação da diversidade experiencial e do posicionamento pessoal dos utilizadores. Os resultados sugerem a complexidade envolvida no design de textos multimodais que respondem aos desafios da pedagogia das multiliteracias, salientando a necessidade urgente do estreitamento da colaboração entre a investigação realizada nas áreas da educação, da semiótica e do design de média digitais. Por fim, identificamos as limitações do estudo, apontando alguns desenvolvimentos futuros.This article aims to add to the understanding of the challenges involved in designing digital texts to promote multiliteracies pedagogy. A multiliteracies approach calls for multimodal meaning-making and cultural diversity to be integrated into new school curriculum content, and accordingly, we analyse an interactive children’s story app, named Mobeybou in Brazil. The research question addressed was: what can we learn about the design of multimodal texts aimed at promoting intercultural learning from the design of this story app? The app incorporates tangible and digital storytelling materials to promote intercultural skills among young children, focusing specifically on Brazil. Mobeybou in Brazil was studied to characterize the design of its multimodal representations of meaning, using categories from the grammar of storytelling and multimodal meaning-making, particularly those concerned with representing the experiential diversity and personal positioning of the app users. The findings provide evidence of the complexity involved in designing multimodal texts to meet the challenges of promoting multiliteracies pedagogy, highlighting the urgent need to narrow the interface between research undertaken in education, semiotics, and digital media design. The article concludes by identifying the study’s limitations and some future developments.Uminho -Universidade do Minho(FCT 2020-2023)Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)Universidade do MinhoPereira, Íris Susana PiresGil, Maitê MoraesSylla, Cristina Maria20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/86045porPereira, Íris S. P., Gil, M., & Sylla, C. M. (2023). Enfrentando os desafios do design de textos multimodais para promover a pedagogia das multiliteracias. Comunicação e Sociedade, 43, e023008. https://doi.org/10.17231/comsoc.43(2023).44811645-20892183-357510.17231/comsoc.43(2023).4481e023008https://doi.org/10.17231/comsoc.43(2023).4481info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-16T01:19:27Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/86045Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:26:40.118397Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Enfrentando os desafios do design de textos multimodais para promover a pedagogia das multiliteracias Meeting the challenges of designing multimodal texts to promote multiliteracies pedagogy |
title |
Enfrentando os desafios do design de textos multimodais para promover a pedagogia das multiliteracias |
spellingShingle |
Enfrentando os desafios do design de textos multimodais para promover a pedagogia das multiliteracias Pereira, Íris Susana Pires multiliteracias multimodalidade interculturalidade literacia digital aplicações de histórias interativas multiliteracies multimodality interculturality digital literacy interactive story apps Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
title_short |
Enfrentando os desafios do design de textos multimodais para promover a pedagogia das multiliteracias |
title_full |
Enfrentando os desafios do design de textos multimodais para promover a pedagogia das multiliteracias |
title_fullStr |
Enfrentando os desafios do design de textos multimodais para promover a pedagogia das multiliteracias |
title_full_unstemmed |
Enfrentando os desafios do design de textos multimodais para promover a pedagogia das multiliteracias |
title_sort |
Enfrentando os desafios do design de textos multimodais para promover a pedagogia das multiliteracias |
author |
Pereira, Íris Susana Pires |
author_facet |
Pereira, Íris Susana Pires Gil, Maitê Moraes Sylla, Cristina Maria |
author_role |
author |
author2 |
Gil, Maitê Moraes Sylla, Cristina Maria |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Íris Susana Pires Gil, Maitê Moraes Sylla, Cristina Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
multiliteracias multimodalidade interculturalidade literacia digital aplicações de histórias interativas multiliteracies multimodality interculturality digital literacy interactive story apps Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
topic |
multiliteracias multimodalidade interculturalidade literacia digital aplicações de histórias interativas multiliteracies multimodality interculturality digital literacy interactive story apps Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
description |
Este artigo pretende contribuir para a compreensão dos desafios colocados pelo design de textos digitais especificamente destinados a promover a pedagogia das multiliteracias. Esta abordagem pedagógica defende que a compreensão e produção de significados multimodais e a diversidade cultural são conteúdos incontornáveis no novo currículo escolar. Apresentamos o estudo de uma story app multimodal interativa, intitulada Mobeybou no Brasil, desenvolvida para dar resposta à seguinte questão de investigação: o que se pode aprender sobre o design de textos multimodais destinados a promover a aprendizagem intercultural a partir do design desta story app? Na nossa análise, utilizamos categorias da gramática da narrativa e da representação multimodal incidentes na representação da diversidade experiencial e do posicionamento pessoal dos utilizadores. Os resultados sugerem a complexidade envolvida no design de textos multimodais que respondem aos desafios da pedagogia das multiliteracias, salientando a necessidade urgente do estreitamento da colaboração entre a investigação realizada nas áreas da educação, da semiótica e do design de média digitais. Por fim, identificamos as limitações do estudo, apontando alguns desenvolvimentos futuros. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2023-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/86045 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/86045 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Pereira, Íris S. P., Gil, M., & Sylla, C. M. (2023). Enfrentando os desafios do design de textos multimodais para promover a pedagogia das multiliteracias. Comunicação e Sociedade, 43, e023008. https://doi.org/10.17231/comsoc.43(2023).4481 1645-2089 2183-3575 10.17231/comsoc.43(2023).4481 e023008 https://doi.org/10.17231/comsoc.43(2023).4481 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133534229626880 |