Motivação dos professores com e sem utilização das TIC em sala de aula.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Jorge Manuel dos Santos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/629
Resumo: As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) são cada vez mais uma realidade nas escolas portuguesas. Ao falarmos das TIC em contexto escolar é fundamental o papel que o professor desempenha neste novo paradigma que é a Tecnologia Educativa. Ensinar com as TIC pressupõe uma prática planeada na qual os alunos têm novas formas de acesso ao conhecimento que poderão culminar em novas formas de aprendizagem. No presente estudo, pretendeu-se refletir e repensar nos modelos de formação de professores e na aquisição de novas competências, para que os professores possam dar uma resposta efetiva aos desafios que a introdução das TIC comporta na área da educação. Procurou-se investigar acerca do tema “Motivação do professor com e sem utilização das TIC na sala de aula”, pretendendo-se compreender a motivação do professor para ensinar, identificar os recursos tecnológicos utilizados pelos professores, avaliar a utilização das TIC nas estratégias pedagógicas adotadas e avaliar a utilização das TIC, em contexto de sala de aula. O estudo apoiou-se num dos métodos utilizados nas Ciências Sociais, o método estatístico, aplicado em duas escolas portuguesas. Os resultados obtidos, quanto à motivação dos professores, são pouco animadores, no entanto no que diz respeito à motivação para ensinar, os resultados são bastante positivos. A maioria dos professores considera positiva a utilização das TIC, em contexto de sala de aula, destacando como mais significativas as mudanças que ocorrem ao nível da motivação e atenção dos alunos, da sua interação e participação no processo do ensino e da aprendizagem, assim como na sua colaboração e participação nas atividades e apresentação de conteúdos. Podemos admitir, com este estudo, que existe uma correlação entre a motivação para ensinar e a motivação para a utilização das TIC. Os resultados mostram também que um professor não utiliza estratégias de ensino com recurso às TIC pelo facto de ter formação na área das TIC. A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas escolas, nomeadamente na sala de aula, e no desenvolvimento de atividades de aprendizagem em ambientes virtuais já não é um privilégio de alguns docentes. Em média, os professores utilizam as TIC mais do que uma hora diária. O estudo mostra, ainda, que um professor motivado acredita e confia em determinadas estratégias de ensino e de motivação dos alunos com e sem utilização das TIC na sala de aula. Information and communication technologies (ICT) are becoming a reality in Portuguese schools. When we speak of ICT applied to education we must not forget the important role teachers play in this new teaching paradigm. Applying Information and communication technologies to the teaching process requires the planning of a practice that enables students the access to knowledge in a different way and provides them with new forms of learning. In the present study, we sought to reflect and rethink teacher- training models and the acquisition of new skills, so that teachers can respond effectively to the challenges that the introduction of ICT in education entails. The research into the subject “Teacher motivation with and without the use of ICT in the classroom" aimed to understand teachers’ motivation to teach, identify the technological resources used by them, evaluate the use of ICT in the teaching strategies adopted and evaluate the use of ICT in classroom context. The study based on the statistical method used in Social Sciences, was applied in two Portuguese schools. The results obtained concerning teachers’ motivation are not very encouraging however, in what concerns motivation to teach the results are very positive. Most teachers consider the use of ICT in classroom context as positive. They highlight relevant changes occurred in the students’ level of attention and in their motivation to interact and participate in the teaching /learning process, as well as in their collaboration and willingness to participate in the activities and during contents presentation. We can therefore assume, with this study, a correlation between motivation to teach and motivation to use ICT. The results also show that a teacher does not use teaching strategies using ICT because of his training in ICT. The use of Information and Communication Technologies (ICT) in schools, particularly in the classroom, and the development of learning activities in virtual environments is no longer a privilege of some teachers. On average, teachers use ICT more than one hour daily. The study also shows that a motivated teacher believes and trusts in certain teaching strategies and motivation among students with or without the use of ICT in the classroom.
id RCAP_566b39311385fd26cfa0438a91c4ac6b
oai_identifier_str oai:repositorio.uportu.pt:11328/629
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Motivação dos professores com e sem utilização das TIC em sala de aula.MotivaçãoTecnologias de Informação e Comunicação (TIC)Sala de aulaTMTICEAs Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) são cada vez mais uma realidade nas escolas portuguesas. Ao falarmos das TIC em contexto escolar é fundamental o papel que o professor desempenha neste novo paradigma que é a Tecnologia Educativa. Ensinar com as TIC pressupõe uma prática planeada na qual os alunos têm novas formas de acesso ao conhecimento que poderão culminar em novas formas de aprendizagem. No presente estudo, pretendeu-se refletir e repensar nos modelos de formação de professores e na aquisição de novas competências, para que os professores possam dar uma resposta efetiva aos desafios que a introdução das TIC comporta na área da educação. Procurou-se investigar acerca do tema “Motivação do professor com e sem utilização das TIC na sala de aula”, pretendendo-se compreender a motivação do professor para ensinar, identificar os recursos tecnológicos utilizados pelos professores, avaliar a utilização das TIC nas estratégias pedagógicas adotadas e avaliar a utilização das TIC, em contexto de sala de aula. O estudo apoiou-se num dos métodos utilizados nas Ciências Sociais, o método estatístico, aplicado em duas escolas portuguesas. Os resultados obtidos, quanto à motivação dos professores, são pouco animadores, no entanto no que diz respeito à motivação para ensinar, os resultados são bastante positivos. A maioria dos professores considera positiva a utilização das TIC, em contexto de sala de aula, destacando como mais significativas as mudanças que ocorrem ao nível da motivação e atenção dos alunos, da sua interação e participação no processo do ensino e da aprendizagem, assim como na sua colaboração e participação nas atividades e apresentação de conteúdos. Podemos admitir, com este estudo, que existe uma correlação entre a motivação para ensinar e a motivação para a utilização das TIC. Os resultados mostram também que um professor não utiliza estratégias de ensino com recurso às TIC pelo facto de ter formação na área das TIC. A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas escolas, nomeadamente na sala de aula, e no desenvolvimento de atividades de aprendizagem em ambientes virtuais já não é um privilégio de alguns docentes. Em média, os professores utilizam as TIC mais do que uma hora diária. O estudo mostra, ainda, que um professor motivado acredita e confia em determinadas estratégias de ensino e de motivação dos alunos com e sem utilização das TIC na sala de aula. Information and communication technologies (ICT) are becoming a reality in Portuguese schools. When we speak of ICT applied to education we must not forget the important role teachers play in this new teaching paradigm. Applying Information and communication technologies to the teaching process requires the planning of a practice that enables students the access to knowledge in a different way and provides them with new forms of learning. In the present study, we sought to reflect and rethink teacher- training models and the acquisition of new skills, so that teachers can respond effectively to the challenges that the introduction of ICT in education entails. The research into the subject “Teacher motivation with and without the use of ICT in the classroom" aimed to understand teachers’ motivation to teach, identify the technological resources used by them, evaluate the use of ICT in the teaching strategies adopted and evaluate the use of ICT in classroom context. The study based on the statistical method used in Social Sciences, was applied in two Portuguese schools. The results obtained concerning teachers’ motivation are not very encouraging however, in what concerns motivation to teach the results are very positive. Most teachers consider the use of ICT in classroom context as positive. They highlight relevant changes occurred in the students’ level of attention and in their motivation to interact and participate in the teaching /learning process, as well as in their collaboration and willingness to participate in the activities and during contents presentation. We can therefore assume, with this study, a correlation between motivation to teach and motivation to use ICT. The results also show that a teacher does not use teaching strategies using ICT because of his training in ICT. The use of Information and Communication Technologies (ICT) in schools, particularly in the classroom, and the development of learning activities in virtual environments is no longer a privilege of some teachers. On average, teachers use ICT more than one hour daily. The study also shows that a motivated teacher believes and trusts in certain teaching strategies and motivation among students with or without the use of ICT in the classroom.2013-10-25T15:56:52Z2013-05-01T00:00:00Z2013-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/629porCota: TMTICE 7Neves, Jorge Manuel dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:08:52ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Motivação dos professores com e sem utilização das TIC em sala de aula.
title Motivação dos professores com e sem utilização das TIC em sala de aula.
spellingShingle Motivação dos professores com e sem utilização das TIC em sala de aula.
Neves, Jorge Manuel dos Santos
Motivação
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
Sala de aula
TMTICE
title_short Motivação dos professores com e sem utilização das TIC em sala de aula.
title_full Motivação dos professores com e sem utilização das TIC em sala de aula.
title_fullStr Motivação dos professores com e sem utilização das TIC em sala de aula.
title_full_unstemmed Motivação dos professores com e sem utilização das TIC em sala de aula.
title_sort Motivação dos professores com e sem utilização das TIC em sala de aula.
author Neves, Jorge Manuel dos Santos
author_facet Neves, Jorge Manuel dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Jorge Manuel dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
Sala de aula
TMTICE
topic Motivação
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
Sala de aula
TMTICE
description As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) são cada vez mais uma realidade nas escolas portuguesas. Ao falarmos das TIC em contexto escolar é fundamental o papel que o professor desempenha neste novo paradigma que é a Tecnologia Educativa. Ensinar com as TIC pressupõe uma prática planeada na qual os alunos têm novas formas de acesso ao conhecimento que poderão culminar em novas formas de aprendizagem. No presente estudo, pretendeu-se refletir e repensar nos modelos de formação de professores e na aquisição de novas competências, para que os professores possam dar uma resposta efetiva aos desafios que a introdução das TIC comporta na área da educação. Procurou-se investigar acerca do tema “Motivação do professor com e sem utilização das TIC na sala de aula”, pretendendo-se compreender a motivação do professor para ensinar, identificar os recursos tecnológicos utilizados pelos professores, avaliar a utilização das TIC nas estratégias pedagógicas adotadas e avaliar a utilização das TIC, em contexto de sala de aula. O estudo apoiou-se num dos métodos utilizados nas Ciências Sociais, o método estatístico, aplicado em duas escolas portuguesas. Os resultados obtidos, quanto à motivação dos professores, são pouco animadores, no entanto no que diz respeito à motivação para ensinar, os resultados são bastante positivos. A maioria dos professores considera positiva a utilização das TIC, em contexto de sala de aula, destacando como mais significativas as mudanças que ocorrem ao nível da motivação e atenção dos alunos, da sua interação e participação no processo do ensino e da aprendizagem, assim como na sua colaboração e participação nas atividades e apresentação de conteúdos. Podemos admitir, com este estudo, que existe uma correlação entre a motivação para ensinar e a motivação para a utilização das TIC. Os resultados mostram também que um professor não utiliza estratégias de ensino com recurso às TIC pelo facto de ter formação na área das TIC. A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas escolas, nomeadamente na sala de aula, e no desenvolvimento de atividades de aprendizagem em ambientes virtuais já não é um privilégio de alguns docentes. Em média, os professores utilizam as TIC mais do que uma hora diária. O estudo mostra, ainda, que um professor motivado acredita e confia em determinadas estratégias de ensino e de motivação dos alunos com e sem utilização das TIC na sala de aula. Information and communication technologies (ICT) are becoming a reality in Portuguese schools. When we speak of ICT applied to education we must not forget the important role teachers play in this new teaching paradigm. Applying Information and communication technologies to the teaching process requires the planning of a practice that enables students the access to knowledge in a different way and provides them with new forms of learning. In the present study, we sought to reflect and rethink teacher- training models and the acquisition of new skills, so that teachers can respond effectively to the challenges that the introduction of ICT in education entails. The research into the subject “Teacher motivation with and without the use of ICT in the classroom" aimed to understand teachers’ motivation to teach, identify the technological resources used by them, evaluate the use of ICT in the teaching strategies adopted and evaluate the use of ICT in classroom context. The study based on the statistical method used in Social Sciences, was applied in two Portuguese schools. The results obtained concerning teachers’ motivation are not very encouraging however, in what concerns motivation to teach the results are very positive. Most teachers consider the use of ICT in classroom context as positive. They highlight relevant changes occurred in the students’ level of attention and in their motivation to interact and participate in the teaching /learning process, as well as in their collaboration and willingness to participate in the activities and during contents presentation. We can therefore assume, with this study, a correlation between motivation to teach and motivation to use ICT. The results also show that a teacher does not use teaching strategies using ICT because of his training in ICT. The use of Information and Communication Technologies (ICT) in schools, particularly in the classroom, and the development of learning activities in virtual environments is no longer a privilege of some teachers. On average, teachers use ICT more than one hour daily. The study also shows that a motivated teacher believes and trusts in certain teaching strategies and motivation among students with or without the use of ICT in the classroom.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-25T15:56:52Z
2013-05-01T00:00:00Z
2013-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/629
url http://hdl.handle.net/11328/629
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cota: TMTICE 7
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302547542835200