Motivação interna e motivação externa para responder sem preconceito: Tradução, adaptação e validação das duas escalas para a população portuguesa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/136 |
Resumo: | Neste artigo apresenta-se uma sugestão de versão portuguesa da escala de Motivação Interna paraResponder sem Preconceito e da escala de Motivação Externa para Responder sem Preconceito (Plant & Devine, 1998). Estas medidas avaliam o impacto distinto das duas fontes de motivação nas respostas não preconceituosas dos indivíduos. As qualidades psicométricas das escalas foram avaliadas numa amostra de 168 estudantes universitários. A análise factorial confirmatória da estrutura factorial original revelou que os dados obtidos com as versões portuguesas não apresentam uma total sobreposição aos obtidos com as versões americanas. Assim, adoptando estratégia exploratória, propôs-se, uma forma de melhorar a validade de constructo das escalas através da eliminação de alguns itens. As escalas constituem dois factores independentes, corroborando a ideia de que estas medidas reflectem duas fontes de motivação distintas para responder sem preconceito. |
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Neste artigo apresenta-se uma sugestão de versão portuguesa da escala de Motivação Interna paraResponder sem Preconceito e da escala de Motivação Externa para Responder sem Preconceito (Plant & Devine, 1998). Estas medidas avaliam o impacto distinto das duas fontes de motivação nas respostas não preconceituosas dos indivíduos. As qualidades psicométricas das escalas foram avaliadas numa amostra de 168 estudantes universitários. A análise factorial confirmatória da estrutura factorial original revelou que os dados obtidos com as versões portuguesas não apresentam uma total sobreposição aos obtidos com as versões americanas. Assim, adoptando estratégia exploratória, propôs-se, uma forma de melhorar a validade de constructo das escalas através da eliminação de alguns itens. As escalas constituem dois factores independentes, corroborando a ideia de que estas medidas reflectem duas fontes de motivação distintas para responder sem preconceito. |
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