Trabalhando o letramento acadêmico na universidade e na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/131048 |
Resumo: | UIDB/03213/2020 UIDP/03213/2020 |
id |
RCAP_5678b892a3246dad8203465d66bbdf2a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/131048 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Trabalhando o letramento acadêmico na universidade e na escolauma apresentaçãoLetramento acadêmicoLinguísticaCidadania conscienteArts and Humanities(all)SDG 4 - Quality EducationUIDB/03213/2020 UIDP/03213/2020Apresentamos neste texto o dossiê intitulado Letramento acadêmico na universidade e na escola, proposta que concorreu, em maio, à chamada de dossiês para o ano de 2021 da Associação Brasileira de Linguística e que, contemplada, teve início em setembro do mesmo ano. O nosso objetivo, com a proposição, foi o de construir mais um espaço para os debates sobre o tema, promovendo o diálogo necessário ao desenvolvimento da ciência. Finalizamos com vinte e dois artigos que trazem contribuições das áreas de pesquisa da Linguística Aplicada, da Linguística e de outras áreas que com as duas primeiras estabelecem interfaces. Os artigos se configuram como ensaios teóricos, relatórios de experiência, relatórios de pesquisa e revisão de literatura. De uma forma geral, esses textos ressaltam a problemática da necessidade do desenvolvimento de um cidadão consciente da importância da ciência em sua formação humana e profissional. Os estudos trazem questões teóricas e teórico-práticas sobre os gêneros textuais/discursivos do campo das práticas de estudos e pesquisas; problematizam o papel do letramento acadêmico na construção dos saberes científicos; discutem os efeitos do letramento acadêmico para o desenvolvimento de um ensino-aprendizagem significativo; apresentam e analisam práticas de linguagem em sala de aula da universidade e da escola.Departamento de Linguística (DL)Centro de Linguística da UNL (CLUNL)RUNLeurquin , Euláliade Cássia Souto Maior, RitaGonçalves, Matilde2022-01-18T03:31:49Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article6application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/131048por0102-7158PURE: 36148671https://doi.org/10.25189/rabralin.v20i3.2022info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:09:33Zoai:run.unl.pt:10362/131048Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:46:57.124838Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trabalhando o letramento acadêmico na universidade e na escola uma apresentação |
title |
Trabalhando o letramento acadêmico na universidade e na escola |
spellingShingle |
Trabalhando o letramento acadêmico na universidade e na escola Leurquin , Eulália Letramento acadêmico Linguística Cidadania consciente Arts and Humanities(all) SDG 4 - Quality Education |
title_short |
Trabalhando o letramento acadêmico na universidade e na escola |
title_full |
Trabalhando o letramento acadêmico na universidade e na escola |
title_fullStr |
Trabalhando o letramento acadêmico na universidade e na escola |
title_full_unstemmed |
Trabalhando o letramento acadêmico na universidade e na escola |
title_sort |
Trabalhando o letramento acadêmico na universidade e na escola |
author |
Leurquin , Eulália |
author_facet |
Leurquin , Eulália de Cássia Souto Maior, Rita Gonçalves, Matilde |
author_role |
author |
author2 |
de Cássia Souto Maior, Rita Gonçalves, Matilde |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Departamento de Linguística (DL) Centro de Linguística da UNL (CLUNL) RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leurquin , Eulália de Cássia Souto Maior, Rita Gonçalves, Matilde |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramento acadêmico Linguística Cidadania consciente Arts and Humanities(all) SDG 4 - Quality Education |
topic |
Letramento acadêmico Linguística Cidadania consciente Arts and Humanities(all) SDG 4 - Quality Education |
description |
UIDB/03213/2020 UIDP/03213/2020 |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-01-01T00:00:00Z 2022-01-18T03:31:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/131048 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/131048 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
0102-7158 PURE: 36148671 https://doi.org/10.25189/rabralin.v20i3.2022 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
6 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799138072522129408 |