Trabalhando o letramento acadêmico na universidade e na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leurquin , Eulália
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: de Cássia Souto Maior, Rita, Gonçalves, Matilde
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/131048
Resumo: UIDB/03213/2020 UIDP/03213/2020
id RCAP_5678b892a3246dad8203465d66bbdf2a
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/131048
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Trabalhando o letramento acadêmico na universidade e na escolauma apresentaçãoLetramento acadêmicoLinguísticaCidadania conscienteArts and Humanities(all)SDG 4 - Quality EducationUIDB/03213/2020 UIDP/03213/2020Apresentamos neste texto o dossiê intitulado Letramento acadêmico na universidade e na escola, proposta que concorreu, em maio, à chamada de dossiês para o ano de 2021 da Associação Brasileira de Linguística e que, contemplada, teve início em setembro do mesmo ano. O nosso objetivo, com a proposição, foi o de construir mais um espaço para os debates sobre o tema, promovendo o diálogo necessário ao desenvolvimento da ciência. Finalizamos com vinte e dois artigos que trazem contribuições das áreas de pesquisa da Linguística Aplicada, da Linguística e de outras áreas que com as duas primeiras estabelecem interfaces. Os artigos se configuram como ensaios teóricos, relatórios de experiência, relatórios de pesquisa e revisão de literatura. De uma forma geral, esses textos ressaltam a problemática da necessidade do desenvolvimento de um cidadão consciente da importância da ciência em sua formação humana e profissional. Os estudos trazem questões teóricas e teórico-práticas sobre os gêneros textuais/discursivos do campo das práticas de estudos e pesquisas; problematizam o papel do letramento acadêmico na construção dos saberes científicos; discutem os efeitos do letramento acadêmico para o desenvolvimento de um ensino-aprendizagem significativo; apresentam e analisam práticas de linguagem em sala de aula da universidade e da escola.Departamento de Linguística (DL)Centro de Linguística da UNL (CLUNL)RUNLeurquin , Euláliade Cássia Souto Maior, RitaGonçalves, Matilde2022-01-18T03:31:49Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article6application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/131048por0102-7158PURE: 36148671https://doi.org/10.25189/rabralin.v20i3.2022info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:09:33Zoai:run.unl.pt:10362/131048Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:46:57.124838Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Trabalhando o letramento acadêmico na universidade e na escola
uma apresentação
title Trabalhando o letramento acadêmico na universidade e na escola
spellingShingle Trabalhando o letramento acadêmico na universidade e na escola
Leurquin , Eulália
Letramento acadêmico
Linguística
Cidadania consciente
Arts and Humanities(all)
SDG 4 - Quality Education
title_short Trabalhando o letramento acadêmico na universidade e na escola
title_full Trabalhando o letramento acadêmico na universidade e na escola
title_fullStr Trabalhando o letramento acadêmico na universidade e na escola
title_full_unstemmed Trabalhando o letramento acadêmico na universidade e na escola
title_sort Trabalhando o letramento acadêmico na universidade e na escola
author Leurquin , Eulália
author_facet Leurquin , Eulália
de Cássia Souto Maior, Rita
Gonçalves, Matilde
author_role author
author2 de Cássia Souto Maior, Rita
Gonçalves, Matilde
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Departamento de Linguística (DL)
Centro de Linguística da UNL (CLUNL)
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Leurquin , Eulália
de Cássia Souto Maior, Rita
Gonçalves, Matilde
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento acadêmico
Linguística
Cidadania consciente
Arts and Humanities(all)
SDG 4 - Quality Education
topic Letramento acadêmico
Linguística
Cidadania consciente
Arts and Humanities(all)
SDG 4 - Quality Education
description UIDB/03213/2020 UIDP/03213/2020
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
2022-01-18T03:31:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/131048
url http://hdl.handle.net/10362/131048
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0102-7158
PURE: 36148671
https://doi.org/10.25189/rabralin.v20i3.2022
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 6
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138072522129408