Projeto Bergen : subestação de tração num edifício modular
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/40881 |
Resumo: | Atualmente, um dos principais assuntos que é discutido globalmente é o ambiente e a sua fragilidade. Questões como a redução da pegada ecológica, redução das emissões de CO2, economia circular e sustentabilidade são inevitáveis de discutir quando se pensa em projetar um edifício. Hoje em dia, os edifícios são responsáveis por mais de 30% das emissões de CO2 no mundo e, países como a Noruega, que têm uma forte estratégia ambiental, estão totalmente comprometidos em baixar este número. Como consequência, outros métodos construtivos têm sido adotados em detrimento da construção convencional, nomeadamente, edifícios modulares. Este documento pretende descrever o trabalho do autor, no âmbito do Projeto de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial, no âmbito de uma nova tendência nos projetos de transportes coletivos elétricos, consistindo em soluções chave-na-mão de subestações de tração, neste caso aplicadas ao sistema de transporte coletivo trólei. Neste relatório é apresentada uma solução técnica do edifício modular que vai albergar as subestações de tração em Bergen - Noruega, bem como os seus requisitos e planeamento do projeto. É ainda apresentada uma comparação direta entre a solução modular e a construção convencional, demonstrando razões que levaram Bergen a optar por este tipo de solução através de um mapa comparativo de custos e ambiental, tendo sempre em linha de conta as questões ambientais e de economia circular. |
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Atualmente, um dos principais assuntos que é discutido globalmente é o ambiente e a sua fragilidade. Questões como a redução da pegada ecológica, redução das emissões de CO2, economia circular e sustentabilidade são inevitáveis de discutir quando se pensa em projetar um edifício. Hoje em dia, os edifícios são responsáveis por mais de 30% das emissões de CO2 no mundo e, países como a Noruega, que têm uma forte estratégia ambiental, estão totalmente comprometidos em baixar este número. Como consequência, outros métodos construtivos têm sido adotados em detrimento da construção convencional, nomeadamente, edifícios modulares. Este documento pretende descrever o trabalho do autor, no âmbito do Projeto de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial, no âmbito de uma nova tendência nos projetos de transportes coletivos elétricos, consistindo em soluções chave-na-mão de subestações de tração, neste caso aplicadas ao sistema de transporte coletivo trólei. Neste relatório é apresentada uma solução técnica do edifício modular que vai albergar as subestações de tração em Bergen - Noruega, bem como os seus requisitos e planeamento do projeto. É ainda apresentada uma comparação direta entre a solução modular e a construção convencional, demonstrando razões que levaram Bergen a optar por este tipo de solução através de um mapa comparativo de custos e ambiental, tendo sempre em linha de conta as questões ambientais e de economia circular. |
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