É_som: projeto de ensino de música: (instrumentos de sopro)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Manuel da Encarnação Portugal dos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/8887
Resumo: O trabalho de investigação que aqui proponho é um estudo exploratório das atividades de ensino e aprendizagem de instrumento de sopro com os alunos do 8º ano da Escola Secundária Olavo Moniz na Ilha do Sal, Cabo Verde. A problemática e o objeto de estudo centram-se no desenvolvimento da Educação Artística com relevo para a Educação e Expressão Musical e a performance em contexto de aprendizagem. A metodologia teórico-conceitual e empírica da pesquisa desenvolve-se através de uma investigação-ação com a duração de seis meses, de fevereiro a junho de 2016. Porém, farei uma retroação das ações dedicadas aos conceitos básicos da música e teoria musical que antecede este período de pesquisa. A interpretação dos dados do Projeto É_SOM de ensino de música traz à tona o contributo da educação pela arte nas suas diferentes formas artísticas que mobilizam saberes para o desenvolvimento pessoal, linguístico, estético-artístico e cultural dos jovens músicos. Estou convencido da importância deste projeto, das aprendizagens significativas conseguidas e do que virá no futuro e que aqui partilho, mas, sobretudo, por perspetivar o Projeto É_SOM como um exemplo de boas práticas educativas, culturais e artísticas, inspirado nas orientações internacionais e no Programa da Educação Artística de Cabo Verde, que poderá de guia teórico-conceitual para a implementação de boas práticas educativas.
id RCAP_5695bf91b8f3b1ceeceec138e5c8f096
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/8887
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling É_som: projeto de ensino de música: (instrumentos de sopro)EducaçãoArteEnsino da músicaÉ_SOM (projetos)EducationArtMusic teachingProject É_SOMODS::04:Educação de QualidadeO trabalho de investigação que aqui proponho é um estudo exploratório das atividades de ensino e aprendizagem de instrumento de sopro com os alunos do 8º ano da Escola Secundária Olavo Moniz na Ilha do Sal, Cabo Verde. A problemática e o objeto de estudo centram-se no desenvolvimento da Educação Artística com relevo para a Educação e Expressão Musical e a performance em contexto de aprendizagem. A metodologia teórico-conceitual e empírica da pesquisa desenvolve-se através de uma investigação-ação com a duração de seis meses, de fevereiro a junho de 2016. Porém, farei uma retroação das ações dedicadas aos conceitos básicos da música e teoria musical que antecede este período de pesquisa. A interpretação dos dados do Projeto É_SOM de ensino de música traz à tona o contributo da educação pela arte nas suas diferentes formas artísticas que mobilizam saberes para o desenvolvimento pessoal, linguístico, estético-artístico e cultural dos jovens músicos. Estou convencido da importância deste projeto, das aprendizagens significativas conseguidas e do que virá no futuro e que aqui partilho, mas, sobretudo, por perspetivar o Projeto É_SOM como um exemplo de boas práticas educativas, culturais e artísticas, inspirado nas orientações internacionais e no Programa da Educação Artística de Cabo Verde, que poderá de guia teórico-conceitual para a implementação de boas práticas educativas.The research I propose here is an exploratory study of the teaching and learning activities of a wind instrument with the 8th year grade students of Olavo Moniz Secondary School in Sal Island, Cape Verde. The problematic and the object of study of this work are focused on the development of artistic education with emphasis on Education and Musical Expression and the performance in a learning context. The theoretical-conceptual and empirical methodology of the research is developed through an investigation action with a duration of six months. February to June 2016. However, I will do a retroaction of the actions dedicated to the basic concepts of music and music theory that precedes this period of research. The interpretation of data from the É_SOM Music Teaching Project brings to the fore the contribution of education through art in its different artistic forms that mobilized knowledge for the personal, linguistic, aesthetic-artistic and cultural development of young musicians. I am convinced of the importance of this project, of the significant learnings acquired and from what will happen in the future, which I share here. But, above all, for foresee the É_SOM project as an example of good educational, cultural and artistic practices, inspired on the International guidelines and from the Artistic Education program of Cape Verde that should also inspire other teachers and schools in Cape Verde.Pais, Carlos CastilhoRepositório AbertoReis, Manuel da Encarnação Portugal dos2021-09-19T00:30:08Z2018-09-192018-09-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/8887TID:202369650porReis, Manuel da Encarnação Portugal dos - É_som [Em linha]: projeto de ensino de música : (instrumentos de sopro). [S.l.]: [s.n.], 2018. 133 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:31:10Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/8887Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:48:52.104786Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv É_som: projeto de ensino de música: (instrumentos de sopro)
title É_som: projeto de ensino de música: (instrumentos de sopro)
spellingShingle É_som: projeto de ensino de música: (instrumentos de sopro)
Reis, Manuel da Encarnação Portugal dos
Educação
Arte
Ensino da música
É_SOM (projetos)
Education
Art
Music teaching
Project É_SOM
ODS::04:Educação de Qualidade
title_short É_som: projeto de ensino de música: (instrumentos de sopro)
title_full É_som: projeto de ensino de música: (instrumentos de sopro)
title_fullStr É_som: projeto de ensino de música: (instrumentos de sopro)
title_full_unstemmed É_som: projeto de ensino de música: (instrumentos de sopro)
title_sort É_som: projeto de ensino de música: (instrumentos de sopro)
author Reis, Manuel da Encarnação Portugal dos
author_facet Reis, Manuel da Encarnação Portugal dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pais, Carlos Castilho
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Manuel da Encarnação Portugal dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Arte
Ensino da música
É_SOM (projetos)
Education
Art
Music teaching
Project É_SOM
ODS::04:Educação de Qualidade
topic Educação
Arte
Ensino da música
É_SOM (projetos)
Education
Art
Music teaching
Project É_SOM
ODS::04:Educação de Qualidade
description O trabalho de investigação que aqui proponho é um estudo exploratório das atividades de ensino e aprendizagem de instrumento de sopro com os alunos do 8º ano da Escola Secundária Olavo Moniz na Ilha do Sal, Cabo Verde. A problemática e o objeto de estudo centram-se no desenvolvimento da Educação Artística com relevo para a Educação e Expressão Musical e a performance em contexto de aprendizagem. A metodologia teórico-conceitual e empírica da pesquisa desenvolve-se através de uma investigação-ação com a duração de seis meses, de fevereiro a junho de 2016. Porém, farei uma retroação das ações dedicadas aos conceitos básicos da música e teoria musical que antecede este período de pesquisa. A interpretação dos dados do Projeto É_SOM de ensino de música traz à tona o contributo da educação pela arte nas suas diferentes formas artísticas que mobilizam saberes para o desenvolvimento pessoal, linguístico, estético-artístico e cultural dos jovens músicos. Estou convencido da importância deste projeto, das aprendizagens significativas conseguidas e do que virá no futuro e que aqui partilho, mas, sobretudo, por perspetivar o Projeto É_SOM como um exemplo de boas práticas educativas, culturais e artísticas, inspirado nas orientações internacionais e no Programa da Educação Artística de Cabo Verde, que poderá de guia teórico-conceitual para a implementação de boas práticas educativas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-19
2018-09-19T00:00:00Z
2021-09-19T00:30:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/8887
TID:202369650
url http://hdl.handle.net/10400.2/8887
identifier_str_mv TID:202369650
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Reis, Manuel da Encarnação Portugal dos - É_som [Em linha]: projeto de ensino de música : (instrumentos de sopro). [S.l.]: [s.n.], 2018. 133 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135071090769920