Estudo sobre a utilização da Internet para suporte ao ensino presencial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/1766 |
Resumo: | Este artigo descreve o estudo efectuado durante o último semestre de 2001 sobre o impacto da utilização de páginas Web associadas ao ensino tradicional de uma cadeira técnica, de cariz descritivo, numa instituição de ensino superior. O estudo tem por objectivo a análise do impacto do uso de páginas Web como complemento de aulas presenciais, tendo por base a comparação da utilização do computador, da Internet e das páginas Web pelos alunos da cadeira. Para a recolha de dados foi utilizado um questionário que permitiu aferir quais as relações que existem entre a utilização de computador, a utilização da Internet e a utilização das páginas Web disponibilizadas no contexto da cadeira. O questionário foi dirigido aos alunos que frequentaram a cadeira no segundo semestre de 2001. Com base na análise efectuada aos dados e complementada pela informação resultante do tratamento destes é possível concluir que a existência de páginas Web de suporte à cadeira constitui um factor considerado positivo pelos alunos, independentemente das suas competências e padrões de utilização do computador ou da Internet. Seria de esperar que o interesse por estas páginas cessa, na maioria dos casos, a partir do momento em que a cadeira é realizada, o que pode indicar que o fomento da utilização quer dos computadores quer da Internet é independente do facto de serem utilizadas páginas Web de suporte a uma determinada cadeira. Existe no entanto um conjunto apreciável de casos em que subsiste a vontade de manter o acesso às páginas Web depois de concluída a cadeira, mantendo-se no entanto essa vontade de forma independente das competências de utilização dos computadores e da Web. The paper presents a study on the Web pages impact, in a particular higher education environment. The study main goal was to analyse the use of Web pages by students, as a complement to presential teaching. The study compares three variables related to technology competences: computer use, Internet use, and Web pages use. The study suggests that a considerable number of students keeps accessing the class Web pages after finishing the course, and that this trend is independent from each student competences regarding computer use and Web use. |
id |
RCAP_56c23fc3ea860ba71d58b841c75adb59 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ufp.pt:10284/1766 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estudo sobre a utilização da Internet para suporte ao ensino presencialEste artigo descreve o estudo efectuado durante o último semestre de 2001 sobre o impacto da utilização de páginas Web associadas ao ensino tradicional de uma cadeira técnica, de cariz descritivo, numa instituição de ensino superior. O estudo tem por objectivo a análise do impacto do uso de páginas Web como complemento de aulas presenciais, tendo por base a comparação da utilização do computador, da Internet e das páginas Web pelos alunos da cadeira. Para a recolha de dados foi utilizado um questionário que permitiu aferir quais as relações que existem entre a utilização de computador, a utilização da Internet e a utilização das páginas Web disponibilizadas no contexto da cadeira. O questionário foi dirigido aos alunos que frequentaram a cadeira no segundo semestre de 2001. Com base na análise efectuada aos dados e complementada pela informação resultante do tratamento destes é possível concluir que a existência de páginas Web de suporte à cadeira constitui um factor considerado positivo pelos alunos, independentemente das suas competências e padrões de utilização do computador ou da Internet. Seria de esperar que o interesse por estas páginas cessa, na maioria dos casos, a partir do momento em que a cadeira é realizada, o que pode indicar que o fomento da utilização quer dos computadores quer da Internet é independente do facto de serem utilizadas páginas Web de suporte a uma determinada cadeira. Existe no entanto um conjunto apreciável de casos em que subsiste a vontade de manter o acesso às páginas Web depois de concluída a cadeira, mantendo-se no entanto essa vontade de forma independente das competências de utilização dos computadores e da Web. The paper presents a study on the Web pages impact, in a particular higher education environment. The study main goal was to analyse the use of Web pages by students, as a complement to presential teaching. The study compares three variables related to technology competences: computer use, Internet use, and Web pages use. The study suggests that a considerable number of students keeps accessing the class Web pages after finishing the course, and that this trend is independent from each student competences regarding computer use and Web use.Edições Universidade Fernando PessoaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaGouveia, Luis Borges2011-01-06T11:00:04Z2003-01-01T00:00:00Z2003-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/1766porAntropológicas. Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa. ISSN 0873-819X. 7 (2003) 239-262.0873-819Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:00:50Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/1766Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:38:34.924041Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo sobre a utilização da Internet para suporte ao ensino presencial |
title |
Estudo sobre a utilização da Internet para suporte ao ensino presencial |
spellingShingle |
Estudo sobre a utilização da Internet para suporte ao ensino presencial Gouveia, Luis Borges |
title_short |
Estudo sobre a utilização da Internet para suporte ao ensino presencial |
title_full |
Estudo sobre a utilização da Internet para suporte ao ensino presencial |
title_fullStr |
Estudo sobre a utilização da Internet para suporte ao ensino presencial |
title_full_unstemmed |
Estudo sobre a utilização da Internet para suporte ao ensino presencial |
title_sort |
Estudo sobre a utilização da Internet para suporte ao ensino presencial |
author |
Gouveia, Luis Borges |
author_facet |
Gouveia, Luis Borges |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gouveia, Luis Borges |
description |
Este artigo descreve o estudo efectuado durante o último semestre de 2001 sobre o impacto da utilização de páginas Web associadas ao ensino tradicional de uma cadeira técnica, de cariz descritivo, numa instituição de ensino superior. O estudo tem por objectivo a análise do impacto do uso de páginas Web como complemento de aulas presenciais, tendo por base a comparação da utilização do computador, da Internet e das páginas Web pelos alunos da cadeira. Para a recolha de dados foi utilizado um questionário que permitiu aferir quais as relações que existem entre a utilização de computador, a utilização da Internet e a utilização das páginas Web disponibilizadas no contexto da cadeira. O questionário foi dirigido aos alunos que frequentaram a cadeira no segundo semestre de 2001. Com base na análise efectuada aos dados e complementada pela informação resultante do tratamento destes é possível concluir que a existência de páginas Web de suporte à cadeira constitui um factor considerado positivo pelos alunos, independentemente das suas competências e padrões de utilização do computador ou da Internet. Seria de esperar que o interesse por estas páginas cessa, na maioria dos casos, a partir do momento em que a cadeira é realizada, o que pode indicar que o fomento da utilização quer dos computadores quer da Internet é independente do facto de serem utilizadas páginas Web de suporte a uma determinada cadeira. Existe no entanto um conjunto apreciável de casos em que subsiste a vontade de manter o acesso às páginas Web depois de concluída a cadeira, mantendo-se no entanto essa vontade de forma independente das competências de utilização dos computadores e da Web. The paper presents a study on the Web pages impact, in a particular higher education environment. The study main goal was to analyse the use of Web pages by students, as a complement to presential teaching. The study compares three variables related to technology competences: computer use, Internet use, and Web pages use. The study suggests that a considerable number of students keeps accessing the class Web pages after finishing the course, and that this trend is independent from each student competences regarding computer use and Web use. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-01-01T00:00:00Z 2003-01-01T00:00:00Z 2011-01-06T11:00:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10284/1766 |
url |
http://hdl.handle.net/10284/1766 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Antropológicas. Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa. ISSN 0873-819X. 7 (2003) 239-262. 0873-819X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universidade Fernando Pessoa |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universidade Fernando Pessoa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130248185380864 |