O som da Sé Patriarcal de Lisboa no final do século XX: os cânticos do Pe. Manuel Luís e os acompanhamentos de Antoine Sibertin-Blanc
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/3956 |
Resumo: | A novidade do cerimonial em língua vernácula, resultante do Concílio Vaticano II, levou a uma vasta actividade composicional em todos os países católicos. Em Portugal, e muito especialmente na região de Lisboa, um dos principais protagonistas desta acção foi o Pe. Manuel Luís (1924-81). Apesar de os seus cânticos (em particular, os Salmos Responsoriais) serem actualmente utilizados de norte a sul de Portugal, a actividade do Pe. Manuel Luís esteve centrada em Lisboa, nomeadamente, no contexto das celebrações realizadas na Sé Patriarcal, onde foi inevitável o contacto assíduo com Antoine Sibertin-Blanc (1930-2012), organista daquele templo desde 1965. As harmonizações de Sibertin-Blanc viriam a tornar-se, para os frequentadores da Catedral lisboeta, indissociáveis das melodias do Pe. Manuel Luís. |
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O som da Sé Patriarcal de Lisboa no final do século XX: os cânticos do Pe. Manuel Luís e os acompanhamentos de Antoine Sibertin-BlancSibertin-BlancPe. Manuel LuísÓrgãoLisboaAcompanhamentoConcílio Vaticano IIOrganLisbonAccompanimentVatican IIManuel LuísA novidade do cerimonial em língua vernácula, resultante do Concílio Vaticano II, levou a uma vasta actividade composicional em todos os países católicos. Em Portugal, e muito especialmente na região de Lisboa, um dos principais protagonistas desta acção foi o Pe. Manuel Luís (1924-81). Apesar de os seus cânticos (em particular, os Salmos Responsoriais) serem actualmente utilizados de norte a sul de Portugal, a actividade do Pe. Manuel Luís esteve centrada em Lisboa, nomeadamente, no contexto das celebrações realizadas na Sé Patriarcal, onde foi inevitável o contacto assíduo com Antoine Sibertin-Blanc (1930-2012), organista daquele templo desde 1965. As harmonizações de Sibertin-Blanc viriam a tornar-se, para os frequentadores da Catedral lisboeta, indissociáveis das melodias do Pe. Manuel Luís.ABSTRACT - In the aftermath of Vatican II, the novelties of vernacular liturgy lead to a vast compositional activity in all Catholic countries. In Portugal, particularly in Lisbon, one of the key players in this action was Manuel Luís (1924-81). Although his chants (in particular, Psalms) are currently used from North to South of Portugal, the activity of Manuel Luís was centered in Lisbon, particularly in the context of the celebrations held at the Patriarchal Cathedral, in which the regular contact with Antoine Sibertin-Blanc (1930-2012), organist of that temple since 1965, was inevitable. For the congregation of Lisbon Cathedral, the harmonizations of Sibertin-Blanc would eventually become inseparable from the melodies of Manuel Luís.Revista Portuguesa de MusicologiaRCIPLVaz, João2014-11-25T09:56:35Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/3956por08718-9705info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:45:19Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3956Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:29.065878Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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