A entrada das empresas portuguesas no mercado brasileiro e o seu investimento directo estrangeiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/16895 |
Resumo: | O objectivo deste trabalho é possibilitar uma análise sobre o IDE das empresas portuguesas, com especial foco para o Brasil, assim como e, paralelamente ao estágio realizado, apontar os problemas que as empresas portuguesas encontram quando chegam ao mercado brasileiro, dando também algumas sugestões e possíveis soluções. A pesquisa para este trabalho passou por uma profunda revisão de literatura e pela entrevista a dois organismos, à Embaixada de Portugal em Brasília e à Câmara de Comércio Centro – Oeste, e a uma empresa, a Unicer. Como principais resultados sobre quais seriam as principais entraves que as empresas portuguesas enfrentam quando se deslocam para o Brasil, surge o excesso de burocracia existente, o elevado proteccionismo, sistema fiscal e tributário complexo e a dificuldade na obtenção de todo o tipo de vistos. Concluímos então que é necessário afinar as estratégias da AICEP, Câmaras de Comércio e Embaixada, como forma de apoiar e possibilitar um melhor e rápido acesso ao mercado brasileiro, para além da existência de acordos entre os dois países, nomeadamente na eliminação de barreiras à entrada. É altamente necessário agilidade na constituição de empresas assim como nos pedidos de visto. |
id |
RCAP_56d424ceb6563486c5e053d0c7240843 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/16895 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A entrada das empresas portuguesas no mercado brasileiro e o seu investimento directo estrangeiroInvestimento Directo Estrangeiro no BrasilDiplomacia económicaDificuldades das empresas portuguesasInternacionalizaçãoComércio externoDeterminantes de IDEForeign Direct Investment in BrazilEconomic diplomacyDifficulties of Portuguese companiesInternationalizationFDI determinantsForeign tradeDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoO objectivo deste trabalho é possibilitar uma análise sobre o IDE das empresas portuguesas, com especial foco para o Brasil, assim como e, paralelamente ao estágio realizado, apontar os problemas que as empresas portuguesas encontram quando chegam ao mercado brasileiro, dando também algumas sugestões e possíveis soluções. A pesquisa para este trabalho passou por uma profunda revisão de literatura e pela entrevista a dois organismos, à Embaixada de Portugal em Brasília e à Câmara de Comércio Centro – Oeste, e a uma empresa, a Unicer. Como principais resultados sobre quais seriam as principais entraves que as empresas portuguesas enfrentam quando se deslocam para o Brasil, surge o excesso de burocracia existente, o elevado proteccionismo, sistema fiscal e tributário complexo e a dificuldade na obtenção de todo o tipo de vistos. Concluímos então que é necessário afinar as estratégias da AICEP, Câmaras de Comércio e Embaixada, como forma de apoiar e possibilitar um melhor e rápido acesso ao mercado brasileiro, para além da existência de acordos entre os dois países, nomeadamente na eliminação de barreiras à entrada. É altamente necessário agilidade na constituição de empresas assim como nos pedidos de visto.The purpose of this paper is to allow an analysis of portuguese companies' IDE, with particular emphasis in Brazil, as well as, in parallel with the internship that was conducted, to point out the issues that portuguese companies come across when they reach the Brazilian market. Some suggestions and possible solutions are proposed to solve these setbacks. The research for this paper consisted in an exhaustive literature review and in the interview of two major organisms, the Portuguese Embassy in Brasilia and the Chamber of Commerce Center-West, and one company, Unicer. The key findings about what would be the main setbacks that portuguese companies would come across when entering the Brazilian market are the excess bureaucracy, the brazilian protectionism about its own business, the complexity of the fiscal and tributary system and the difficulty in obtaining any kind of visa. Thus, we conclude that is necessary to tune AICEP, the Chambers of Commerce and the Embassy's strategies in order to support and allow a better and faster access to the brazilian market. This would complement the already existing agreements between the two countries and would be a step forward putting down the barriers to enter Brazil. It is highly necessary to expedite the constitution of enterprises and visa requests.Alves, PauloCunha, RicardoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaGodinho, Diana Peito2015-03-12T09:01:09Z2014-08-0720142014-08-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/16895TID:201496062porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:22:31Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/16895Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:14:07.267930Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A entrada das empresas portuguesas no mercado brasileiro e o seu investimento directo estrangeiro |
title |
A entrada das empresas portuguesas no mercado brasileiro e o seu investimento directo estrangeiro |
spellingShingle |
A entrada das empresas portuguesas no mercado brasileiro e o seu investimento directo estrangeiro Godinho, Diana Peito Investimento Directo Estrangeiro no Brasil Diplomacia económica Dificuldades das empresas portuguesas Internacionalização Comércio externo Determinantes de IDE Foreign Direct Investment in Brazil Economic diplomacy Difficulties of Portuguese companies Internationalization FDI determinants Foreign trade Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
A entrada das empresas portuguesas no mercado brasileiro e o seu investimento directo estrangeiro |
title_full |
A entrada das empresas portuguesas no mercado brasileiro e o seu investimento directo estrangeiro |
title_fullStr |
A entrada das empresas portuguesas no mercado brasileiro e o seu investimento directo estrangeiro |
title_full_unstemmed |
A entrada das empresas portuguesas no mercado brasileiro e o seu investimento directo estrangeiro |
title_sort |
A entrada das empresas portuguesas no mercado brasileiro e o seu investimento directo estrangeiro |
author |
Godinho, Diana Peito |
author_facet |
Godinho, Diana Peito |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Alves, Paulo Cunha, Ricardo Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Godinho, Diana Peito |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Investimento Directo Estrangeiro no Brasil Diplomacia económica Dificuldades das empresas portuguesas Internacionalização Comércio externo Determinantes de IDE Foreign Direct Investment in Brazil Economic diplomacy Difficulties of Portuguese companies Internationalization FDI determinants Foreign trade Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
Investimento Directo Estrangeiro no Brasil Diplomacia económica Dificuldades das empresas portuguesas Internacionalização Comércio externo Determinantes de IDE Foreign Direct Investment in Brazil Economic diplomacy Difficulties of Portuguese companies Internationalization FDI determinants Foreign trade Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
O objectivo deste trabalho é possibilitar uma análise sobre o IDE das empresas portuguesas, com especial foco para o Brasil, assim como e, paralelamente ao estágio realizado, apontar os problemas que as empresas portuguesas encontram quando chegam ao mercado brasileiro, dando também algumas sugestões e possíveis soluções. A pesquisa para este trabalho passou por uma profunda revisão de literatura e pela entrevista a dois organismos, à Embaixada de Portugal em Brasília e à Câmara de Comércio Centro – Oeste, e a uma empresa, a Unicer. Como principais resultados sobre quais seriam as principais entraves que as empresas portuguesas enfrentam quando se deslocam para o Brasil, surge o excesso de burocracia existente, o elevado proteccionismo, sistema fiscal e tributário complexo e a dificuldade na obtenção de todo o tipo de vistos. Concluímos então que é necessário afinar as estratégias da AICEP, Câmaras de Comércio e Embaixada, como forma de apoiar e possibilitar um melhor e rápido acesso ao mercado brasileiro, para além da existência de acordos entre os dois países, nomeadamente na eliminação de barreiras à entrada. É altamente necessário agilidade na constituição de empresas assim como nos pedidos de visto. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-08-07 2014 2014-08-07T00:00:00Z 2015-03-12T09:01:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/16895 TID:201496062 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/16895 |
identifier_str_mv |
TID:201496062 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131820000804864 |