A entrada das empresas portuguesas no mercado brasileiro e o seu investimento directo estrangeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Godinho, Diana Peito
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/16895
Resumo: O objectivo deste trabalho é possibilitar uma análise sobre o IDE das empresas portuguesas, com especial foco para o Brasil, assim como e, paralelamente ao estágio realizado, apontar os problemas que as empresas portuguesas encontram quando chegam ao mercado brasileiro, dando também algumas sugestões e possíveis soluções. A pesquisa para este trabalho passou por uma profunda revisão de literatura e pela entrevista a dois organismos, à Embaixada de Portugal em Brasília e à Câmara de Comércio Centro – Oeste, e a uma empresa, a Unicer. Como principais resultados sobre quais seriam as principais entraves que as empresas portuguesas enfrentam quando se deslocam para o Brasil, surge o excesso de burocracia existente, o elevado proteccionismo, sistema fiscal e tributário complexo e a dificuldade na obtenção de todo o tipo de vistos. Concluímos então que é necessário afinar as estratégias da AICEP, Câmaras de Comércio e Embaixada, como forma de apoiar e possibilitar um melhor e rápido acesso ao mercado brasileiro, para além da existência de acordos entre os dois países, nomeadamente na eliminação de barreiras à entrada. É altamente necessário agilidade na constituição de empresas assim como nos pedidos de visto.
id RCAP_56d424ceb6563486c5e053d0c7240843
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/16895
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A entrada das empresas portuguesas no mercado brasileiro e o seu investimento directo estrangeiroInvestimento Directo Estrangeiro no BrasilDiplomacia económicaDificuldades das empresas portuguesasInternacionalizaçãoComércio externoDeterminantes de IDEForeign Direct Investment in BrazilEconomic diplomacyDifficulties of Portuguese companiesInternationalizationFDI determinantsForeign tradeDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoO objectivo deste trabalho é possibilitar uma análise sobre o IDE das empresas portuguesas, com especial foco para o Brasil, assim como e, paralelamente ao estágio realizado, apontar os problemas que as empresas portuguesas encontram quando chegam ao mercado brasileiro, dando também algumas sugestões e possíveis soluções. A pesquisa para este trabalho passou por uma profunda revisão de literatura e pela entrevista a dois organismos, à Embaixada de Portugal em Brasília e à Câmara de Comércio Centro – Oeste, e a uma empresa, a Unicer. Como principais resultados sobre quais seriam as principais entraves que as empresas portuguesas enfrentam quando se deslocam para o Brasil, surge o excesso de burocracia existente, o elevado proteccionismo, sistema fiscal e tributário complexo e a dificuldade na obtenção de todo o tipo de vistos. Concluímos então que é necessário afinar as estratégias da AICEP, Câmaras de Comércio e Embaixada, como forma de apoiar e possibilitar um melhor e rápido acesso ao mercado brasileiro, para além da existência de acordos entre os dois países, nomeadamente na eliminação de barreiras à entrada. É altamente necessário agilidade na constituição de empresas assim como nos pedidos de visto.The purpose of this paper is to allow an analysis of portuguese companies' IDE, with particular emphasis in Brazil, as well as, in parallel with the internship that was conducted, to point out the issues that portuguese companies come across when they reach the Brazilian market. Some suggestions and possible solutions are proposed to solve these setbacks. The research for this paper consisted in an exhaustive literature review and in the interview of two major organisms, the Portuguese Embassy in Brasilia and the Chamber of Commerce Center-West, and one company, Unicer. The key findings about what would be the main setbacks that portuguese companies would come across when entering the Brazilian market are the excess bureaucracy, the brazilian protectionism about its own business, the complexity of the fiscal and tributary system and the difficulty in obtaining any kind of visa. Thus, we conclude that is necessary to tune AICEP, the Chambers of Commerce and the Embassy's strategies in order to support and allow a better and faster access to the brazilian market. This would complement the already existing agreements between the two countries and would be a step forward putting down the barriers to enter Brazil. It is highly necessary to expedite the constitution of enterprises and visa requests.Alves, PauloCunha, RicardoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaGodinho, Diana Peito2015-03-12T09:01:09Z2014-08-0720142014-08-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/16895TID:201496062porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:22:31Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/16895Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:14:07.267930Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A entrada das empresas portuguesas no mercado brasileiro e o seu investimento directo estrangeiro
title A entrada das empresas portuguesas no mercado brasileiro e o seu investimento directo estrangeiro
spellingShingle A entrada das empresas portuguesas no mercado brasileiro e o seu investimento directo estrangeiro
Godinho, Diana Peito
Investimento Directo Estrangeiro no Brasil
Diplomacia económica
Dificuldades das empresas portuguesas
Internacionalização
Comércio externo
Determinantes de IDE
Foreign Direct Investment in Brazil
Economic diplomacy
Difficulties of Portuguese companies
Internationalization
FDI determinants
Foreign trade
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short A entrada das empresas portuguesas no mercado brasileiro e o seu investimento directo estrangeiro
title_full A entrada das empresas portuguesas no mercado brasileiro e o seu investimento directo estrangeiro
title_fullStr A entrada das empresas portuguesas no mercado brasileiro e o seu investimento directo estrangeiro
title_full_unstemmed A entrada das empresas portuguesas no mercado brasileiro e o seu investimento directo estrangeiro
title_sort A entrada das empresas portuguesas no mercado brasileiro e o seu investimento directo estrangeiro
author Godinho, Diana Peito
author_facet Godinho, Diana Peito
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Paulo
Cunha, Ricardo
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Godinho, Diana Peito
dc.subject.por.fl_str_mv Investimento Directo Estrangeiro no Brasil
Diplomacia económica
Dificuldades das empresas portuguesas
Internacionalização
Comércio externo
Determinantes de IDE
Foreign Direct Investment in Brazil
Economic diplomacy
Difficulties of Portuguese companies
Internationalization
FDI determinants
Foreign trade
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Investimento Directo Estrangeiro no Brasil
Diplomacia económica
Dificuldades das empresas portuguesas
Internacionalização
Comércio externo
Determinantes de IDE
Foreign Direct Investment in Brazil
Economic diplomacy
Difficulties of Portuguese companies
Internationalization
FDI determinants
Foreign trade
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description O objectivo deste trabalho é possibilitar uma análise sobre o IDE das empresas portuguesas, com especial foco para o Brasil, assim como e, paralelamente ao estágio realizado, apontar os problemas que as empresas portuguesas encontram quando chegam ao mercado brasileiro, dando também algumas sugestões e possíveis soluções. A pesquisa para este trabalho passou por uma profunda revisão de literatura e pela entrevista a dois organismos, à Embaixada de Portugal em Brasília e à Câmara de Comércio Centro – Oeste, e a uma empresa, a Unicer. Como principais resultados sobre quais seriam as principais entraves que as empresas portuguesas enfrentam quando se deslocam para o Brasil, surge o excesso de burocracia existente, o elevado proteccionismo, sistema fiscal e tributário complexo e a dificuldade na obtenção de todo o tipo de vistos. Concluímos então que é necessário afinar as estratégias da AICEP, Câmaras de Comércio e Embaixada, como forma de apoiar e possibilitar um melhor e rápido acesso ao mercado brasileiro, para além da existência de acordos entre os dois países, nomeadamente na eliminação de barreiras à entrada. É altamente necessário agilidade na constituição de empresas assim como nos pedidos de visto.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-07
2014
2014-08-07T00:00:00Z
2015-03-12T09:01:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/16895
TID:201496062
url http://hdl.handle.net/10400.14/16895
identifier_str_mv TID:201496062
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131820000804864