A perceção da valorização das línguas estrangeiras no mercado de trabalho : uma análise empírica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rita Margarida Amaral
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/6011
Resumo: Dissertação de Mestrado, Ciências Económicas e Empresariais (Gestão de Recursos Humanos), 11 de março de 2021, Universidade dos Açores.
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spelling A perceção da valorização das línguas estrangeiras no mercado de trabalho : uma análise empíricaEmpregabilidadeLíngua EstrangeiraLiteraciaMercado de TrabalhoSalárioEmployabilityForeign LanguagesLanguage ProficiencyDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoDissertação de Mestrado, Ciências Económicas e Empresariais (Gestão de Recursos Humanos), 11 de março de 2021, Universidade dos Açores.Este trabalho teve como objetivo analisar a perceção dos inquiridos sobre a influência das línguas estrangeiras em contexto de mercado de trabalho face à empregabilidade, salário e produtividade. As línguas em estudo foram o Inglês, o Francês e o Espanhol, na medida em que, em Portugal, o sistema educativo obriga a ter uma língua estrangeira obrigatória até ao 6º ano (o Inglês) e do 7º ano ao 9º ano são duas (onde obrigatoriamente uma delas é o inglês). Para entender até que ponto são valorizadas as línguas estrangeiras, foi realizado um inquérito com a finalidade de obter dados sobre a perceção dos inquiridos. Após a recolha dos dados, foram aplicados modelos econométricos do tipo Probit e Probit Ordenado para variáveis dependentes dicotómicas e ordinais, respetivamente. Os resultados indicam que a perceção dos inquiridos tende a convergir para o que é a perceção internacional, tendo em conta os estudos analisados, exceto no que respeita a alterações no salário.ABSTRACT: This work aimed at understanding how foreign languages are perceived to have an influence on employability, wages and productivity. The languages examined were English, French, and Spanish due to their mandatory teaching in Portuguese schools. Until the 6th grade, students are obliged to have a foreign language (English) and from the 7th grade to the 9th grade, they must have two (where one of them has to be English). In order to understand how valuable foreign languages are, a survey was conducted with the purpose of gathering data about the perception of the interviewees. The data was analyzed using Probit and Ordered Probit econometric models for dichotomic and ordinal dependent variables, respectively. The results indicate that the respondent’s perception is similar to the international standpoint (according to the analyzed studies) except for the impact on wages.Vieira, José CabralRepositório da Universidade dos AçoresSilva, Rita Margarida Amaral2021-07-22T16:12:31Z2021-03-112021-03-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/6011202675742porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:34:22Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/6011Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:28:09.475834Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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