Educação Parental e Intervenção Precoce – duas dinâmicas na redução de riscos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Isabel Silva
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Vasconcelos, Conceição
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/36
Resumo: O artigo aborda, em termo de quadro conceptual, diferentes tópicos desde a família, a conjugalidade e a parentalidade, aos estilos parentais, e aos comportamentos e estilos de vinculação, tentando compreender como estes constructos influenciam o desenvolvimento da criança. O objetivo final prende-se com a tentativa de compreender se os pais de crianças em risco ambiental ou familiar podem diminuir esse risco ao serem alvo de um programa de formação parental.Destaca-se a importância da intervenção em Educação Parental como um bom contributo para modificar contextos e contribuir para o pleno desenvolvimento das crianças, sobretudo em situações de adversidade psicossocial. Justifica-se a importância da intervenção Precoce, com base na evolução das perspetivas do desenvolvimento, nomeadamente no modelo transacional e no modelo ecológico do desenvolvimento humano.
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