Educação Parental e Intervenção Precoce – duas dinâmicas na redução de riscos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/36 |
Resumo: | O artigo aborda, em termo de quadro conceptual, diferentes tópicos desde a família, a conjugalidade e a parentalidade, aos estilos parentais, e aos comportamentos e estilos de vinculação, tentando compreender como estes constructos influenciam o desenvolvimento da criança. O objetivo final prende-se com a tentativa de compreender se os pais de crianças em risco ambiental ou familiar podem diminuir esse risco ao serem alvo de um programa de formação parental.Destaca-se a importância da intervenção em Educação Parental como um bom contributo para modificar contextos e contribuir para o pleno desenvolvimento das crianças, sobretudo em situações de adversidade psicossocial. Justifica-se a importância da intervenção Precoce, com base na evolução das perspetivas do desenvolvimento, nomeadamente no modelo transacional e no modelo ecológico do desenvolvimento humano. |
id |
RCAP_570b6687f0a8595d8ea1a8c09d293154 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.aprender.esep.pt:article/36 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educação Parental e Intervenção Precoce – duas dinâmicas na redução de riscosdesenvolvimento infantil, família, formação parentalO artigo aborda, em termo de quadro conceptual, diferentes tópicos desde a família, a conjugalidade e a parentalidade, aos estilos parentais, e aos comportamentos e estilos de vinculação, tentando compreender como estes constructos influenciam o desenvolvimento da criança. O objetivo final prende-se com a tentativa de compreender se os pais de crianças em risco ambiental ou familiar podem diminuir esse risco ao serem alvo de um programa de formação parental.Destaca-se a importância da intervenção em Educação Parental como um bom contributo para modificar contextos e contribuir para o pleno desenvolvimento das crianças, sobretudo em situações de adversidade psicossocial. Justifica-se a importância da intervenção Precoce, com base na evolução das perspetivas do desenvolvimento, nomeadamente no modelo transacional e no modelo ecológico do desenvolvimento humano.Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre2015-10-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/36Revista Aprender; Revista Aprender nº 36 (outubro de 2015); 8-282184-52550871-1267reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/36http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/36/26Ferreira, Isabel SilvaVasconcelos, Conceiçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-04T08:15:58Zoai:ojs2.aprender.esep.pt:article/36Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:29:16.583417Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Parental e Intervenção Precoce – duas dinâmicas na redução de riscos |
title |
Educação Parental e Intervenção Precoce – duas dinâmicas na redução de riscos |
spellingShingle |
Educação Parental e Intervenção Precoce – duas dinâmicas na redução de riscos Ferreira, Isabel Silva desenvolvimento infantil, família, formação parental |
title_short |
Educação Parental e Intervenção Precoce – duas dinâmicas na redução de riscos |
title_full |
Educação Parental e Intervenção Precoce – duas dinâmicas na redução de riscos |
title_fullStr |
Educação Parental e Intervenção Precoce – duas dinâmicas na redução de riscos |
title_full_unstemmed |
Educação Parental e Intervenção Precoce – duas dinâmicas na redução de riscos |
title_sort |
Educação Parental e Intervenção Precoce – duas dinâmicas na redução de riscos |
author |
Ferreira, Isabel Silva |
author_facet |
Ferreira, Isabel Silva Vasconcelos, Conceição |
author_role |
author |
author2 |
Vasconcelos, Conceição |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Isabel Silva Vasconcelos, Conceição |
dc.subject.por.fl_str_mv |
desenvolvimento infantil, família, formação parental |
topic |
desenvolvimento infantil, família, formação parental |
description |
O artigo aborda, em termo de quadro conceptual, diferentes tópicos desde a família, a conjugalidade e a parentalidade, aos estilos parentais, e aos comportamentos e estilos de vinculação, tentando compreender como estes constructos influenciam o desenvolvimento da criança. O objetivo final prende-se com a tentativa de compreender se os pais de crianças em risco ambiental ou familiar podem diminuir esse risco ao serem alvo de um programa de formação parental.Destaca-se a importância da intervenção em Educação Parental como um bom contributo para modificar contextos e contribuir para o pleno desenvolvimento das crianças, sobretudo em situações de adversidade psicossocial. Justifica-se a importância da intervenção Precoce, com base na evolução das perspetivas do desenvolvimento, nomeadamente no modelo transacional e no modelo ecológico do desenvolvimento humano. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/36 |
url |
http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/36 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/36 http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/36/26 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Aprender; Revista Aprender nº 36 (outubro de 2015); 8-28 2184-5255 0871-1267 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130749918511105 |