Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Carolina de Oliveira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/16176
Resumo: O presente relatório evidencia a experiência educativa e o processo formativo desenvolvido ao longo da Prática Educativa Supervisionada (PES), que prevê um estágio de natureza profissional, objetivo de um relatório final. Este tem como propósito a obtenção do grau de mestre em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, constituindo um espaço descritivo, crítico e reflexivo relativo à transformação profissional, social e pessoal da mestranda. O período da PES potenciou a construção de saberes experienciais e a mobilização de outros saberes curriculares, pedagógicos, sociais e éticos inerentes à profissão docente. Neste sentido, estimulou o saber ser, o saber estar e o saber fazer de um docente de perfil duplo. Assim, no processo formativo, denota-se a influência da metodologia de Investigação-Ação que, pelas suas etapas dinâmicas, cíclicas e indissociáveis de observação, planificação, ação e reflexão, permitiu uma prática reflexiva que produziu efeitos na transformação da prática educativa. Neste âmbito valoriza-se a reflexividade, decorrente de interações pedagógicas cooperativas, como suporte para a identificação de possibilidades de ações pedagógicas, que fossem ao encontro das necessidades e interesses evidenciados pelas crianças – as práticas educativas, desenvolvidas nas duas valências de estágio, tiveram enfoque no processo de aprendizagens significativas através de metodologias ativas que relevaram a criança e um perfil humanista do currículo. As experiências vivenciadas permitiram a construção de uma narrativa profissional, atribuindo sentido aos referenciais teóricos e aos saberes emergentes das práticas educativas.
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