Impacto da formação em ciências forenses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Mauro Alexandre de Almeida
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Nunes, Maria Madalena Jesus Cunha, orient.
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/2079
Resumo: Enquadramento: As ciências forenses englobam um conjunto de disciplinas científicas que trabalhando em uníssono e unindo o seu corpo de conhecimentos auxiliam a justiça na resolução de situações de carácter médico-legal. A enfermagem forense reúne em si a avaliação clinica da pessoa vítima de violência e ou perpetuadores de crimes com a identificação e preservação de vestígios. O enfermeiro encontra-se numa posição primordial para avaliar, identificar e cuidar das vítimas, assim como para fomentar a preservação, recolha e documentação de vestígios com carácter forense. Destaca-se a importância de fornecer aos enfermeiros conhecimentos sobre princípios das ciências forenses, de forma a promover a sua aplicação na prática clinica de enfermagem, garantindo o respeito pelos direitos das vítimas e dando o seu contributo na aplicação da justiça. Objetivos: Avaliar o impacto da formação no nível de conhecimentos sobre práticas forenses dos participantes num Curso de Breve de Ciências Forenses. Métodos: O estudo transversal, analítico e correlacional, utiliza uma metodologia quantitativa de forma a testar as hipóteses de investigação, foi realizado numa amostra não probabilística por conveniência, constituída por 72 participantes no primeiro momento de avaliação e por 51 participantes no segundo momento de avaliação. As amostras são constituídas maioritariamente por indivíduos do género feminino 84,7% e 82,4% respetivamente, apresentaram uma média de idades de 28.62 anos e de 30.23 anos, no segundo momento de avaliação. Aplicou-se o Questionário de Conhecimentos sobre Práticas de Enfermagem Forense – QCPEF de Cunha & Libório (2012). Resultados: Dos participantes 55,6% considera ter um nível de conhecimentos pouco apropriados e 11,1% refere não reunir qualquer conhecimento nesta área. 79,2% dos elementos da amostra gostaria de frequentar formação específica em áreas de ciências forenses. Após frequência do curso Breve em Ciências Forenses os estudantes aumentaram o nível de conhecimentos nas dimensões Conceito de Enfermagem Forense, Situações Forenses, Vestígios Forenses, Comunicação e Documentação em Ciências Forenses, Cuidados de Enfermagem Gerais e Preservação de Vestígios, e no score global dos Conhecimentos sobre Práticas de Enfermagem Forense. Verifica-se um maior aumento do nível de conhecimentos face à dimensão Preservação de Vestígios (Antes: M=15,94 vs Depois: M=18,55), e à dimensão Conceito de Enfermagem Forense (Antes: M= 6,93 vs Depois: M=8,20), verificando-se que os estudantes após receberem formação apresentaram melhores níveis de conhecimentos sobre práticas de ciências forenses. Conclusão: As resultados encontrados denotam a importância da frequência de formação especifica com aumento do aporte de conhecimentos na área das ciências forenses. Assim, com a melhoria na prestação de cuidados às vítimas e ou perpetuadores de crimes e melhor auxílio a prestar à justiça, na preservação de provas de carater forense. Vão ainda ao encontro das necessidades formativas relatadas pelos estudantes. Os cursos académicos, na área da saúde, deverão incluir programas de formação que dotem os profissionais de conhecimentos/competências atualizados. Palavras-chave: conhecimentos em práticas forenses; ciências forenses.
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Objetivos: Avaliar o impacto da formação no nível de conhecimentos sobre práticas forenses dos participantes num Curso de Breve de Ciências Forenses. Métodos: O estudo transversal, analítico e correlacional, utiliza uma metodologia quantitativa de forma a testar as hipóteses de investigação, foi realizado numa amostra não probabilística por conveniência, constituída por 72 participantes no primeiro momento de avaliação e por 51 participantes no segundo momento de avaliação. As amostras são constituídas maioritariamente por indivíduos do género feminino 84,7% e 82,4% respetivamente, apresentaram uma média de idades de 28.62 anos e de 30.23 anos, no segundo momento de avaliação. Aplicou-se o Questionário de Conhecimentos sobre Práticas de Enfermagem Forense – QCPEF de Cunha & Libório (2012). Resultados: Dos participantes 55,6% considera ter um nível de conhecimentos pouco apropriados e 11,1% refere não reunir qualquer conhecimento nesta área. 79,2% dos elementos da amostra gostaria de frequentar formação específica em áreas de ciências forenses. Após frequência do curso Breve em Ciências Forenses os estudantes aumentaram o nível de conhecimentos nas dimensões Conceito de Enfermagem Forense, Situações Forenses, Vestígios Forenses, Comunicação e Documentação em Ciências Forenses, Cuidados de Enfermagem Gerais e Preservação de Vestígios, e no score global dos Conhecimentos sobre Práticas de Enfermagem Forense. Verifica-se um maior aumento do nível de conhecimentos face à dimensão Preservação de Vestígios (Antes: M=15,94 vs Depois: M=18,55), e à dimensão Conceito de Enfermagem Forense (Antes: M= 6,93 vs Depois: M=8,20), verificando-se que os estudantes após receberem formação apresentaram melhores níveis de conhecimentos sobre práticas de ciências forenses. Conclusão: As resultados encontrados denotam a importância da frequência de formação especifica com aumento do aporte de conhecimentos na área das ciências forenses. Assim, com a melhoria na prestação de cuidados às vítimas e ou perpetuadores de crimes e melhor auxílio a prestar à justiça, na preservação de provas de carater forense. Vão ainda ao encontro das necessidades formativas relatadas pelos estudantes. Os cursos académicos, na área da saúde, deverão incluir programas de formação que dotem os profissionais de conhecimentos/competências atualizados. Palavras-chave: conhecimentos em práticas forenses; ciências forenses.ABSTRACT Framing: The forensics sciences include a set of scientific disciplines that working together in unisons and joining his body of knowledge’s help the justice solving situations of medical-legal character. The forensic nursing brings together the clinical evaluation of the person victim of violence and or crime perpetrators with the identification and preservation of vestiges. The nurse is in a prime position to evaluate, identify and take care of the victims, as well as to foment the preservation, collection and documentation of vestiges with forensics character. It is highlighted the importance of providing the nurses, knowledge’s about principles of the forensics sciences, in order to promote his application in the clinical practice of nursing, granting the respect for the victims’ rights and giving his contribution to the justice application. Objectives: Evaluate the impact of the training on the level of knowledge about forensics practices of the participants of a Brief Course of Forensics Sciences. Methods: The transversal, analytical and correlational study uses a quantitative methodology in order to test the hypothesis of the investigation, was performed in a non-probabilistic sample by convenience, and constituted by 72 participants on the first moment of evaluation and by 51 participants on the second moment of evaluation. The samples are mainly constituted by female individuals 84,7% and 82,4% respectively, presented a mean average of 28.62 and of 30.23 years old, on the second moment of evaluation. It was applied the Knowledge Questionnaire about Practices of Forensics Nursing – KQPFS of Cunha & Libório (2012). Results: Of the participants, 55,6% consider to have a level of knowledge hardly appropriate and 11,1% refer not gather any knowledge in this area. 79,2% of the sample elements would like to attend a specific training in areas of forensics sciences. After the attendance of the Brief Course of Forensics Sciences the students increased the level of knowledge in the dimensions of Concepts of Forensics Nursing, Forensics Situations, Forensics Vestiges, Communications and Documentation in Forensics Sciences, General Nursing Care and Vestiges Preservation, and in the global score of the Knowledge’s about Forensics Nursing Practices. It’s verified a greater increase of the level of knowledge giving the dimension Vestige Preservation (Before: M=15,94 vs After: M=18,55), and the dimension Concepts of Forensics Nursing (Before: M=6,93 vs After: M=8,20), verifying that the students after receiving training presented better levels of knowledge about forensics sciences practices. Conclusion: The results found show the importance of the frequency of specific training by increasing the flow of knowledge in the forensics sciences area. Thus, with the improvement of the victims care and or crime perpetrators and better help to the justice, in the preservation of prove of forensics character. They also meet the formative necessities reported by the students. The academic courses, in the health area, must include training programs that give the professionals updated knowledge/skills. Key-words: forensics practices knowledge; forensics sciences.Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Saúde de ViseuRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuCoelho, Mauro Alexandre de AlmeidaNunes, Maria Madalena Jesus Cunha, orient.2014-04-14T11:08:06Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/2079TID:201203600porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:22ZPortal AgregadorONG
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