Macroalgas: “Uma abordagem para reduzir o teor de sal nas sopas instantâneas”
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/2717 |
Resumo: | A área da inovação alimentar tem vindo a ganhar destaque, principalmente a reformulação de produtos alimentares existentes no mercado. Esta necessidade surge como forma de colmatar as necessidades da população e incrementar a existência de produtos com composições nutricionais mais saudáveis, que promovam a prevenção de patologias associadas à alimentação. Este trabalho teve como objetivos o desenvolvimento e otimização da formulação de uma sopa com adição de macroalgas para substituição de sal, a avaliação do efeito de dois processos de desidratação, e o estudo de aceitação por parte dos consumidores do novo produto. Paralelamente foi realizado um inquérito de consumo, por forma a traçar o perfil do consumidor de sopas instantâneas, bem o padrão de consumo da sopa com adição de macroalgas e sem adição de sal. Para a otimização da formulação da sopa com adição de macroalgas foi utilizada a metodologia de superfície de resposta (MSR). Esta permitiu delinear modelos sustentados nas variáveis independentes (sal, alga e manjericão) e explicar a variabilidade que ocorre nos parâmetros sensoriais considerados significativos (aroma e textura). Em geral a otimização, permitiu identificar um intervalo ótimo das variáveis independentes nas quais as respostas foram otimizadas simultaneamente. A formulação ótima corresponde a 0% de sal, 1,5% de gracilaria gracillis e 0,3% de manjericão, sendo que a previsão do modelo conduziu a um aroma intenso (4,8) e uma textura agradável (4,4) da sopa. Relativamente ao efeito do método de secagem na qualidade final (físico-química e sensorial) da sopa, foram considerados dois métodos de secagem: estufa ventilada e liofilização. Entre os métodos estudados, a liofilização demonstrou ser o que menor alterações causa no produto em termos físico-químicos, nomeadamente ao nível das suas condições de reidratação, humidade, polifenóis totais (QTP) e cor. Adicionalmente, o estudo de aceitação do produto por parte dos consumidores foi também considerado. Ambos os produtos (liofilizado e seco em estufa) foram sujeitos a avaliação por um focus group. Os participantes deste grupo classificaram o produto (em geral) como de fácil preparação e com um sabor agradável, sendo a sopa preferida a obtida por liofilização. Concluindo, a liofilização permite obter um produto com maior qualidade final, quando comparado com o produto seco em estufa. Foi possível obter um produto com características nutricionais similares às do produto fresco (após confeção), verificando-se apenas uma diminuição de 0,15% nas cinzas e de 0,53% nos polifenóis totais. No entanto, o custo industrial do processo de liofilização, poderá comprometer a sua utilização. Por fim, para avaliar o padrão e o perfil do consumidor de sopas instantâneas, bem como do potencial que poderá ter o novo produto no mercado, realizou-se o estudo de mercado através de um inquérito de consumo. Este foi realizado por administração direta (n=1131), nas freguesias de Peniche (Atouguia da Baleia, Ferrel, Peniche e Serra d´El-Rei). Os resultados permitiram constatar que os inquiridos com idades compreendidas entre 31-40 anos, com o rendimento mensal até 1000€ e com o agregado familiar constituído por 1,2 e 3 elementos têm uma maior pré-disposição para consumo de sopas instantâneas. Relativamente à frequência de consumo de sopas instantâneas, a tendência geral é de um consumo médio de 1vez/semana e/ou ocasionalmente. Ainda através dos resultados obtidos, concluímos que a intenção de consumo/compra da sopa instantânea de legumes e algas é generalizada em todas as faixas etárias, e não depende do género, do rendimento mensal do inquirido, do número de elementos que constituem o agregado familiar e nem do valor de venda do produto. Adicionalmente, foi possível constatar que a intenção de compra/consumo da sopa instantânea de legumes e algas poderá ser determinada por fatores diretos a qualquer compra de produtos alimentares (isto é, sabor e preço), seguida por determinantes associados à composição do alimento (isto é, a presença de algas e o tipo de ingredientes). |
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Paralelamente foi realizado um inquérito de consumo, por forma a traçar o perfil do consumidor de sopas instantâneas, bem o padrão de consumo da sopa com adição de macroalgas e sem adição de sal. Para a otimização da formulação da sopa com adição de macroalgas foi utilizada a metodologia de superfície de resposta (MSR). Esta permitiu delinear modelos sustentados nas variáveis independentes (sal, alga e manjericão) e explicar a variabilidade que ocorre nos parâmetros sensoriais considerados significativos (aroma e textura). Em geral a otimização, permitiu identificar um intervalo ótimo das variáveis independentes nas quais as respostas foram otimizadas simultaneamente. A formulação ótima corresponde a 0% de sal, 1,5% de gracilaria gracillis e 0,3% de manjericão, sendo que a previsão do modelo conduziu a um aroma intenso (4,8) e uma textura agradável (4,4) da sopa. 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Foi possível obter um produto com características nutricionais similares às do produto fresco (após confeção), verificando-se apenas uma diminuição de 0,15% nas cinzas e de 0,53% nos polifenóis totais. No entanto, o custo industrial do processo de liofilização, poderá comprometer a sua utilização. Por fim, para avaliar o padrão e o perfil do consumidor de sopas instantâneas, bem como do potencial que poderá ter o novo produto no mercado, realizou-se o estudo de mercado através de um inquérito de consumo. Este foi realizado por administração direta (n=1131), nas freguesias de Peniche (Atouguia da Baleia, Ferrel, Peniche e Serra d´El-Rei). Os resultados permitiram constatar que os inquiridos com idades compreendidas entre 31-40 anos, com o rendimento mensal até 1000€ e com o agregado familiar constituído por 1,2 e 3 elementos têm uma maior pré-disposição para consumo de sopas instantâneas. 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Adicionalmente, foi possível constatar que a intenção de compra/consumo da sopa instantânea de legumes e algas poderá ser determinada por fatores diretos a qualquer compra de produtos alimentares (isto é, sabor e preço), seguida por determinantes associados à composição do alimento (isto é, a presença de algas e o tipo de ingredientes).Silva, Maria Manuel Gil de Figueiredo Leitão eIC-OnlineBaptista, Evelise Gonçalves Lopes2017-09-01T11:12:28Z2017-07-252017-07-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/2717TID:201730472porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:45:43Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/2717Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:47:01.112331Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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