As realizações artísticas e a criação da espacialidade religiosa barroca na Igreja da Misericórdia de Mangualde
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://www.cepese.pt/portal/pt/publicacoes/obras/a-misericordia-de-vila-real-e-as-misericordias-no-mundo-de-expressao-portuguesa/as-realizacoes-artisticas-e-a-criacao-da-espacialidade-religiosa-barroca-na-igreja-da-misericordia-de-mangualde |
Resumo: | <p>A igreja da Santa Casa da Misericórdia de Mangualde, edificada na terceira década do século XVIII, apresenta uma arquitectura característica das edificações barrocas da região, com um exterior sem exuberância decorativa significativa e planta rectilínea, sem jogos de perfis e o dinamismo que são apanágio do barroco.</p> <p>A ausência de formas planimétricas complexas e por si só geradoras do movimento e dos efeitos cenográficos implementados na arquitectura do período barroco e fomentados pela Igreja Católica, não constituíram um impedimento para que no interior da igreja da Misericórdia se tenham alcançado os conceitos e a uma ambiência identitárias da espacialidade barroca. As carências da arquitectura foram ultrapassadas através do recurso a um jogo de diferentes linguagens artísticas, com potencialidades de luz, de sugestão de movimento e com cores diferenciadas, mas capazes de se articularem de forma coerente e harmoniosa. Talha, pintura e azulejos, reunidas no espaço interior dissimulam a materialidade da “caixa” arquitectónica e conferem-lhe de forma ilusória uma dimensão e um dinamismo superiores aos reais. Presencia-se um engrandecimento do espaço interno e a criação de uma cenografia de aparato e exuberância adequadas à orgânica devocional e aos cerimoniais setecentistas. Materializa-se, assim, o engano decorativo que é apanágio do barroco.</p> |
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