Implementação de um CRM analítico na Fundação INATEL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Maria Luisa Gaspar Frade da Costa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/4690
Resumo: As soluções informáticas de Customer Relationship Management (CRM) e os sistemas de suporte à informação, designados por Business Intelligence (BI), permitem a recolha de dados e a sua transformação em informação e em conhecimento, vital para diferenciação das organizações num Mundo globalizado e em constante mudança. A construção de um Data Warehouse corporativo é fundamental para as organizações que utilizam vários sistemas operacionais de modo a ser possível a agregação da informação. A Fundação INATEL – uma fundação privada de interesse público, 100% estatal – é um exemplo deste tipo de organização. Com uma base de dados de clientes superior a 250.000, atuando em áreas tão diferentes como sejam o Turismo, a Cultura e o Desporto, sustentado em mais de 25 sistemas informáticos autónomos. A base de estudo deste trabalho é a procura de identificação dos benefícios da implementação de um CRM Analítico na Fundação INATEL. Apresentando-se assim uma metodologia para a respetiva implementação e sugestão de um modelo de dados para a obtenção de uma visão única do cliente, acessível a toda a organização, de modo a garantir a total satisfação e consequente fidelização à marca INATEL. A disponibilização desta informação irá proporcionar um posicionamento privilegiado da Fundação INATEL e terá um papel fundamental na sua sustentabilidade económica.
id RCAP_5740424446fc090b08a3173d617fe092
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4690
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Implementação de um CRM analítico na Fundação INATELINFORMÁTICASISTEMAS DE INFORMAÇÃOGESTÃO DE EMPRESASMESTRADO EM ENGENHARIA INFORMÁTICA E SISTEMAS DE INFORMAÇÃOINTELIGÊNCIA EMPRESARIALCOMPUTER SCIENCEINFORMATION SYSTEMSBUSINESS MANAGEMENTBUSINESS INTELLIGENCEAs soluções informáticas de Customer Relationship Management (CRM) e os sistemas de suporte à informação, designados por Business Intelligence (BI), permitem a recolha de dados e a sua transformação em informação e em conhecimento, vital para diferenciação das organizações num Mundo globalizado e em constante mudança. A construção de um Data Warehouse corporativo é fundamental para as organizações que utilizam vários sistemas operacionais de modo a ser possível a agregação da informação. A Fundação INATEL – uma fundação privada de interesse público, 100% estatal – é um exemplo deste tipo de organização. Com uma base de dados de clientes superior a 250.000, atuando em áreas tão diferentes como sejam o Turismo, a Cultura e o Desporto, sustentado em mais de 25 sistemas informáticos autónomos. A base de estudo deste trabalho é a procura de identificação dos benefícios da implementação de um CRM Analítico na Fundação INATEL. Apresentando-se assim uma metodologia para a respetiva implementação e sugestão de um modelo de dados para a obtenção de uma visão única do cliente, acessível a toda a organização, de modo a garantir a total satisfação e consequente fidelização à marca INATEL. A disponibilização desta informação irá proporcionar um posicionamento privilegiado da Fundação INATEL e terá um papel fundamental na sua sustentabilidade económica.Software solutions for Customer Relationship Management (CRM) and information support systems, called Business Intelligence (BI), allow the collection of data and its transformation into information and knowledge, essential for organization’s differentiation in a globalized and changing world. Building an Enterprise Data Warehouse is critical for organizations that use multiple operational systems in order to be able to aggregate information. Fundação INATEL - a private foundation of public interest, 100% state - is an example of this type of organization. With a database of more than 250,000 customers, and working in areas as diverse as Tourism, Culture and Sport, has a support of over 25 autonomous operational systems. This work pretends to study the benefits of implementing an Analytical CRM at Fundação INATEL. For this it is presented a methodology for the respective implementation and proposed a data model to achieve a single customer view, accessible across the organization, in order to ensure the complete satisfaction and the loyalty to the brand INATEL. The availability of this information will provide a privileged position for Fundação INATEL and will have a key role in their economic sustainability.2014-05-07T14:12:38Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/4690TID:201269279porMagalhães, Maria Luisa Gaspar Frade da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:10:24Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4690Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:17:08.836268Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Implementação de um CRM analítico na Fundação INATEL
title Implementação de um CRM analítico na Fundação INATEL
spellingShingle Implementação de um CRM analítico na Fundação INATEL
Magalhães, Maria Luisa Gaspar Frade da Costa
INFORMÁTICA
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
GESTÃO DE EMPRESAS
MESTRADO EM ENGENHARIA INFORMÁTICA E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL
COMPUTER SCIENCE
INFORMATION SYSTEMS
BUSINESS MANAGEMENT
BUSINESS INTELLIGENCE
title_short Implementação de um CRM analítico na Fundação INATEL
title_full Implementação de um CRM analítico na Fundação INATEL
title_fullStr Implementação de um CRM analítico na Fundação INATEL
title_full_unstemmed Implementação de um CRM analítico na Fundação INATEL
title_sort Implementação de um CRM analítico na Fundação INATEL
author Magalhães, Maria Luisa Gaspar Frade da Costa
author_facet Magalhães, Maria Luisa Gaspar Frade da Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Maria Luisa Gaspar Frade da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv INFORMÁTICA
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
GESTÃO DE EMPRESAS
MESTRADO EM ENGENHARIA INFORMÁTICA E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL
COMPUTER SCIENCE
INFORMATION SYSTEMS
BUSINESS MANAGEMENT
BUSINESS INTELLIGENCE
topic INFORMÁTICA
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
GESTÃO DE EMPRESAS
MESTRADO EM ENGENHARIA INFORMÁTICA E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL
COMPUTER SCIENCE
INFORMATION SYSTEMS
BUSINESS MANAGEMENT
BUSINESS INTELLIGENCE
description As soluções informáticas de Customer Relationship Management (CRM) e os sistemas de suporte à informação, designados por Business Intelligence (BI), permitem a recolha de dados e a sua transformação em informação e em conhecimento, vital para diferenciação das organizações num Mundo globalizado e em constante mudança. A construção de um Data Warehouse corporativo é fundamental para as organizações que utilizam vários sistemas operacionais de modo a ser possível a agregação da informação. A Fundação INATEL – uma fundação privada de interesse público, 100% estatal – é um exemplo deste tipo de organização. Com uma base de dados de clientes superior a 250.000, atuando em áreas tão diferentes como sejam o Turismo, a Cultura e o Desporto, sustentado em mais de 25 sistemas informáticos autónomos. A base de estudo deste trabalho é a procura de identificação dos benefícios da implementação de um CRM Analítico na Fundação INATEL. Apresentando-se assim uma metodologia para a respetiva implementação e sugestão de um modelo de dados para a obtenção de uma visão única do cliente, acessível a toda a organização, de modo a garantir a total satisfação e consequente fidelização à marca INATEL. A disponibilização desta informação irá proporcionar um posicionamento privilegiado da Fundação INATEL e terá um papel fundamental na sua sustentabilidade económica.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2014-05-07T14:12:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/4690
TID:201269279
url http://hdl.handle.net/10437/4690
identifier_str_mv TID:201269279
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131268403691520