TICs no desenvolvimento do turismo sustentável em São Tomé e Príncipe: nova estratégia e modelo de negócio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/22142 |
Resumo: | Numa boa prática de turismo sustentável para São Tomé e Príncipe, procura-se desenvolver um novo modelo de negócio, com base nas Tecnologias de Informação e Comunicação, para, assim, dar resposta às necessidades dos turistas e da sociedade local, sobretudo das pessoas envolvidas na área do turismo e de outras que, direta ou indiretamente, contribuem para o desenvolvimento do território, como é o caso dos pescadores, agricultores, criadores de aves e gados e os taxistas. O modelo de negócio desenvolvido, visa a criação de duas aplicações a disponibilizar, gratuitamente, aos utilizadores dos dispositivos smartphones, tablets e computadores. Uma delas, o “SmarTour-STP” vai servir de apoio aos turistas, de forma a que estes possam ter uma maior autonomia, em termos de obtenção de informação, aquando da sua tomada de decisão e conseguir, assim, uma maior interação com a população local. A outra, a “Féla-Nón STP” irá servir de ponto de venda virtual, podendo os produtores de bens e serviços de apoio ao turismo escoar os seus produtos e/ou serviços com maior facilidade, independentemente de onde estiverem. A utilização destas aplicações vai contribuir, positivamente, para o desenvolvimento de turismo, a descentralização de riqueza e, consequentemente, a redução do índice de pobreza em são Tomé e príncipe. |
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TICs no desenvolvimento do turismo sustentável em São Tomé e Príncipe: nova estratégia e modelo de negócioTurismo sustentável - S. Tomé e PríncipeTecnologia da informaçãoDesenvolvimento sustentávelNuma boa prática de turismo sustentável para São Tomé e Príncipe, procura-se desenvolver um novo modelo de negócio, com base nas Tecnologias de Informação e Comunicação, para, assim, dar resposta às necessidades dos turistas e da sociedade local, sobretudo das pessoas envolvidas na área do turismo e de outras que, direta ou indiretamente, contribuem para o desenvolvimento do território, como é o caso dos pescadores, agricultores, criadores de aves e gados e os taxistas. O modelo de negócio desenvolvido, visa a criação de duas aplicações a disponibilizar, gratuitamente, aos utilizadores dos dispositivos smartphones, tablets e computadores. Uma delas, o “SmarTour-STP” vai servir de apoio aos turistas, de forma a que estes possam ter uma maior autonomia, em termos de obtenção de informação, aquando da sua tomada de decisão e conseguir, assim, uma maior interação com a população local. A outra, a “Féla-Nón STP” irá servir de ponto de venda virtual, podendo os produtores de bens e serviços de apoio ao turismo escoar os seus produtos e/ou serviços com maior facilidade, independentemente de onde estiverem. A utilização destas aplicações vai contribuir, positivamente, para o desenvolvimento de turismo, a descentralização de riqueza e, consequentemente, a redução do índice de pobreza em são Tomé e príncipe.Aiming for a social sustainable tourism in São Tomé e Príncipe, I developed a business model based not only in communicative, but also in Information and Communication Technologies. This business model aims to address the specific needs of tourists and locals, in particular, people involved with touristic activities, and others that, in a direct or indirec contribute to its development, such as fishermen, farmers, livestock farmers and taxi drivers. The developed business model focuses on two apps that will be available for free, and will run on smartphones, tablets and laptops; one of them “SmarTour-STP” aims to support tourists, in a way that they can be more autonomous in their decision making, allowing them to have a better interaction with the locals; the second one, “Féla-Nón STP” will work as a virtual selling point where tourism related professionals will be able to advertise and sell their products/services, regardless of their location. The use of these apps will have a positive contribute to the development of tourism, deconcentration of wealth, and consequently, the decrease of the poverty index in São Tomé e Príncipe.Universidade de Aveiro2018-02-12T14:17:08Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/22142TID:201940574porMata, Virgílio Coelho dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:43:30Zoai:ria.ua.pt:10773/22142Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:56:23.816809Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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