Uma fita de touros irá passar no estrangeiro: Gado Bravo (1934) e o sonho de uma indústria cinematográfica europeia em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Rebecca Ferreira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/24390
Resumo: Esta pesquisa objetiva refletir como Portugal, mesmo à margem da cinematografia internacional, dominada por países como os Estados Unidos e a Alemanha, possuía um lugar no meio dos fluxos cinematográficos da década de 1930. Neste sentido, pretende-se compreender como a dinâmica entre uma juventude cinéfila dotada de contatos e influências no estrangeiro e o recém criado Estado Novo desenhou os projetos da fomentação da indústria cinematográfica portuguesa. Fundado em 1933, o Bloco H. da Costa possuiu o objetivo de promover uma produção contínua de filmes portugueses com o intuito de obterem êxito internacionalmente. Parte-se, a partir daí, a busca por juntar figuras internacionais com os técnicos portugueses para que trabalhassem lado a lado a fim de realizar filmes cuja qualidade técnica pudesse competir com as principais indústrias cinematográficas da época. Desta forma, estreou em agosto de 1934 a única longa-metragem produzida pelo Bloco: Gado Bravo, de António Lopes Ribeiro, supervisionado pelo alemão Max Nosseck. A partir disto, esta dissertação possui o intuito de responder às seguintes questões: De que maneira Gado Bravo ilustrou o projeto de criar uma indústria nacional portuguesa de moldes internacionais? E como tal objetivo pode ser lido como consequência das circulações transnacionais existentes no cenário cinematográfico na primeira metade da década de 1930?
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