A importância do turismo cultural para os destinos - o caso de Aveiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus,Carina Adriana Ferreira de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/10551
Resumo: O turismo cultural vem assumindo um papel de extrema importância para os destinos ao longo do tempo. Foram as diferenças culturais entre os destinos que despertaram a atenção de um perfil de turista específico. Este turista, designado por turista cultural, valoriza atracções diferentes e únicas e interessa-se por experiências de outras culturas e em tudo o que é específico e particular num destino. Uma forma de promover as diferenças culturais é através da publicidade impressa, que actua como um “tangibilizador” de um produto que por natureza é predominantemente intangível, dando a conhecer detalhadamente as suas características e facilitando a utilização dos serviços. O folheto, que pode assumir a forma de um guia, de uma brochura, etc., é um dos tipos de publicidade impressa mais usados pelos organismos públicos para promover os destinos. Nos folhetos é representado o produto que o turista deseja ou pode vir a comprar por isso devem ser concebidos cuidadosamente para que estimulem e provoquem interesse no produto. Contudo a maior parte dos folhetos não privilegia a perspectiva do turista enquanto utilizador. Foi com base nesta lacuna e na inexistência de um guia turístico vocacionado para o turismo cultural em Aveiro, que nos propusemos a apresentar neste trabalho a estrutura de um guia turístico-cultural.
id RCAP_574c5e1570c47b7b94e2fda5dbb60fea
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/10551
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância do turismo cultural para os destinos - o caso de AveiroGestão do turismoPlaneamento do turismoTurismo cultural em Aveiro (Portugal)Guias turísticosO turismo cultural vem assumindo um papel de extrema importância para os destinos ao longo do tempo. Foram as diferenças culturais entre os destinos que despertaram a atenção de um perfil de turista específico. Este turista, designado por turista cultural, valoriza atracções diferentes e únicas e interessa-se por experiências de outras culturas e em tudo o que é específico e particular num destino. Uma forma de promover as diferenças culturais é através da publicidade impressa, que actua como um “tangibilizador” de um produto que por natureza é predominantemente intangível, dando a conhecer detalhadamente as suas características e facilitando a utilização dos serviços. O folheto, que pode assumir a forma de um guia, de uma brochura, etc., é um dos tipos de publicidade impressa mais usados pelos organismos públicos para promover os destinos. Nos folhetos é representado o produto que o turista deseja ou pode vir a comprar por isso devem ser concebidos cuidadosamente para que estimulem e provoquem interesse no produto. Contudo a maior parte dos folhetos não privilegia a perspectiva do turista enquanto utilizador. Foi com base nesta lacuna e na inexistência de um guia turístico vocacionado para o turismo cultural em Aveiro, que nos propusemos a apresentar neste trabalho a estrutura de um guia turístico-cultural.Cultural tourism is increasingly important to destinations. Cultural differences between destinations call the attention of a specific type of tourist. This tourist, called cultural tourist, appreciates different and unique attractions, is interested in other culture experiences, as well as everything that is specific and particular in a destination. A way to promote cultural differences is to use promotional literature that contributes to materialize a product that is predominantly intangible by nature, provides all the necessary information, and makes the service utilization easier. Pamphlets, which can assume the form of guides, brochures, etc., are amongst the promotional literature tools more frequently used by public authorities to promote their destinations. The pamphlet represents the product which the tourist desires and is willing to buy. Therefore, it needs to be carefully planned, in order to stimulate and create interest. However, most of the pamphlets do not consider the tourist perspective. Against this background, aiming at contributing to narrow the mentioned gap, the main goal of this dissertation is to propose a structure for a touristic-cultural guide for Aveiro, which adopts the tourist’s perspective.Universidade de Aveiro2013-05-31T13:43:56Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/10551porJesus,Carina Adriana Ferreira deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:18:30Zoai:ria.ua.pt:10773/10551Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:47:07.386257Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância do turismo cultural para os destinos - o caso de Aveiro
title A importância do turismo cultural para os destinos - o caso de Aveiro
spellingShingle A importância do turismo cultural para os destinos - o caso de Aveiro
Jesus,Carina Adriana Ferreira de
Gestão do turismo
Planeamento do turismo
Turismo cultural em Aveiro (Portugal)
Guias turísticos
title_short A importância do turismo cultural para os destinos - o caso de Aveiro
title_full A importância do turismo cultural para os destinos - o caso de Aveiro
title_fullStr A importância do turismo cultural para os destinos - o caso de Aveiro
title_full_unstemmed A importância do turismo cultural para os destinos - o caso de Aveiro
title_sort A importância do turismo cultural para os destinos - o caso de Aveiro
author Jesus,Carina Adriana Ferreira de
author_facet Jesus,Carina Adriana Ferreira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus,Carina Adriana Ferreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do turismo
Planeamento do turismo
Turismo cultural em Aveiro (Portugal)
Guias turísticos
topic Gestão do turismo
Planeamento do turismo
Turismo cultural em Aveiro (Portugal)
Guias turísticos
description O turismo cultural vem assumindo um papel de extrema importância para os destinos ao longo do tempo. Foram as diferenças culturais entre os destinos que despertaram a atenção de um perfil de turista específico. Este turista, designado por turista cultural, valoriza atracções diferentes e únicas e interessa-se por experiências de outras culturas e em tudo o que é específico e particular num destino. Uma forma de promover as diferenças culturais é através da publicidade impressa, que actua como um “tangibilizador” de um produto que por natureza é predominantemente intangível, dando a conhecer detalhadamente as suas características e facilitando a utilização dos serviços. O folheto, que pode assumir a forma de um guia, de uma brochura, etc., é um dos tipos de publicidade impressa mais usados pelos organismos públicos para promover os destinos. Nos folhetos é representado o produto que o turista deseja ou pode vir a comprar por isso devem ser concebidos cuidadosamente para que estimulem e provoquem interesse no produto. Contudo a maior parte dos folhetos não privilegia a perspectiva do turista enquanto utilizador. Foi com base nesta lacuna e na inexistência de um guia turístico vocacionado para o turismo cultural em Aveiro, que nos propusemos a apresentar neste trabalho a estrutura de um guia turístico-cultural.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2013-05-31T13:43:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/10551
url http://hdl.handle.net/10773/10551
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137522363662336