Comportamentos agressivos entre pares e padrões de vinculação : Um estudo com jovens adolescentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/19032 |
Resumo: | Embora de natureza radicalmente distinta, bullying e vinculação são fenómenos de natureza relacional. Se o bullying é descrito como um abuso sistemático de poder, que ocorre intencional e repetidamente entre pares, a vinculação refere-se ao estabelecimento de laços afectivos fortes com determinadas pessoas significativas, especialmente em momentos percepcionados como perigosos. A investigação, apesar do reduzido número de estudos, mostra uma relação entre estes conceitos. A agressão instrumental interpares parece estar relacionada com vinculações inseguras. O objectivo deste estudo é compreender a relação entre o bullying e os padrões de vinculação. Foi realizado em três escolas da zona de Évora, com os alunos do 7° ano (237 alunos). Utilizaram-se dois questionários de auto-relato: o QEVE - Questionário de Exclusão Social e Violência Escolar e o IVIA - Inventário sobre Vinculação para a Infância e a Adolescência. Os resultados deste estudo corroboram os estudos anteriores, relativamente aos comportamentos agressivos entre pares. Mostram que existem correlações estatisticamente significativas entre as dimensões da vitimação e da agressão e, ainda, verificou-se que a vinculação segura parece funcionar como um factor protector para a vitimação e a agressividade e a vinculação ansiosa parece relacionar-se com a vitimação. ABSTRACT: Although radically different, bullying and attachment are relational in nature phenomena. lf the bullying is described as a systematic abuse of power, which is intentionally and repeatedly between peers, attachment refers to the establishment of strong emotional ties with certain significant others, especially at times perceived as dangerous. The research, despite the small number of studies show a relationship between these concepts. Instrumental peer aggression seems to be associated with insecure attachments. The aim of this study is to understand the relationship between bullying and patterns of binding. lt was conducted in three schools in the district of Évora with the students of 7th Grade (237 students). We used two questionnaires self-report: the QEVE - Questionnaire of Social Exclusion and Violence in School and IVIA - lnventory on Attachment for Children and Adolescents. These results corroborate previous studies, for aggressive behavior among peers. Show that there are statistically significant correlations between the dimensions of victimization and aggression and also found that a secure attachment appears to be a protective factor for victimization and aggression and anxious attachment seems to relate to the victimization. |
id |
RCAP_574c962780184630e612ee124ad7edf1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/19032 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Comportamentos agressivos entre pares e padrões de vinculação : Um estudo com jovens adolescentesBullyingVinculaçãoAgressão e vitimaçãoBullyingAttachmentAggression and vivtimizationEmbora de natureza radicalmente distinta, bullying e vinculação são fenómenos de natureza relacional. Se o bullying é descrito como um abuso sistemático de poder, que ocorre intencional e repetidamente entre pares, a vinculação refere-se ao estabelecimento de laços afectivos fortes com determinadas pessoas significativas, especialmente em momentos percepcionados como perigosos. A investigação, apesar do reduzido número de estudos, mostra uma relação entre estes conceitos. A agressão instrumental interpares parece estar relacionada com vinculações inseguras. O objectivo deste estudo é compreender a relação entre o bullying e os padrões de vinculação. Foi realizado em três escolas da zona de Évora, com os alunos do 7° ano (237 alunos). Utilizaram-se dois questionários de auto-relato: o QEVE - Questionário de Exclusão Social e Violência Escolar e o IVIA - Inventário sobre Vinculação para a Infância e a Adolescência. Os resultados deste estudo corroboram os estudos anteriores, relativamente aos comportamentos agressivos entre pares. Mostram que existem correlações estatisticamente significativas entre as dimensões da vitimação e da agressão e, ainda, verificou-se que a vinculação segura parece funcionar como um factor protector para a vitimação e a agressividade e a vinculação ansiosa parece relacionar-se com a vitimação. ABSTRACT: Although radically different, bullying and attachment are relational in nature phenomena. lf the bullying is described as a systematic abuse of power, which is intentionally and repeatedly between peers, attachment refers to the establishment of strong emotional ties with certain significant others, especially at times perceived as dangerous. The research, despite the small number of studies show a relationship between these concepts. Instrumental peer aggression seems to be associated with insecure attachments. The aim of this study is to understand the relationship between bullying and patterns of binding. lt was conducted in three schools in the district of Évora with the students of 7th Grade (237 students). We used two questionnaires self-report: the QEVE - Questionnaire of Social Exclusion and Violence in School and IVIA - lnventory on Attachment for Children and Adolescents. These results corroborate previous studies, for aggressive behavior among peers. Show that there are statistically significant correlations between the dimensions of victimization and aggression and also found that a secure attachment appears to be a protective factor for victimization and aggression and anxious attachment seems to relate to the victimization.Universidade de Évora2016-10-24T10:28:21Z2016-10-242010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/19032http://hdl.handle.net/10174/19032porDep. C.S.teses@bib.uevora.pt681Duarte, Maria da Conceição Soaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:08:01Zoai:dspace.uevora.pt:10174/19032Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:10:51.928128Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comportamentos agressivos entre pares e padrões de vinculação : Um estudo com jovens adolescentes |
title |
Comportamentos agressivos entre pares e padrões de vinculação : Um estudo com jovens adolescentes |
spellingShingle |
Comportamentos agressivos entre pares e padrões de vinculação : Um estudo com jovens adolescentes Duarte, Maria da Conceição Soares Bullying Vinculação Agressão e vitimação Bullying Attachment Aggression and vivtimization |
title_short |
Comportamentos agressivos entre pares e padrões de vinculação : Um estudo com jovens adolescentes |
title_full |
Comportamentos agressivos entre pares e padrões de vinculação : Um estudo com jovens adolescentes |
title_fullStr |
Comportamentos agressivos entre pares e padrões de vinculação : Um estudo com jovens adolescentes |
title_full_unstemmed |
Comportamentos agressivos entre pares e padrões de vinculação : Um estudo com jovens adolescentes |
title_sort |
Comportamentos agressivos entre pares e padrões de vinculação : Um estudo com jovens adolescentes |
author |
Duarte, Maria da Conceição Soares |
author_facet |
Duarte, Maria da Conceição Soares |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Maria da Conceição Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bullying Vinculação Agressão e vitimação Bullying Attachment Aggression and vivtimization |
topic |
Bullying Vinculação Agressão e vitimação Bullying Attachment Aggression and vivtimization |
description |
Embora de natureza radicalmente distinta, bullying e vinculação são fenómenos de natureza relacional. Se o bullying é descrito como um abuso sistemático de poder, que ocorre intencional e repetidamente entre pares, a vinculação refere-se ao estabelecimento de laços afectivos fortes com determinadas pessoas significativas, especialmente em momentos percepcionados como perigosos. A investigação, apesar do reduzido número de estudos, mostra uma relação entre estes conceitos. A agressão instrumental interpares parece estar relacionada com vinculações inseguras. O objectivo deste estudo é compreender a relação entre o bullying e os padrões de vinculação. Foi realizado em três escolas da zona de Évora, com os alunos do 7° ano (237 alunos). Utilizaram-se dois questionários de auto-relato: o QEVE - Questionário de Exclusão Social e Violência Escolar e o IVIA - Inventário sobre Vinculação para a Infância e a Adolescência. Os resultados deste estudo corroboram os estudos anteriores, relativamente aos comportamentos agressivos entre pares. Mostram que existem correlações estatisticamente significativas entre as dimensões da vitimação e da agressão e, ainda, verificou-se que a vinculação segura parece funcionar como um factor protector para a vitimação e a agressividade e a vinculação ansiosa parece relacionar-se com a vitimação. ABSTRACT: Although radically different, bullying and attachment are relational in nature phenomena. lf the bullying is described as a systematic abuse of power, which is intentionally and repeatedly between peers, attachment refers to the establishment of strong emotional ties with certain significant others, especially at times perceived as dangerous. The research, despite the small number of studies show a relationship between these concepts. Instrumental peer aggression seems to be associated with insecure attachments. The aim of this study is to understand the relationship between bullying and patterns of binding. lt was conducted in three schools in the district of Évora with the students of 7th Grade (237 students). We used two questionnaires self-report: the QEVE - Questionnaire of Social Exclusion and Violence in School and IVIA - lnventory on Attachment for Children and Adolescents. These results corroborate previous studies, for aggressive behavior among peers. Show that there are statistically significant correlations between the dimensions of victimization and aggression and also found that a secure attachment appears to be a protective factor for victimization and aggression and anxious attachment seems to relate to the victimization. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01T00:00:00Z 2016-10-24T10:28:21Z 2016-10-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/19032 http://hdl.handle.net/10174/19032 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/19032 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Dep. C.S. teses@bib.uevora.pt 681 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136590233075712 |