Narrativa, autoria e participação no webdocumentário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/22 |
Resumo: | Esta tese apresenta uma pesquisa centrada na compreensão do fenômeno webdocumentário, um tipo de documentário de narrativa não linear e intera- tivo feito para ser acessado on-line. Trata- se de um produto entre campos, que se referencia nas teorias do documentário, das narrativas interativas di- gitais (IDN) e em um emergente campo do documentário interativo. Nosso problema de pesquisa gira em tomo de averiguar o caráter de novidade do pro- duto conjugado ao entendimento de que ele é ainda um documentário, mas um documentário elaborado para ser uma nova mídia. Trabalhamos nesta pesquisa com a hipótese de que o webdocumentário traz algo de novo que modifica a ordem da representação documentária em estratégias narrativas a dialogar com as potencialidades da web 2.0, na exposição de um conteúdo fragmentado e in- terativo. Tais propriedades fazem com que o espectador seja necessariamente um usuário, com possibilidades de participação dentro do universo estabele- cido pelo produto. Nosso objetivo é duplo: trazer elaborações que esclareçam o que é um documentário interativo e, particularmente, um webdocumentário; e encontrar uma metodologia de análise intratextual a lidar com um documen- tário que não é mais somente uma forma filmica. Estamos analisando espe- cificamente webdocumentários de modo de interação com não linearidade do tipo hipertextual, os quais têm como característica a manutenção de uma voz autoral em meio à organização do conteúdo em urna base de dados fechada a impedir alterações em sua narrativa. Queremos entender assim as estratégias narrativas contidas no produto, a diferença de experiência de apreciação em relação à proporcionada pelo documentário tradicional e as possibilidades de participação do usuário em um webdocumentário colaborativo, no qual é pres- suposto haver a participação do ator social sob forte controle autoral no con- teúdo estruturado antes da sua inserção on-line. Trazemos webdocumentários diversos como exemplos de questões pontuais. Para analisar a experiência de apreciação reconfigurada da navegação espacial, mobilizamos os conceitos de play e de vaguear ao acaso. Voltamos nossa atenção ainda para a estruturação narrativa e aos seus modos de navegação. Consideramos, finalmente, a ques- tão da autoria em conjugação com oportunidades de participação do usuário na mídia e através da mídia, na promoção ainda de um espaço de empoderamento do usuário em tomo de urra esfera pública temporária. Trouxemos também elaborações ou formas de analisar o produto enquanto um documentário, o que significa que mobilizamos teorias desse campo que julgamos adaptáveis ao webdocumentário. Aplicando tais questões, analisamos dois webdocumen- tários de Katerina Cizek da série Highrise (NFB, 2010-2015): Out My Window (2010) e A Short History ofthe Highrise (2013). |
id |
RCAP_57518ca2a5e295cbb51a8652fad786c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.labcom-ifp.ubi.pt:article/22 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Narrativa, autoria e participação no webdocumentárioEsta tese apresenta uma pesquisa centrada na compreensão do fenômeno webdocumentário, um tipo de documentário de narrativa não linear e intera- tivo feito para ser acessado on-line. Trata- se de um produto entre campos, que se referencia nas teorias do documentário, das narrativas interativas di- gitais (IDN) e em um emergente campo do documentário interativo. Nosso problema de pesquisa gira em tomo de averiguar o caráter de novidade do pro- duto conjugado ao entendimento de que ele é ainda um documentário, mas um documentário elaborado para ser uma nova mídia. Trabalhamos nesta pesquisa com a hipótese de que o webdocumentário traz algo de novo que modifica a ordem da representação documentária em estratégias narrativas a dialogar com as potencialidades da web 2.0, na exposição de um conteúdo fragmentado e in- terativo. Tais propriedades fazem com que o espectador seja necessariamente um usuário, com possibilidades de participação dentro do universo estabele- cido pelo produto. Nosso objetivo é duplo: trazer elaborações que esclareçam o que é um documentário interativo e, particularmente, um webdocumentário; e encontrar uma metodologia de análise intratextual a lidar com um documen- tário que não é mais somente uma forma filmica. Estamos analisando espe- cificamente webdocumentários de modo de interação com não linearidade do tipo hipertextual, os quais têm como característica a manutenção de uma voz autoral em meio à organização do conteúdo em urna base de dados fechada a impedir alterações em sua narrativa. Queremos entender assim as estratégias narrativas contidas no produto, a diferença de experiência de apreciação em relação à proporcionada pelo documentário tradicional e as possibilidades de participação do usuário em um webdocumentário colaborativo, no qual é pres- suposto haver a participação do ator social sob forte controle autoral no con- teúdo estruturado antes da sua inserção on-line. Trazemos webdocumentários diversos como exemplos de questões pontuais. Para analisar a experiência de apreciação reconfigurada da navegação espacial, mobilizamos os conceitos de play e de vaguear ao acaso. Voltamos nossa atenção ainda para a estruturação narrativa e aos seus modos de navegação. Consideramos, finalmente, a ques- tão da autoria em conjugação com oportunidades de participação do usuário na mídia e através da mídia, na promoção ainda de um espaço de empoderamento do usuário em tomo de urra esfera pública temporária. Trouxemos também elaborações ou formas de analisar o produto enquanto um documentário, o que significa que mobilizamos teorias desse campo que julgamos adaptáveis ao webdocumentário. Aplicando tais questões, analisamos dois webdocumen- tários de Katerina Cizek da série Highrise (NFB, 2010-2015): Out My Window (2010) e A Short History ofthe Highrise (2013). DOC On-lineDOC On-lineDOC On-lineDOC On-line2016-02-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/22DOC On-line; No. 20: MEIO AMBIENTE | Medio Ambiente | Environment | EnvironnementDOC On-line; Núm. 20: MEIO AMBIENTE | Medio Ambiente | Environment | EnvironnementDOC On-line; No 20: MEIO AMBIENTE | Medio Ambiente | Environment | EnvironnementDOC On-line; N.º 20: MEIO AMBIENTE | Medio Ambiente | Environment | Environnement1646-477Xreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/22https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/22/20Direitos de Autor (c) 2017 DOC On-lineinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Tatiana Levin Lopes da2024-03-02T05:26:23Zoai:ojs.labcom-ifp.ubi.pt:article/22Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:11:54.553159Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Narrativa, autoria e participação no webdocumentário |
title |
Narrativa, autoria e participação no webdocumentário |
spellingShingle |
Narrativa, autoria e participação no webdocumentário Silva, Tatiana Levin Lopes da |
title_short |
Narrativa, autoria e participação no webdocumentário |
title_full |
Narrativa, autoria e participação no webdocumentário |
title_fullStr |
Narrativa, autoria e participação no webdocumentário |
title_full_unstemmed |
Narrativa, autoria e participação no webdocumentário |
title_sort |
Narrativa, autoria e participação no webdocumentário |
author |
Silva, Tatiana Levin Lopes da |
author_facet |
Silva, Tatiana Levin Lopes da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Tatiana Levin Lopes da |
description |
Esta tese apresenta uma pesquisa centrada na compreensão do fenômeno webdocumentário, um tipo de documentário de narrativa não linear e intera- tivo feito para ser acessado on-line. Trata- se de um produto entre campos, que se referencia nas teorias do documentário, das narrativas interativas di- gitais (IDN) e em um emergente campo do documentário interativo. Nosso problema de pesquisa gira em tomo de averiguar o caráter de novidade do pro- duto conjugado ao entendimento de que ele é ainda um documentário, mas um documentário elaborado para ser uma nova mídia. Trabalhamos nesta pesquisa com a hipótese de que o webdocumentário traz algo de novo que modifica a ordem da representação documentária em estratégias narrativas a dialogar com as potencialidades da web 2.0, na exposição de um conteúdo fragmentado e in- terativo. Tais propriedades fazem com que o espectador seja necessariamente um usuário, com possibilidades de participação dentro do universo estabele- cido pelo produto. Nosso objetivo é duplo: trazer elaborações que esclareçam o que é um documentário interativo e, particularmente, um webdocumentário; e encontrar uma metodologia de análise intratextual a lidar com um documen- tário que não é mais somente uma forma filmica. Estamos analisando espe- cificamente webdocumentários de modo de interação com não linearidade do tipo hipertextual, os quais têm como característica a manutenção de uma voz autoral em meio à organização do conteúdo em urna base de dados fechada a impedir alterações em sua narrativa. Queremos entender assim as estratégias narrativas contidas no produto, a diferença de experiência de apreciação em relação à proporcionada pelo documentário tradicional e as possibilidades de participação do usuário em um webdocumentário colaborativo, no qual é pres- suposto haver a participação do ator social sob forte controle autoral no con- teúdo estruturado antes da sua inserção on-line. Trazemos webdocumentários diversos como exemplos de questões pontuais. Para analisar a experiência de apreciação reconfigurada da navegação espacial, mobilizamos os conceitos de play e de vaguear ao acaso. Voltamos nossa atenção ainda para a estruturação narrativa e aos seus modos de navegação. Consideramos, finalmente, a ques- tão da autoria em conjugação com oportunidades de participação do usuário na mídia e através da mídia, na promoção ainda de um espaço de empoderamento do usuário em tomo de urra esfera pública temporária. Trouxemos também elaborações ou formas de analisar o produto enquanto um documentário, o que significa que mobilizamos teorias desse campo que julgamos adaptáveis ao webdocumentário. Aplicando tais questões, analisamos dois webdocumen- tários de Katerina Cizek da série Highrise (NFB, 2010-2015): Out My Window (2010) e A Short History ofthe Highrise (2013). |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/22 |
url |
https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/22 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/22 https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/22/20 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2017 DOC On-line info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2017 DOC On-line |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
DOC On-line DOC On-line DOC On-line DOC On-line |
publisher.none.fl_str_mv |
DOC On-line DOC On-line DOC On-line DOC On-line |
dc.source.none.fl_str_mv |
DOC On-line; No. 20: MEIO AMBIENTE | Medio Ambiente | Environment | Environnement DOC On-line; Núm. 20: MEIO AMBIENTE | Medio Ambiente | Environment | Environnement DOC On-line; No 20: MEIO AMBIENTE | Medio Ambiente | Environment | Environnement DOC On-line; N.º 20: MEIO AMBIENTE | Medio Ambiente | Environment | Environnement 1646-477X reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137768936308736 |